14/09/2025  00h03
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Surfe
01/11/2004 - 17h51
Termina o Circuito Maresia SP Contest 2004
Marcos André Araújo
 
João Carlos Chaves é tricampeão, Leonardo Paioli e Thiago Costa faturam o bicampeonato do Circuito Maresia SP Contest 2004. Tatiana Dias e Paulo Menezes completam a lista dos grandes campeões de 2004.
 
Daniel Smorigo 
  Equipe Campeão ZO Tag Team.

Disputas emocionantes no final da terceira edição do Circuito Maresia SP Contest 2004 confirmaram que o surf da Grande São Paulo está muito bem representado. Atletas que dividem o seu tempo entre as obrigações da serra e o amor pelas ondas correram atrás, no último final de semana, dias 30 e 31 de outubro, dos cinco títulos que estavam em jogo. O palco do confronto final foi a praia do Tombo, Guarujá (SP), que premiou os surfistas com muito sol, um belo público e ondas com melhores formações do que os anos anteriores.

Na categoria Open, 40 atletas estavam dispostos a barrar o tricampeonato de João Carlos Chaves. No entanto, o surfista da Água Funda, de 30 anos, massacrou as pequenas ondas e saiu da praia como o melhor surfista da Grande São Paulo pela terceira vez consecutiva. "Eu gosto muito desse circuito. Foi a partir dele que voltei a competir e luto com toda garra para vencer", comemorou João Carlos que prometeu participar em todas as edições do campeonato.

Com adversários de altíssimo nível, João marcou na última onda oito pontos, dificultando ainda mais a chance dos seus oponentes em reverter o resultado. "Fiz o que pude. Mas acontece que, um dia como esse, a gente precisa de sorte. Quando passei para primeiro com uma onda boa, tive que ver o João pegando a onda da bateria quando estava voltando para o fundo. Ai ficou difícil de buscar", lamentou Michel Cardoso, que fez a sua primeira final no circuito e conquistou um ótimo vice-campeonato.

"Estou super feliz, pois consegui mostrar um bom trabalho neste ano e também pela Zona Sul ter tido um desempenho melhor do que os outros anos", comemorou Michel que mora no bairro Jardim da Saúde. Contando com mais um representante da região, a terceira colocação ficou com Narciso José, que depois de ter conquistado a vaga para a final nos últimos minutos da bateria anterior, Narciso teve que assistir a vitória do João.

"O cara está muito iluminado. Pegar uma onda num marzinho desse e fazer oito pontos não é brincadeira. Mais uma vez ele está de parabéns, pois conseguiu o título pelo terceiro ano consecutivo. Mas não tem nada não, ano que vem tem mais", disse Narciso que já conquistou o profissional paulista em 1995 e também retornou às competições graças à iniciativa da Maresia e da Event Tools em organizar o maior campeonato amador da Grande São Paulo.

Quem pôde honrar a sua região no pódio da categoria Open foi Pedro Regatiere. Fazendo uma ótima campanha no evento, Pedro representou a Zona Oeste muito bem, ficando em quarto lugar. "Não deu para conquistar um outro resultado, mas estou feliz, pois pelo menos, a minha região subiu ao pódio", comemorou.

Entre os pranchões, Leonardo Paioli deu show nas ondas do Tombo, mesclando as manobras clássicas com as modernas para conquistar pela segunda vez o título. Em clima de festa, a final do Longboard foi bem disputada. "O Ramires pegou boas ondas, o Gledson e o Paulo Menezes também. O Paulo pegou uma esquerda show e quando vi remando, fiquei dizendo para ele ir. Depois ele também me deu a maior força em uma outra onda. Foi um clima bem festivo dentro d’água, somos todos amigos e ficamos felizes de ter chegado na final", comentou.

Participando em todas as edições do Maresia SP Contest, Léo, que mora na Zona Sul, comemorou o bicampeonato. "Estou muito feliz. Essa é a minha terceira final consecutiva e este ano surfei com ótimas pranchas feitas pelo Dudu da Twin e pelo Pastor. Surfei com uma prancha do Pastor que andou muito". Ficando na segunda colocação, Ramires também deu show e se emocionou dentro d’água.

"A final foi bem disputada e divertida. O Léo é um grande amigo e um dava força para o outro. Para mim, só o fato de estar aqui já é uma grande vitória. Pela vida que eu tive, tenho que agradecer muita gente por isso", disse. Apesar da confraternização, a disputa existiu. "A competição faz parte e é normal. Tanto que quando ele pegou a onda e vi que estava quebrando, pensei, a casa caiu. Mas, ao mesmo tempo, eu não perdi o tesão de estar lá dentro. Eu estava do mesmo jeito quando eu entrei e quando sai. É isso que vale realmente", contou o surfista da Zona Norte.

Na categoria Junior, para atletas de até 18 anos, Thiago Costa, também da Zona Norte, soube aproveitar as ondas para garantir o bicampeonato da categoria. "Tinha poucas ondas e quem ficasse melhor posicionado pegava as melhores. Acreditei em mim e em Deus e pude vencer mais uma vez", comemorou. Na disputa, Thiago surfou com o dedo indicador da mão direita fraturado. Entretanto, a garra era maior do que a dor.

"Quebrei o dedo em Ubatuba, depois que dei um aéreo e cai de peito em cima dele. Antes de vir para cá, tirei o gesso para competir. Graças a Deus conquistei mais um título. Está doendo muito, mas a alegria dessa vitória é bem maior", revelou.

