15/05/2025  12h10
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Surfe
28/09/2009 - 16h02
Final do 14º Circuito A Tribuna de Surf Colegial
Marcos André Araújo
 
Competição referência no país completa mais uma edição com sol, ótimas ondas e praia cheia

O Circuito A Tribuna de Surf Colegial encerrou neste domingo (27/09), a sua 14ª edição e, o sucesso, como já era esperado, se repetiu na praia da Guilhermina, em Praia Grande, litoral sul de São Paulo. Ao todo, 111 escolas de ensino médio e fundamental, de Bertioga a Peruíbe, participaram da temporada e o Colégio Don Domênico sagrou-se pentacampeão, mostrando que a combinação estudo e esporte dá certo. Além das revelações que brilharam nas quatro categorias, surfistas já experientes em competições, garantiram um espetáculo à parte nas baterias finais.

No Feminino, 16 alunas encararam as ondas da Guilhermina e seis delas se classificaram para a final. A vencedora da etapa de abertura, Jéssica Marques, da E.E. Zulmira Lambert, de São Vicente, começou bem na bateria, marcando seis pontos, mas ela não contava com a inspiração de Kaena Brandi, atual campeã, e Renata Monteiro. Kaena, na primeira onda, somou 6,10, e na segunda, registrou 7 pontos para assegurar a primeira colocação. Na seqüência, Renata, da E.E. Agenor de Campos, fez bonito e faturou 8 pontos, e passou para segundo.

Diante dos resultados, Jéssica teve que adiar o sonho de comemorar o seu primeiro título no Circuito, terminando na terceira colocação e vice no ranking. A festa ficou por conta de Kaena, que garantiu a etapa e o bicampeonato. "O mar está difícil, quebrando muito longe, fica muito cansativo, mas consegui pegar duas ondas legais, estou muito feliz", comemorou a surfista do Guarujá que já representou o Brasil em dois mundiais. No ano que vem, ela fará parte da equipe brasileira que disputará o Mundial Junior, nos dias 19 e 28 de janeiro, em Piha Beach, Auckland, na Nova Zelândia.

Cursando o segundo ano do Ensino Médio, no Objetivo Guarujá, Kaena, de 16 anos, disse que não faz planos assim que terminar o colégio. Ela pretende dar continuidade em sua carreira nas ondas. No entanto, quando ingressar no curso superior, já sabe o que quer. "Me dedico bastante nos estudos e vou muito bem. Talvez não faça faculdade logo em seguida, mas quando for a hora, farei Direito, pois gosto de advocacia", revelou a estudante que participa do A Tribuna há três anos.

Depois das meninas, a categoria Iniciante, exclusiva para surfistas de até 14 anos, entrou na água. Edgar Groggia, do Don Domênico, começou defendendo a primeira colocação do ranking logo na primeira onda, marcando 7,50 pontos. No entanto, Marcos Aurélio também estava na briga e abriu o placar com 7,25. Com outra onda de 4,50, ele passou Groggia, que precisou de 4,25 para reverter o resultado. Nos segundos finais, a onda veio, mas Edgar, só conseguiu 3,80 pontos, deixando a vitória da etapa com Marcos Aurélio, revelação da etapa de abertura.

Aos 13 anos de idade, Aurélio, aluno da sexta série do E.M.E.F Prof. Lúcio Martins Rodrigues, de São Vicente, vibrou com a vitória. Assumindo a vice-liderança no ranking, ele sonha em seguir a carreira no esporte e se tornar um surfista profissional. Já o campeão do Circuito, Edgar Groggia, de 13 anos, que este ano ingressou na equipe do Don Domênico, comemorou o título, mas lamentou ter deixado escapar a etapa. "Esse circuito é um passo para o auge e estou feliz com o título. O Marcos quebrou a bateria e não deu pra mim, faltou pouquinho, mas o importante é que fui campeão, e é isso que vale", disse o atual vice-campeão brasileiro da categoria.

