20/03/2026  10h43
· Guia 2026     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Agricultura e Pecuária
01/11/2004 - 16h05
O controle da qualidade do leite do Estado
Agência USP de Notícias
 
Laboratório está preparado para atender medida do Ministério da Agricultura que, a partir do ano que vem, exigirá análises laboratoriais do leite. Clínica mantém banco de dados de todo o Estado.

A partir de 2005, o Ministério da Agricultura deverá adotar medida normativa que obrigará todos os setores envolvidos na pecuária leiteira, produtores e indústria, a submeterem seus produtos a análises laboratoriais. Na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da USP de Piracicaba, já existe um laboratório com tecnologia suficiente para analisar o produto e todos os seus componentes.

A Clínica do Leite, que atualmente realiza cerca de 40 mil análises por mês, possui um banco de dados com informações sobre a qualidade do leite de todo o Estado de São Paulo e das regiões do Triângulo Mineiro e Sul de Minas Gerais.

De acordo com o professor Paulo Fernando Machado, do Departamento de Zootecnia da Esalq e coordenador da Clínica do Leite, a medida do ministério vai incentivar a manutenção da qualidade. "O controle servirá para formarmos uma base sólida para uma pecuária leiteira de sucesso no país, como acontece com a soja e com a suinocultura, por exemplo", diz. O professor informa que o Brasil chegou a exportar leite este ano para alguns países do Oriente Médio e África. "Se quisermos exportar para mercados mais exigentes teremos de melhorar a qualidade", recomenda.

Há mais de seis anos, a Clínica do Leite realiza análises do produto nos seguintes aspectos: na Contagem de Células Somáticas (CCS), onde avalia a sanidade das glândulas mamárias dos animais e determina a qualidade do leite; concentração de gordura, proteína, lactose e sólidos totais, em que são identificados problemas nutricionais dos animais, o balanceamento da dieta e a qualidade nutricional do leite; e na determinação da concentração de nitrogênio uréico no leite (Uréia), onde são identificados problemas nutricionais dos animais.

Banco informatizado

A Clínica do Leite mantém um serviço de banco de dados informatizado com informações sobre a qualidade do leite. Por meio de softwares e ferramentas especialmente desenvolvidas, são produzidas tabelas específicas com os resultados obtidos. As análises são feitas junto a produtores e indústrias de beneficiamento do produto.

"Há mais de um ano atuamos junto às indústrias do Estado avaliando a qualidade do leite, principalmente quanto à higiene", conta Machado. Com relação ao leite considerado "anormal", o professor informa que a Clínica reúne dados sobre a incidência das anormalidades e em quais regiões elas ocorrem com maior freqüência.

Machado destaca, entre outras linhas de pesquisa do Laboratório, a redução do uso de antibióticos. "Para tanto, estamos desenvolvendo um kit para identificar o tipo de infecção e se realmente há a necessidade de se tratar o animal com antibióticos", explica. "De acordo com a literatura, 70% das doenças dos animais não precisam ser tratadas com antibióticos", informa o professor.

Para abastecer o banco de dados com as análises, as indústrias fornecem amostras semanalmente. "Já os produtores enviam suas amostras, em média, uma vez por mês", conta Machado. Segundo ele, a coleta pode ser feita de um conjunto de vacas ou individualizado, o que permitirá identificar possíveis deficiências em cada um dos animais.

No Brasil, além da Clínica do Leite da Esalq, outros seis laboratórios estarão aptos a realizar análises do leite em todo o País: em Curitiba, na Universidade Federal do Paraná; no Rio Grande do Sul, na Universidade de Passo Fundo; em Minas Gerias, na Embrapa de Juiz de Fora e na Universidade Federal de Minas Gerais; na Universidade Federal de Goiás, em Goiânia; e em Recife, na Universidade Federal de Pernambuco.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "AGRICULTURA E PECUÁRIA"Índice das publicações sobre "AGRICULTURA E PECUÁRIA"
08/08/2019 - 07h48 Como cuidar de sua semente até o plantio?
27/04/2019 - 06h48 Benefícios e a realidade do manejo sustentável
16/02/2019 - 10h56 Abelhas: o agronegócio precisa de polinizadoras
01/01/2019 - 07h00 Uso da água, de novo e sempre
22/12/2018 - 05h44 Um ano turbulento que termina com esperanças
17/07/2018 - 05h32 Os dois desafios da mão de obra no campo
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2026, UbaWeb. Direitos Reservados.