28/08/2025  11h13
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Educação
22/09/2009 - 18h01
Teste ajuda a escolher profissão
Luiz Gonzaga Bertelli
 

Escolher uma profissão pode ser uma tarefa estressante para o jovem que está na fase de decidir que rumo dar à vida. Novas opções de carreira surgem praticamente a cada dia, num mercado de trabalho em constante evolução. No site do CIEE (www.ciee.org.br), estudantes dos ensinos médio e superior podem realizar um teste gratuito que os ajuda a conferir com quais áreas de atuação seu perfil melhor combina. Trata-se de uma ferramenta de autoconhecimento denominada Indicador Brasileiro de Temperamentos para Adolescentes (IBTA).

São dez perguntas que identificam preferências, valores e autoimagem dos respondentes. Ao final, o Portal CIEE emite uma resposta imediata, relacionando o participante a perfis psicológicos - batizados de guardião, idealista, hedonista ou cerebral -, a um leque de profissões associadas ao seu modelo de temperamento e a personalidades famosas que se enquadram nesse grupo. O cerebral, por exemplo, engloba pessoas independentes, engenhosas e com talento estratégico, intuição, raciocínio lógico e inteligência espacial bem desenvolvidos.

O jovem cerebral está na companhia do físico Einstein, do inventor Santos Dumont e dos dois maiores gênios da informática do século 20, Bill Gates, da Microsoft, e Steve Jobs, da Apple. Para esse grupo, a lista de perfis profissionais sugeridos abrange desde analista de sistemas até zoólogo por envolverem atividades que os jovens cerebrais têm muita facilidade de executar, tais como pesquisa, normalização, planejamento e desenvolvimento de novos produtos.

A avaliação IBTA foi elaborada pela pedagoga Maria da Luz Calegari, que estuda o assunto há 20 anos e não tem dúvida de que a essência da personalidade - visão de mundo, modo de fazer escolhas, interesses, valores e talentos naturais - está no temperamento do ser humano, que é inato. Ela defende que o jovem deve construir uma carreira em um campo para o qual é naturalmente vocacionado, a fim de ter prazer no que faz e não se frustrar. Além disso, o contentamento pessoal no desenvolvimento dessa ou daquela atividade está diretamente relacionado à produtividade do profissional. Uma pessoa motivada não só rende mais quantitativamente como qualitativamente. E, no final das contas, apresentar um bom desempenho é o determinante para o estagiário que busca a tão sonhada efetivação.


Nota do Editor: Luiz Gonzaga Bertelli é presidente executivo do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), da Academia Paulista de História (APH) e diretor da Fiesp.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "EDUCAÇÃO"Índice das publicações sobre "EDUCAÇÃO"
30/12/2022 - 05h38 Férias escolares
12/12/2022 - 05h34 Quadrinhos, charges, poemas
09/12/2022 - 05h30 Cinco erros ao ensinar finanças aos filhos
07/12/2022 - 06h06 Alfabetização com letra de forma
23/11/2022 - 05h38 Museu reúne arte, ciência e tecnologia em Brasília
18/11/2022 - 05h57 Conheça as etapas de preparação para o Enem
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.