Outra disputa acirrada foi na Mirim. Voltada para surfistas de até 16 anos, a briga pela primeira colocação ficou entre dois campeões da Iniciante do Circuito, apesar de ter seis finalistas na bateria. Jessé Mendes, campeão em 2005, e Yagê Araújo, coroado em 2008, revezaram a liderança a cada onda. Antes de ser decidido quem venceria, Araújo estava na frente e deixou Mendes precisando de 8,5 pontos. Faltando poucos segundos para o término, Jessé encontrou uma esquerda salvadora e marcou 9,6 pontos, maior nota do dia.

Vencendo tanto a etapa como o circuito, Mendes, de 16 anos, revelou que o título quase escapou. "Eu não achei onda boa na bateria inteira, estava me perdendo, mas continuei esperando. Quando vi que vinha a última série, peguei a terceira onda com boa formação. Entrei para fazer o meu melhor e consegui", comemorou satisfeito com o evento. "Esse circuito é importante, revela novos talentos. É legal estar aqui com o pessoal do colégio, meus amigos".

Cursando o terceiro ano do Ensino Médio, Jessé se despediu da competição e aproveitou para agradecer o apoio que sempre teve do Adélia Camargo. "É difícil conciliar a competição, viagens com os estudos, mas o colégio me ajuda bastante. Sou super grato ao Adélia que sempre me apoiou desde quando eu tinha seis anos de idade", disse o campeão brasileiro Mirim e atual vice-campeão Junior.

A última decisão do dia ficou por conta da categoria Junior de até 18 anos. Desta vez, Luan Felipe, vice no ranking, assumiu a primeira colocação logo no começo e ficou por um bom tempo na frente. Evandro Lima, da E.E. Zulmira Lambert, de São Vicente, encostou no líder assim que marcou 7,5 pontos. Todavia, a surpresa veio com a última onda de Nathan Brandi. Com a mesma pontuação de Evandro, Brandi completou a festa da família.

"Consegui vencer, a minha irmã também, estou muito feliz de trazer esse resultado para meu colégio", disse o aluno que recentemente entrou para o Don Domênico. Dono da maior nota da competição (9,75), Brandi, de 17 anos, também se despediu do evento, já que está cursando o terceiro ano. Com mais um segundo lugar, Luan Felipe, que viu o caneco da etapa escapar, saiu satisfeito da praia e festejou o primeiro título do Circuito.

"Ganhar em casa é muito bom. Eu tentei dar o máximo na final, mas o Nathan achou a onda e virou na última", contou o aluno, de 17 anos, do primeiro ano do ensino médio, na E.E. Jardim Bopeva, na Praia Grande. Felipe também comemorou o fato do Circuito ter sido realizado em sua cidade. "Achei muito bom, atraiu muita gente pra praia, foi um campeonato perfeito, sol e muitas ondas boas". Sua Escola ficou na terceira colocação no ranking final entre as instituições de ensino.

Os campeões do Circuito ganharam uma passagem aérea para a cidade que sediará a etapa inicial do Circuito Brasileiro de Surf Amador, em 2010. Os vencedores da etapa levaram pranchas da Silver Surf, troféus e kits da Sthill e AntiQueda. Já do segundo ao sexto lugar receberam troféus e kits, além de medalhas para os atletas que ficaram na 7º, 9º e 11º colocação.

O Circuito, além de reunir a nata paulista da nova geração do surf brasileiro, procura incentivar novos talentos. Para isto, foi criado o Troféu Revelação, entregue para os melhores classificados de cada categoria e que não esteja no ranking paulista na temporada. Na categoria Feminino, quem levou foi Ligia Regina, da E.E. Vila Tupi, da Praia Grande. Na Iniciante, Gabriel André, da E.E. Prof. Renê Rodrigues de Moraes, do Guarujá, foi o contemplado. O aluno Rômulo Falcão, do Liceu Santista, de Santos, levou na Mirim. E Luiz Eduardo, da E.E. Prefeito Domingos de Souza, do Guarujá, na Junior.

