01/09/2025  17h49
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Surfe
30/05/2009 - 13h11
Rip Curl apresenta roupa aquecida para surf
 
 
H-Bomb chega ao Brasil. Surfar em águas geladas, superprotegido do frio, já é realidade
 
Divulgação 
  H-Bomb.

A idéia era inovadora: projetar e fabricar a primeira roupa de borracha do mundo com aquecimento elétrico. Desde 1969 a Rip Curl fabrica as melhores roupas de borracha para surfistas, porém, nunca antes a inovação, tecnologia e ciência foram tão meticulosamente desafiadas. O plano previa pesquisas, desenvolvimento, testes e produção sem comparações. O sucesso de tamanha ousadia abriria uma nova fronteira para os surfistas explorarem.

Batizada de H-Bomb, o projeto já é realidade. Mas foi preciso, primeiro, conquistar os extremos do Ártico e contar com o apoio da elite da equipe de surf Rip Curl - o campeão mundial Mick Fanning foi o escolhido para testar o desempenho da H-Bomb.

Ao mesmo tempo em que dependia dos testes realizados dentro d’água pelos surfistas Rip Curl de todo o mundo, a empresa foi também para o laboratório para ver o que a ciência tinha a dizer sobre H-Bomb. Utilizando uma câmera térmica, os pesquisadores calcularam a temperatura do corpo de Mick com a roupa de borracha ligada por um período de 10 minutos. Notou-se que a temperatura do corpo do surfista aumentou significativamente, não apenas nos elementos de aquecimento, mas, sim, em todo o corpo.

Quando o corpo enfrenta condições de frio extremo, age automaticamente para proteger o coração e órgãos internos, restringindo o fluxo de sangue para áreas mais afastadas do coração - é por isso que pés e mãos ficam congelados quando o surf é praticado em dias frios. Os elementos do H-Bomb, localizados na espinha dorsal, aquecem o corpo e permitem que ele continue bombeando sangue normalmente para as extremidades mantendo o surfista aquecido, permitindo a prática esportiva por mais tempo.

Um dos maiores desafios com H-Bomb foi o de garantir que ele fosse à prova de água. Misturar componentes eletrônicos com água salgada não é fácil e, considerando os atritos que as roupas de borracha sofrem na prática do surf, conseguir que H-Bomb fosse à prova d’água e resistente foi uma dura tarefa. A Rip Curl trabalhou com um dos maiores peritos em caixas estanque para câmeras visando conseguir a experiência necessária para esse elemento crucial. O passo seguinte foi realizar testes na água para garantir que a roupa passasse por todo tipo de prova - baterias e eletrônicos foram testados para profundidades de até 10ms / 33 pés e possuem certificado de resistência à água IP68.

A Rip Curl também testou a segurança do produto quanto a possíveis ataques de tubarões, que possuem sensores únicos que permitem detectar impulsos elétricos a pequenas distâncias. Para esses testes foi contratada a Natal Sarks Board, maior autoridade mundial em tubarões. A empresa aprovou H-Bomb e o teste não forneceu qualquer evidência de um risco maior para atração de tubarões com o uso da roupa.

Também foram feitos testes do CEM - Campo Eletromagnético e os resultados indicaram que o nível do CEM emitido pelo H-Bomb é extremamente baixo, muito similar ao do relógio de pulso de um surfista.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "SURFE"Índice das publicações sobre "SURFE"
02/06/2017 - 08h50 Surfista se prepara para competições nacionais
26/11/2015 - 12h09 Maresias recebe o VII Black BeltChallenge de Surf
12/11/2015 - 10h04 Pâmella Mel estreia no Circuito Brasileiro
08/02/2014 - 07h12 3ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
29/01/2014 - 10h02 Pâmella Mel, 8, uma surfista prodígio
12/01/2014 - 10h01 2ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.