14/09/2025  04h01
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Surfe
20/10/2004 - 12h26
Elite nacional feminina para o SuperSurf 2005
João Carvalho
 
Circuito Gaúcho fecha série de eventos do calendário brasileiro iniciada em setembro.
 
Ivan Storti 
  A bela surfista catarinense Larissa Barbiere, que ficou com a última vaga para o SuperSurf 2005.

Com o cancelamento do Billabong Girls que estava programado para fechar a divisão de acesso feminina em novembro no Rio de Janeiro, o grupo das 22 surfistas que vão formar a elite nacional do SuperSurf em 2005 já está definida. A Associação Brasileira de Surf Profissional (ABRASP) ainda tenta confirmar uma etapa para encerrar o Brasil Tour masculino em dezembro, quando será conhecida a lista final dos vinte que subirão pelo ranking de acesso. Outros quatro serão apontados pelos circuitos estaduais de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que entre sexta-feira e domingo encerra a série de eventos do calendário brasileiro iniciada na primeira semana de setembro. A Taça Trópico / FreeSurf distribuirá 15.000 reais em prêmios e será disputada em Torres, no litoral norte do estado.

Já a partir da semana que vem todas as atenções estarão voltadas para a "perna brasileira" do Circuito Mundial que será toda disputada em Santa Catarina. Ela começa no WQS 6 estrelas Onbongo Pro Surfing entre os dias 25 e 31 na praia Mole e em seguida, de 01 a 10 de novembro, os melhores surfistas do mundo participam da segunda edição do Nova Schin Festival WCT Brasil, que terá sua sede principal instalada na praia da Joaquina, também em Florianópolis, mas será móvel pelas principais praias do estado.

Enquanto o grupo feminino para o SuperSurf 2005 apresenta sete novidades entre as 22 atletas já definidas, no masculino apenas seis novos nomes aparecem na lista provisória dos sessenta surfistas que vão disputar o título brasileiro no ano que vem. Competindo como convidadas ou substituindo alguma surfista ausente, a paulista Luisa Romann e a paranaense Michaela Fregonese garantiram as duas últimas vagas na relação das dezesseis surfistas que foram mantidas pelo ranking principal do SuperSurf 2004, que foi encerrado neste domingo na praia de Itaúna, em Saquarema, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

RENOVAÇÃO - Já as seis indicadas pelo ranking de acesso foram definidas nas três etapas do Circuito Petrobras de Surfe Feminino. Com o cancelamento do Billabong Girls, a saquaremense Taís de Almeida foi então consagrada campeã brasileira do ABRASP Super Trials Feminino de 2004. A paulista Luana Prado não ficou entre as top-16 do SuperSurf 2004, mas garantiu sua permanência na elite nacional pela divisão de acesso, que apresenta as outras cinco novidades na elite nacional de 2005: as catarinenses Marina Werneck e Larissa Barbiere, a paulista Flávia Soares, a gaúcha Gabriela Rangel e a paranaense Sabrina Munhoz.

Com a renovação, acabaram perdendo suas vagas na divisão principal do Circuito Brasileiro e ficaram de fora do grupo que vai competir no SuperSurf 2005 a alagoana Karina Barbosa, a potiguar Viviane Maria, a carioca Ana Paula Mello, as veteranas Alice Santos e Liza Monteleone, ambas de São Paulo, além da cearense Tita Tavares e da catarinense Jacqueline Silva, que neste ano preferiram se concentrar apenas na disputa do Circuito Mundial, pois são as duas únicas representantes do Brasil na elite do ASP World Championship Tour (WCT).

BAIXAS IMPORTANTES NO MASCULINO - O grupo feminino do SuperSurf continuou com 22 competidoras, mas o masculino será reduzido de 74 para 60 atletas. Com isso, 26 surfistas estão perdendo suas vagas, pois não conseguiram ficar entre os 36 mantidos pelo ranking do SuperSurf 2004 e nem aparecem entre os vinte que estão se classificando pela divisão de acesso, até agora formada pelas duas Seletivas Petrobras de Surfe Masculino e pelo Rip Curl Guarujá Pro. Fazem parte da lista dos rebaixados, nomes de peso como os surfistas que fazem ou já fizeram parte da elite mundial do WCT como Victor Ribas (RJ), Armando Daltro (BA), Raoni Monteiro (RJ), Danilo Costa (RN), Renato Wanderley (SP) e Flávio ’Teco’ Padaratz (SC), bem como Joca Júnior (RN), campeão brasileiro de 1996, que anunciou sua aposentadoria neste ano.

CINCO NOVIDADES - Já entre as novidades que estão se classificando pelo ranking de acesso, o paulista Edgley Santos, o cearense Pablo Paulino, o catarinense Fernando Moura e o carioca Stephan Figueiredo, já confirmaram seus nomes e o paulista Andrew Serrano aparece na vigésima posição na lista dos vinte indicados pelo Brasil Tour 2004. Caso a ABRASP não consiga realizar uma quarta e decisiva etapa em dezembro, ele será o último classificado para o SuperSurf de 2005 pela divisão de acesso. Mas, ainda tem quatro vagas em jogo nos circuitos estaduais de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Depois da brilhante campanha na etapa final do SuperSurf 2004 em Saquarema (RJ), onde só foi derrotado nas semifinais, Simão Romão está na briga direta com André Gioranelli no ranking fluminense. "Faltou pouco para eu garantir minha vaga aqui (precisava vencer o campeonato para terminar entre os 36 primeiros colocados), mas vou continuar lutando para me manter no SuperSurf, ou pelo ranking do Brasil Tour se tiver mais uma etapa ou então pelo ranking carioca", disse o jovem Simão Romão.

SuperSurf 2005
Lista da nova elite nacional feminina

Top-16 do SuperSurf 2004

01)- Silvana Lima (CE)
02)- Suelen Naraisa (SP)
03)- Andréa Lopes (RJ)
04)- Taís de Almeida (RJ)
05)- Juliana Guimarães (RJ)
06)- Juliana Quint (SC)
07)- Alessandra Vieira (RJ)
08)- Francisca Pereira (SP)
09)- Alcione Silva (RN)
10)- Yries Pereira (ES)
11)- Brigitte Mayer (RJ)
12)- Elisa Costa (SP)
13)- Cláudia Gonçalves (SP)
14)- Camila Amarante (SC)
15)- Luisa Romann (SP)
16)- Michaela Fregonese (PR)

As seis do ABRASP Super Trials

01)- Luana Prado (SP)
02)- Marina Werneck (SC)
03)- Flávia Soares (SP)
04)- Gabriela Rangel (RS)
05)- Sabrina Munhoz (PR)
06)- Larissa Barbiere (SC)

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "SURFE"Índice das publicações sobre "SURFE"
02/06/2017 - 08h50 Surfista se prepara para competições nacionais
26/11/2015 - 12h09 Maresias recebe o VII Black BeltChallenge de Surf
12/11/2015 - 10h04 Pâmella Mel estreia no Circuito Brasileiro
08/02/2014 - 07h12 3ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
29/01/2014 - 10h02 Pâmella Mel, 8, uma surfista prodígio
12/01/2014 - 10h01 2ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.