14/09/2025  00h10
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Surfe
29/10/2004 - 18h04
Estrelas do Onbongo Pro Surfing estréiam amanhã
João Carvalho
 
Estrangeiros se recuperam na batalha final das triagens na praia Mole, Florianópolis.

Os brasileiros dominaram os dois primeiros dias, mas os surfistas estrangeiros acabaram chegando em maior número na batalha final das triagens do Onbongo Pro Surfing que fechou a sexta-feira na praia Mole, em Florianópolis (SC). Das dezesseis baterias desta quinta fase da competição, quatro foram disputadas somente por surfistas de outros países, inclusive as duas primeiras, com o português Tiago Pires, o sul-africano David Weare e os australianos Zane Harrison e Bede Durbidge, se classificando para enfrentar os primeiros cabeças-de-chave que estréiam neste sábado em Santa Catarina. Depois de três dias de folga, chegou a hora das principais estrelas se apresentarem na praia Mole, onde no domingo termina a 36ª etapa do WQS 2004.

"Eu estava bem nervoso, porque sempre tem aquela expectativa do primeiro confronto. Não consegui competir como eu gosto, porque as ondas estão bem difíceis, cada vez mais pequenas, o vento (Nordeste) muito forte e espero que as condições melhorem para amanhã", falou o português Tiago Pires, que conquistou a primeira vitória na rodada final das triagens e agora vai disputar as duas primeiras vagas para as oitavas-de-final do Onbongo Pro Surfing, contra novamente o australiano Zane Harrison, o pernambucano Bernardo Pigmeu e o franco-brasileiro Patrick Beven, campeão desta prova no ano passado.

O defensor do título ganhou condição de cabeça-de-chave porque surgiram cinco desfalques de última hora. O vôo da Qantas que iria trazer os australianos Joel Parkinson, Mark Occhilupo, Jake Paterson e Chris Davidson, acabou cancelado por problemas técnicos e eles agora só conseguirão desembarcar no Brasil no domingo à tarde. Além deles, por motivo de contusão o também australiano Dean Morrison não vai nem participar da etapa do WCT que será realizada a partir de segunda-feira. Com isso, os australianos Nathan Hedge, Toby Martin, Luke Hitchings e Troy Brooks, que estavam escalados na última fase das triagens, também foram transferidos para o Evento Principal do Onbongo Pro Surfing, quando começa a ser distribuída a premiação de 125.000 dólares oferecida no único evento com nível máximo 6 estrelas da América do Sul.

Dois deles, Hedge e Brooks, disputariam a terceira bateria contra o catarinense Diego Rosa e o também australiano Jamie Thomson, que sem adversários avançaram direto para enfrentar mais dois surfistas da Austrália tops do WCT, Trent Munro e Darren O’Rafferty, na sexta fase do Onbongo Pro Surfing. No confronto seguinte, o gaúcho Rodrigo Dornelles e o carioca Leonardo Neves aplicaram uma dobradinha brasileira sobre o sul-africano Royden Bryson e o paulista Beto Fernandes.

O carioca Marcelo Trekinho venceu a outra bateria, mas depois se seguiram sete vitórias estrangeiras até o paranaense Jihad Kohdr e o gaúcho Daison Pereira barrarem o campeão brasileiro Renato Galvão e o australiano Glenn Hall na 13ª das dezesseis baterias da quinta e última fase das triagens. Agora, todas as atenções ficam voltadas para a estréia dos cabeças-de-chave da competição e a expectativa é pela estréia do atual campeão mundial do WQS, Neco Padaratz, na oitava bateria.

O catarinense vai entrar junto com o potiguar Marcelo Nunes, o outro brasileiro mais bem colocado no ranking, em sexto lugar. Seus adversários na briga por duas vagas nas oitavas-de-final serão o sul-africano Ricky Basnett e o australiano Kirk Flintoff, que vem de uma vitória no WQS das Ilhas Canárias, onde assumiu a décima posição na lista dos quinze surfistas que o WQS indica para completar a elite mundial do WCT.

"Quero garantir a minha vaga aqui no Brasil para chegar mais tranqüilo no Havaí", afirmou Kirk Flintoff, que derrotou o surfista da Ilha Reunião, Frederic Robin, para garantir o segundo lugar e a classificação na segunda bateria. "O lugar aqui é muito bonito e tinham boas ondas até ontem, mas agora estão bem pequenas e tem que ter sorte para achar as ondinhas", falou Flintoff, que nas Ilhas Canárias tirou o título das mãos do gaúcho Rodrigo Dornelles em sua última onda surfada nos segundos finais.

Dornelles também se classificou para o Evento Principal do Onbongo Pro Surfing, vencendo a quarta bateria da quinta fase na praia Mole. "Caramba, está dificil, mas consegui achar duas ondas abrindo que me garantiram o primeiro lugar na bateria", contou Dornelles, que deixou o bicampeão brasileiro Leonardo Neves em segundo lugar. Eles agora vão enfrentar dois cabeças-de-chave do WCT, o australiano Toby Martin e o pernambucano Paulo Moura.

Com apresentação da Nova Schin, o Onbongo Pro Surfing 2004 tem como principal patrocinador a marca Onbongo, apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis e Fundação Municipal de Esportes, divulgação oficial pela Revista Fluir e Rede Atlântida FM, numa realização conjunta entre a Federação Catarinense de Surf (FECASURF) e a ASP South America.

Onbongo Pro Surfing 2004

Cabeças-de-chave do Evento Principal

01: Patrick Beven (FRA) e Bernardo Pigmeu (PE)
02: Kieren Perrow (AUS) e Tom Whitaker (AUS)
03: Trent Munro (AUS) e Darren O’Rafferty (AUS)
04: Toby Martin (AUS) e Paulo Moura (PE)
05: Cory Lopez (EUA) e Renan Rocha (SP)
06: Richard Lovett (AUS) e Armando Daltro (BA)
07: Neco Padaratz (SC) e Marcelo Nunes (RN)
08: Luke Hitchings (AUS) e Bruce Irons (HAV)
09: C. J. Hobgood (EUA) e Shane Beschen (EUA)
10: Greg Emslie (AFR) e Travis Logie (AFR)
11: Phillip MacDonald (AUS) e Eric Rebiere (FRA)
12: Victor Ribas (RJ) e Nathan Webster (AUS)
13: Troy Brooks (AUS) e Danilo Costa (RN)
14: Guilherme Herdy (RJ) e Nathan Hedge (AUS)
15: Beau Emerton (AUS) e Raoni Monteiro (RJ)
16: Peterson Rosa (PR) e Tom Curren (EUA)

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "SURFE"Índice das publicações sobre "SURFE"
02/06/2017 - 08h50 Surfista se prepara para competições nacionais
26/11/2015 - 12h09 Maresias recebe o VII Black BeltChallenge de Surf
12/11/2015 - 10h04 Pâmella Mel estreia no Circuito Brasileiro
08/02/2014 - 07h12 3ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
29/01/2014 - 10h02 Pâmella Mel, 8, uma surfista prodígio
12/01/2014 - 10h01 2ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.