Entre as meninas, a comemoração ficou mais uma vez com a Zona Sul. Competindo pela primeira vez, Tatiana Dias, 20 anos, aproveitou o conhecimento que tem das ondas do Guarujá para superar as adversárias. "Eu pego onda há três anos e sempre quando posso estou aqui no Tombo ou em Maresias treinando. Ganhar esse campeonato foi demais, pois as meninas surfaram bem. Estou muito feliz", disse a estudante de Propaganda e Marketing da Unip.

Estreando também no circuito, os surfistas com idade acima de 35 anos puderam mostrar que o surf faz bem à saúde. Aos 36 anos, o shaper Paulo Menezes comemorou o inédito título da categoria Master. Ele que competiu em mais duas categorias, a Open e Longboard, vai representar a categoria nos campeonatos oficiais da Federação em 2005.

"Apesar de morar em São Paulo, eu treino todos os finais de semana, então tenho uma chance boa de representar bem a categoria", avaliou o morador da Zona Leste, que já havia conquistado para este ano vagas nas categorias Master e Longboard através do circuito sebastianense. "Se eu tivesse um patrocínio, eu teria participado do circuito paulista neste ano", comentou.

Depois das disputas individuais, as cinco regiões formaram equipes para o Tag Team. Dois da categoria Open, mais um da Junior e um da Longboard se reservavam após surfarem duas ondas cada um. Somando mais pontos, os surfistas da Zona Oeste comemoraram o bicampeonato. Pedro Regatiere, Guilherme Decanine, Aislon e Marcelo Lima vibraram com o título.

Já na soma total foram os surfistas da Zona Sul que saíram da praia como a melhor da Grande São Paulo. Em segundo lugar ficou a Zona Norte, seguida das Zonas Oeste, ABC e Leste. Na Tent Beach Expression Session, Guilherme Decanine foi o mais radical e faturou uma prancha Glasser. Vale lembrar que os campeões e vices irão fazer uma viagem pelo litoral paulista, em busca das melhores ondas por quatro dias. A expedição será uma matéria jornalística para algum veículo especializado. A data da viagem ainda será definida.

Festa de encerramento - Para fechar o ano com chave de ouro, no dia 11 de novembro, todos os surfistas da Grande São Paulo estão convidados para participar da festa de encerramento do Circuito Maresia SP Contest 2004. O local da balada é o Urbano Club, e na ocasião, as melhores imagens registradas pelo fotógrafo Daniel Smorigo e pelo vídeo maker Fábio Carvalho serão exibidas no telão.

Com o apoio da Tent Beach e da rádio Brasil 2000 FM, o som vai ficar aos cuidados do Dj Animal. A banda No...Way, que tem embalado vários vídeos de surf, também vai apresentar os seus melhores sucessos. A festa irá começar às 22h, os homens pagam R$ 20,00 e as mulheres R$ 15,00. O Urbano Club fica na Rua Cardeal Arco Verde, 614 - Pinheiros (SP). Informações pelo telefone: (0**11) 3085-1001 ou www.urbanoclub.com.br.

O Circuito Maresia SP Contest 2004 contou com o patrocínio principal da Maresia Boardtech. O Confronto Final teve o apoio da Ilha do Surf, Four Side, Surf ’n Rio Surf Street Wear, Tropical Island Of Surf, Extra Copy, Turco Loco, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer, Associação de Surf do Guarujá, Prefeitura do Guarujá. Expression Session: Tent Beach Boardshop. Board Sponsor: Glasser Future Surf Boards. Acessory Sponsor: BHS. Organização: Event Tools Promoções e Eventos. Realização: Federação Paulista de Surf e Associação de Surf da Grande São Paulo. Divulgação: www.boiasurf.com.br.

Resultados

Categoria Open
1 João Carlos Chaves - Zona Sul
2 Michel Cardoso - Zona Sul
3 Narciso José - Zona Sul
4 Pedro Regatiere - Zona Oeste

Categoria Longboard
1 Leonardo Paioli - Zona Sul
2 Alexandre Ramires - Zona Norte
3 Paulo Menezes - Zona Leste
4 Glebson Siqueira - Zona ABC

Categoria Junior
1 Thiago Costa - Zona Norte
2 Luiz Rafael - Zona Sul
3 Felipe Freire - Zona Leste
4 Eric Carlos - ABC

Categoria Master
1 Paulo Menezes - Zona Leste
2 Freddy Jacob - Zona Sul
3 Victor Banys - ABC
4 Valdir Oliveira - Zona Sul

Categoria Feminina
1 Tatiana Dias - Zona Sul
2 Fernanda Bonelli - Zona Norte
3 Andreia Planas - Zona Oeste
4 Gabriela Rodrigues - ABC

Categoria Longboard Local
1 Jaime Viúdes
2 Danilo Rodrigo
3 Daniel Farias
4 Murilo Graciola

Tag Team
Zona Oeste - 1000 pontos
Zona Sul - 900
Zona Norte - 810
ABC - 729
Zona Leste - 656

Equipe
Zona Sul - 105 pontos
Zona Norte - 96
Zona Oeste - 84
ABC - 65
Zona Leste - 51

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "SURFE"Índice das publicações sobre "SURFE"
02/06/2017 - 08h50 Surfista se prepara para competições nacionais
26/11/2015 - 12h09 Maresias recebe o VII Black BeltChallenge de Surf
12/11/2015 - 10h04 Pâmella Mel estreia no Circuito Brasileiro
08/02/2014 - 07h12 3ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
29/01/2014 - 10h02 Pâmella Mel, 8, uma surfista prodígio
12/01/2014 - 10h01 2ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.