27/08/2025  19h39
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Educação
04/12/2009 - 09h00
W.O. Pedagógico
João Luís de Almeida Machado
 
As faltas excessivas de professores nas escolas públicas

Escutei a expressão “W. O. pedagógico” em alguma escola que visitei... Referia-se à excessiva quantidade de ausências de professores na escola pública em que atuam. As palavras não saíram de minha cabeça. Talvez porque tal situação de faltas excessivas não seja condizente, pelo menos a meu ver, com o compromisso e responsabilidade que assumimos quando nos tornamos profissionais, ainda mais na educação, em que nossa ação está diretamente relacionada à formação das futuras gerações.

Há também o histórico profissional de cada um e, é claro, acabamos pensando em nossas trajetórias quando analisamos tal situação. Não me lembro, pessoalmente, exceto quando fui operado de apendicite (e fiquei duas semanas de licença), de uma ausência anual maior que duas faltas ou o equivalente a uma por semestre, sempre relacionada a alguma doença ou a problemas familiares (falecimento, filhos doentes...). Talvez por isso me sinta chocado com relatos publicados, pela mídia, de escolas onde há quatro, cinco ou até mais professores faltando diariamente.

Mas pensei em ir além do fato, da indignação, do descaso e do descompromisso. E passei a analisar as palavras, a expressão. W.O. vem do inglês e significa Walk Over, no sentido de desistência, abandono de campo, não entrada de uma equipe em jogo, portanto, está muito relacionado a esportes. De qualquer modo, o termo proveniente do esporte dá uma exata medida do que significa o W.O. Pedagógico. Além da demonstração de descaso ou descompromisso com aqueles que realmente precisam de sua presença e atuação - os alunos -, em que direção aponta o uso dessa expressão? De certa forma demonstra que há professores que estão literalmente "desistindo" da educação e, ainda, nos remete a outro questionamento: se faltam com frequência, quando estão presentes será que realmente fazem o melhor que podem?

A tradução da expressão ao pé da letra nos diz que não apenas estão ausentes, mas que desistiram da partida, do desafio, do jogo (e a educação nem pode ser comparada a qualquer tipo de embate esportivo, pois representa muito mais para a vida dos alunos). Sei que há inúmeras queixas dos professores, relacionadas a salários, a condições de trabalho, à violência nas escolas, à falta de material didático - bandeiras mais do que justas e que devem ser levadas em consideração, com medidas práticas a serem efetivadas em curto espaço de tempo pelos gestores das redes públicas de ensino.

É igualmente perceptível que a sociedade precisa valorizar o professor, não apenas com uma remuneração maior, mas com a plena percepção do papel social de vital importância realizado, nas escolas, por esses profissionais. Mas, acima de tudo, a recuperação social do professor, de sua auto-estima, de sua dignidade, passa primeiro pelos próprios educadores. E esta ação de revitalização profissional se inicia com a demonstração de brio, disposição, capacidade de superar obstáculos, demonstração de criatividade, presença de espírito e, acima de tudo, comprometimento com a educação, a comunidade, a escola e, em especial, os alunos... É hora de dar a volta por cima e nada de Walk Over.


Nota do Editor: João Luís de Almeida Machado é editor do Portal Planeta Educação (www.planetaeducacao.com.br); doutor em Educação pela PUC-SP; professor universitário e pesquisador; autor do livro "Na Sala de Aula com a Sétima Arte - Aprendendo com o Cinema" (Editora Intersubjetiva).

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "EDUCAÇÃO"Índice das publicações sobre "EDUCAÇÃO"
30/12/2022 - 05h38 Férias escolares
12/12/2022 - 05h34 Quadrinhos, charges, poemas
09/12/2022 - 05h30 Cinco erros ao ensinar finanças aos filhos
07/12/2022 - 06h06 Alfabetização com letra de forma
23/11/2022 - 05h38 Museu reúne arte, ciência e tecnologia em Brasília
18/11/2022 - 05h57 Conheça as etapas de preparação para o Enem
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.