Entre os colégios, na final da primeira etapa, Don Domenico empatou com o Adélia Camargo Correia, detentora de oito títulos, mas foi superior na segunda etapa e superou a rival no ranking final. Somando cinco títulos, Marcelo Passaes, administrador de esportes e vice-diretor do Don Domênico comemorou o resultado. "O surf e os estudos é uma parceria que deu certo. Ano passado tentamos, mas fomos vice. Neste ano viemos com tudo".

O evento contou também com a AntiQueda Expression Session, bateria especial dedicada à manobras radicais. Ao todo, participaram 12 atletas e quem festejou foi Luan Felipe com um aéreo reverse front side, que levou um kit do patrocinador como prêmio. Quem compareceu na praia, pôde curtir o show de Cristopher e Banda Silvério Style. Na seqüência, as 10 finalistas do College Girl AntiQueda deram um charme todo especial ao campeonato para delírio da garotada.

A eleita mais bela da praia foi Lais Rodrigues Bitencourt, de 16 anos, da E.E. Prof. Dr. Oswaldo dos Santos Soares, de São Vicente. Bárbara Oliveira, do Don Domênico, ficou em segundo, e Fernanda Correira, do Adélia Camargo Correia, em terceiro. Como prêmio, Lais ganhou um book de fotos do fotógrafo Gino Pasquato, vale compras da Antiqueda no valor de R$ 500,00, mais um kit completo da rádio Tri FM e troféu. A segunda e terceira colocadas receberam troféus, vale compras e kit da Antiqueda.

Como em todas as edições, uma personalidade do surf é escolhida para ser homenageada. Nesta edição, o professor Francisco Alfredo Alegre Araña, o Cisco, um dos pioneiros do surf brasileiro e paulista, foi contemplado. Sua trajetória no esporte vai de vários títulos paulista e brasileiro, a sua escola de surf, primeira pública do país. "É um presente que recebo pela minha dedicação ao esporte e, por isso, estou muito feliz com a lembrança. Agradeço especialmente a família Santini", contou o veterano de 52 anos.

O Centro Universitário Lusíada realizou um importante trabalho com os atletas, durante o campeonato com o projeto Surfisio Unilus, que visa a prevenção de lesões decorrentes do esporte, melhorando o desempenho dos atletas e seus resultados em competições, entre outros benefícios. Foram feito aquecimento e alongamento antes das baterias e alongamento e relaxamento pós-bateria, além de avaliação postural e aplicação de uma pesquisa.

A realização do circuito na Praia Grande foi motivo de satisfação para a organização do evento. Davidson Iuspa, coordenador geral, agradeceu todo apoio recebido pela prefeitura da Praia Grande. O diretor da AntiQueda, Paulo Sérgio Nogueira Lopes, também aprovou a escolha da cidade. "O campeonato foi ótimo, com um público maravilhoso. A nossa vontade é de ir para outras cidades do litoral sul, estamos estudando essa possibilidade".

O 14º A Tribuna de Surf Colegial foi apresentado pela AntiQueda, surfwear parceira do circuito desde a sua criação, em 1996. Patrocínio: Prefeitura de Praia Grande e Sthill. Apoios: Silver Surf e Teccel. Supervisão: Federação Paulista de Surf. Realização: A Tribuna. Organização: Triesportes. O Circuito teve a chancela da Confederação Brasileira de Surf.

Resultados

Colégios
1 - Don Domenico - Guarujá
2 - Adélia Camargo Corrêa - Guarujá
3 - E.E. Jardim Bopeva - Praia Grande

Segunda etapa

Junior
1 - Nathan Brandi - Don Domênico - Guarujá
2 - Luan Felipe - E.E. Jardim Bopeva - Praia Grande
3 - Evandro Lima - E.E. Zulmira Lambert - São Vicente
4 - Lucas Dantas - E.E. Balneário das Palmeiras - Praia Grande
5 - Wesley Moraes - Don Domênico - Guarujá
6 - Pedro Coffers - Colégio Irene Bargieri - Peruíbe
Revelação: Luiz Eduardo - E.E. Prefeito Domingos de Souza - Guarujá

