14/09/2025  00h01
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Surfe
30/10/2004 - 20h08
Neco Padaratz recupera liderança do WQS
João Carvalho
 
Catarinense é um dos seis brasileiros classificados para o domingo na praia Mole.
 
Nilton Santos 
  O catarinense Neco Padaratz, que recuperou a liderança do ranking WQS no Onbongo Pro Surfing neste sábado na praia Mole, em Florianópolis (SC).

O sul-africano Greg Emslie não passou da sua estréia na praia Mole e já perdeu a liderança do ranking para o catarinense Neco Padaratz, um dos seis brasileiros classificados para o domingo decisivo do Onbongo Pro Surfing em Florianópolis (SC). No sábado, o Sol apareceu e o público lotou as areias para assistir a estréia dos cabeças-de-chave nas ondas regulares de meio a 1 metro de altura e forte vento Nordeste. Como existe a previsão da entrada do vento Sul no meio do dia no domingo, foi anunciada uma primeira chamada para as 8 horas e se as quartas-de-final forem mesmo antecipadas, a grande final da 36ª etapa do World Qualifying Series (WQS) deverá ser iniciada por volta das 11 horas. Toda a expectativa é para que seja quebrado um tabu e que um brasileiro consiga vencer o Onbongo Pro Surfing neste ano, o que não aconteceu nas duas edições anteriores.

E o grande favorito da torcida é o principal atleta da equipe Onbongo, Neco Padaratz. "Eu não estou preocupado com o título ou de vencer ou perder o campeonato. Minha concentração é só em cada bateria, pegar as melhores ondas para passar as baterias e o título mundial vai ser uma conseqüência do trabalho bem realizado", disse Neco, que não acredita levar vantagem por estar competindo em casa. "Fazia muito tempo que eu não pegava um dia de praia tão lindo assim, então para mim é como se fosse um dia de lazer. E o fato de eu estar em casa não influencia em nada, porque a condição do mar está muito difícil e eu só tento fazer o melhor possível dentro da água", falou Neco, que com a classificação para as quartas-de-final do Onbongo Pro Surfing já computou 10.388 pontos no ranking, superando os 10.206 pontos do sul-africano Greg Emslie, que foi barrado pelo norte-americano Tim Reyes e o seu compatriota Travis Logie duas baterias depois da dobradinha brasileira de Neco com o potiguar Marcelo Nunes, sobre o australiano Kirk Flintoff e outro sul-africano, Ricky Basnett.

Nas oitavas-de-final os dois brasileiros mais bem colocados no ranking do WQS acabaram superados pelo havaiano Bruce Irons, irmão mais jovem do bicampeão mundial Andy Irons, que ficou em terceiro lugar na final do Onbongo Pro Surfing no ano passado. "Espero ser ainda melhor e vencer o campeonato neste ano", prometeu Bruce. "As ondas estão pequenas, mas está difícil para todo mundo e estou com boas pranchas para estas condições", completou Irons.

Os dois agora vão enfrentar na segunda quarta-de-final ao paulistano Renan Rocha, que está na briga direta pelas últimas vagas na lista dos 15 surfistas que o WQS indica para o WCT, além do australiano Richard Lovett, vice-campeão na estréia do Onbongo Pro Surfing na praia Mole em 2002. Mas, o primeiro brasileiro a conquistar classificação para o domingo decisivo foi o pernambucano Paulo Moura, que venceu as duas baterias que disputou no sábado.

"Estou muito feliz por ter passado para o domingo e também por estar conseguindo um bom desempenho no campeonato do meu patrocinador e para esse público maravilhoso", falou Paulo Moura, que é patrocinado pela Local Motion, marca do mesmo grupo da Onbongo. "Vou me concentrar bastante para amanhã tentar fazer uma final aqui. Torço muito para que os brasileiros vençam estas duas etapas aqui no Brasil e tenho certeza que tanto eu como os outros brasileiros estão com o coração na mão, com muita vontade de fazer isso", revelou Moura, querendo quebrar o tabu de nenhuma vitória brasileira no Onbongo Pro Surfing.

 Em sua segunda apresentação no evento, ele derrotou o australianos Trent Munro e Darren O’Rafferty, além do gaúcho Rodrigo Dornelles, que buscava ingressar no grupo dos 15 surfistas que serão classificados para o WCT. Agora, Moura enfrenta três australianos na primeira quarta-de-final que vai abrir o domingo na praia Mole: o próprio Trent Munro, Kieren Perrow e Bede Durbidge. Já a grande surpresa entre os brasileiros foi o jovem carioca Simão Romão, de apenas 18 anos de idade, que também vai enfrentar três estrangeiros na terceira quarta-de-final: os norte-americanos Tim Reyes e Ben Bourgeois e o tahitiano Alain Riou. Ele é o único entre os dezesseis finalistas que vêm competindo desde o primeiro dia das triagens, quarta-feira.

 No sábado, foram duas disputas muito acirradas, principalmente na fase de estréia dos cabeças-de-chave, quando ele acabou despachando o australiano Nathan Webster e o norte-americano Mike Todd, para completar uma dobradinha verde-amarela com o cabo-friense Victor Ribas. "O Nathan ficou me xingando, mas eu falei que ele era um ídolo meu, é do WCT e já ganhou muito dinheiro. Ele ficou me impregnando, mas tudo bem. Consegui passar virando na última onda e estou amarradão", contou Simão, que antes do início do campeonato teve quatro pranchas suas roubadas da área do chalé onde está hospedado. "Eu dormi e quando acordei para pegar as pranchas para competir elas tinham sumido. Só ficou essa que estava debaixo da cama".

Com apresentação da Nova Schin, o Onbongo Pro Surfing 2004 tem como principal patrocinador a marca Onbongo, apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis e Fundação Municipal de Esportes, divulgação oficial pela Revista Fluir e Rede Atlântida FM, numa realização conjunta entre a Federação Catarinense de Surf (FECASURF) e a ASP South America.

Onbongo Pro Surfing 2004
Cronograma do domingo - 31/out

08:00 horas - Quartas-de-final

1)- Kieren Perrow (AUS), Bede Durbidge (AUS),
     Paulo Moura (PE), Trent Munro (AUS)
2)- Richard Lovett (AUS), Renan Rocha (SP),
     Bruce Irons (HAV), Neco Padaratz (SC)
3)- Tim Reyes (EUA), Ben Bourgeois (EUA),
     Alain Riou (TAH), Simão Romão (RJ)
4)- Troy Brooks (AUS), Ricardo Azevedo (RS),
     Raoni Monteiro (RJ), Adrian Buchan (AUS)

09h40 - Semifinais

10h30 - Intervalo

11h00 às 11h35 - Grande Final

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "SURFE"Índice das publicações sobre "SURFE"
02/06/2017 - 08h50 Surfista se prepara para competições nacionais
26/11/2015 - 12h09 Maresias recebe o VII Black BeltChallenge de Surf
12/11/2015 - 10h04 Pâmella Mel estreia no Circuito Brasileiro
08/02/2014 - 07h12 3ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
29/01/2014 - 10h02 Pâmella Mel, 8, uma surfista prodígio
12/01/2014 - 10h01 2ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.