02/05/2024  08h06
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Ubatuba
11/09/2009 - 13h09
Feriado supera expectativas, mas com problemas
Cristiane G. Zarpelão
 
 
Divulgação 
  Alfredo Correa Filho, presidente da Associação Comercial de Ubatuba (ACIU).

A previsão do tempo para o feriado prolongado de 7 de setembro não era nada animadora. Com a expectativa de tempo ruim, os comerciantes da cidade chegaram a se questionar se teriam um movimento mais intenso. Surpreendentemente os turistas não confiaram nos boletins climáticos divulgados anteriormente, arrumaram as malas e marcaram presença no Litoral Norte nos últimos dias.

Conforme informações do controle operacional do DER, no período das 12h00 do dia 04 de setembro, às 07h00 do dia 07 de setembro, Ubatuba recebeu só no trecho Taubaté-Ubatuba, 20.788 veículos. Já no trecho Caraguatatuba-Ubatuba, não puderam precisar o número, pois o controle operacional do DER não tem a câmera on line - VBM, neste trecho.

Para se ter uma idéia, somente de São José dos Campos foram 61.320 veículos com destino à Caraguatatuba (264 veículos a mais em relação ao ano passado).

Segundo José Carlos de Souza, representante do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Litoral Norte (Sinhores), a ocupação nas quatro cidades chegou tranquilamente a 80%. Souza acredita que a previsão do tempo não seja mais um fator determinante para a vinda do turista ao Litoral Paulista.

De acordo com o presidente da Associação Comercial de Ubatuba (ACIU), Alfredo Correa Filho, o grande movimento de turistas foi uma agradável surpresa para o comércio da cidade. “O feriado foi muito bom financeiramente sim, mas não podemos ter o foco apenas neste aspecto”, diz o presidente se referindo a vários problemas encontrados na cidade. “A segurança e o nível de alguns turistas que visitaram Ubatuba neste feriado sobrecarregaram nosso pequeno efetivo de policiais. Por conta disso, muitos comércios foram assaltados, veículos com o som alto gerando reclamações, enfim, a polícia da cidade se esforçou para atender o município, mas é impossível fazer milagres”.

O presidente ressaltou que vários ofícios já foram encaminhados para deputados estaduais e federais solicitando um aumento no efetivo policial de Ubatuba, mas ainda não foram atendidos. Alfredo teme que a falta de segurança seja mais uma tragédia anunciada que só se resolve quando ganha as páginas dos jornais.

Outro aspecto desagradável é a falta de civilidade de alguns turistas que vêm para Ubatuba apenas para fazer baderna, como estes que instalam potentes caixas de som em seus carros e se acham no direito de impor seu gosto musical para as pessoas a sua volta. Para Alfredo está mais do que na hora de serem tomadas medidas drásticas coibindo esses baderneiros e mostrando que aqui existe lei e ordem. “Mas isso só poderá ser feito com a fiscalização e policiamento ostensivo e isso esbarra novamente no contingente muito pequeno de nossa polícia”.

O delegado da Policia Civil de Ubatuba, Fausto Geraldo Moro Cardoso, informou que ainda não tem um número exato sobre as ocorrências relativas a furtos e assaltos neste feriado, mas afirmou que foram pequenas em relação ao fluxo de pessoas que estavam no município. A assessoria da ACIU entrou em contato com o cartório central para obter dados estatísticos referentes a ocorrências policiais durante o feriado, mas o órgão informou que esses dados são fechados mensalmente e que não teriam uma pessoa disponível para passar essas informações. O que mais preocupou o delegado neste feriado foi o grande número de acidentes de trânsito e afogamentos. “A Santa Casa por exemplo, realizou inúmeros atendimentos relativos a pessoas embriagadas. A maioria dos acidentes de transito e afogamentos ocorridos neste feriado foi devido ao abuso de álcool”, diz.

A ACIU afirma que está fazendo a sua parte ao relatar, debater com a comunidade, entregar ofícios para os que se dizem capazes de resolver o problema, mas acredita que apenas essas ações não sejam suficientes. A entidade acredita que o que está em jogo é muito mais que lucro, é o bom nome que a cidade possui como destino. “O turista vem para cá esperando encontrar segurança e civilidade como sempre. Se não encontrar, vai procurar outros destinos que possam oferecer isso. E trazê-lo de volta não será tarefa fácil. Outras cidades do Litoral Paulista já passaram por esse problema e amargaram durante anos a má fama e ainda hoje sofrem preconceito por conta do péssimo perfil de seus turistas”, diz Alfredo indignado.

O presidente ressalta que os órgãos competentes como a Secretaria de Turismo e a Guarda Municipal também precisam tomar as devidas providências, pois é preciso ter um código de postura municipal a ser seguido por todos os moradores e turistas que frequentam Ubatuba. “Aqui está sem lei, ordem, coibição e fiscalização a estes baderneiros que insistem em invadir nossa cidade com seus carros-discotecas. Em Ubatuba acontecem coisas estranhas, som ambiente em lugares adequados não pode, agora carro-discoteca pode?”, questiona.

“Ao meu ver, a Guarda Municipal não está dando conta de proteger nosso maior patrimônio que é o turista. Fiquei o tempo todo nas ruas trabalhando, observando, e confesso: Fiquei com vergonha da nossa cidade neste feriado”, concluiu o presidente da ACIU.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.