Mirim
1 - Jessé Mendes - Adélia Camargo Corrêa - Guarujá
2 - Yagê Araújo - Don Domênico - Guarujá
3 - Mario Solera - E.E. Hugo Santos Silva - Guarujá
4 - Danilo Issa - Objetivo Praia Grande
5 - Andrey Nusa - Don Domênico - Guarujá
6 - Gabriel Martins - E.E. Jardim Bopeva - Praia Grande
Revelação: Rômulo Falcão - Liceu Santista - Santos

Iniciante
1 - Marcos Aurélio - E.M.E.F Prof. Lúcio Martins Rodrigues - São Vicente
2 - Edgard Groggia - Don Domênico - Guarujá
3 - Deivid Silva - Objetivo Bertioga
4 - Leandro Cruz - Lions Clube Ocian - Praia Grande
5 - Vitor Bernardo - Adélia Camargo Corrêa - Guarujá
6 - Gabriel André - E.E. Prof. Renê Rodrigues de Moraes - Guarujá
Revelação: Gabriel André - E.E. Prof. Renê Rodrigues de Moraes - Guarujá

Feminino
1 - Kaena Brandi - Objetivo Guarujá
2 - Renata Monteiro - E.E. Agenor de Campos - Mongaguá
3 - Jéssica Marques - E.E. Zulmira Lambert - São Vicente
4 - Vitória Tebet - Don Domênico - Guarujá
5 - Aline Rulli - Escola Verde que te quero Verde - São Vicente
6 - Larissa Florêncio - Monteiro Lobato - Peruíbe
Revelação: Ligia Regina - E.E. Vila Tupi - Praia Grande

Ranking Final

Junior
1 - Luan Felipe - E.E. Jardim Bopeva - Praia Grande
2 - Nathan Brandi - Don Domênico - Guarujá
3 - Thiago Guimarães - Adélia Camargo Corrêa - Guarujá
4 - Lucas Dantas - E.E. Balneário das Palmeiras - Praia Grande
5 - William Marroco - E.E. Adelaide Patrocínio dos Santos - Praia Grande

Mirim
1 - Jessé Mendes - Adélia Camargo Corrêa - Guarujá
2 - Yagê Araújo - Don Domênico - Guarujá
3 - Danilo Issa - Objetivo Praia Grande
4 - Mario Solera - E.E. Hugo Santos Silva - Guarujá
5 - Matheus Salazar - Ateneu Santista - Santos

Iniciante
1 - Edgard Groggia - Don Domênico - Guarujá
2 - Marcos Aurélio - E.M.E.F Prof. Lúcio Martins Rodrigues - São Vicente
3 - Leandro Cruz - Lions Clube Ocian - Praia Grande
4 - Deivid Silva - Objetivo Bertioga
5 - Vitor Bernardo - Adélia Camargo Corrêa - Guarujá

Feminino
1 - Kaena Brandi - Objetivo Guarujá
2 - Jéssica Marques - E.E. Zulmira Lambert - São Vicente
3 - Vitória Tebet - Don Domênico - Guarujá
4 - Renata Monteiro - E.E. Agenor de Campos - Mongaguá
5 - Larissa Florêncio - Monteiro Lobato - Peruíbe

Escola campeã: Don Domênico - Guarujá

AntiQueda Expression Session: Luan Felipe (aéreo reverse front side)
 
College Girl: Lais Rodrigues Bitencourt - E.E. Prof. Dr. Oswaldo dos Santos Soares - São Vicente

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "SURFE"Índice das publicações sobre "SURFE"
02/06/2017 - 08h50 Surfista se prepara para competições nacionais
26/11/2015 - 12h09 Maresias recebe o VII Black BeltChallenge de Surf
12/11/2015 - 10h04 Pâmella Mel estreia no Circuito Brasileiro
08/02/2014 - 07h12 3ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
29/01/2014 - 10h02 Pâmella Mel, 8, uma surfista prodígio
12/01/2014 - 10h01 2ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.