27/08/2025  13h35
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Informática e Internet
08/01/2010 - 11h04
Entendendo a computação em nuvem
Marcos Fugulin
 

O termo "computação em nuvem" (também chamado de "cloud computing") tomou de assalto o mercado de TI (Tecnologia da Informação) nos últimos anos. De acordo com pesquisas do Gartner, a receita mundial deste tipo de serviço deve ultrapassar US$ 56 bilhões em 2009, um crescimento de 21% em comparação com o ano anterior. Este crescimento está diretamente ligado à evolução dos processadores e ao crescimento da penetração de banda larga.

O que é interessante, é que a computação em nuvem não é uma nova idéia ou tecnologia - é a aplicação da Internet a um conceito que existia desde os primórdios da computação. Naquelas décadas já muito distantes, computadores eram equipamentos enormes, complicados e frágeis, necessitando de operadores super especializados para realizar operações simples. Uma empresa mantinha todo o seu poder de processamento no "data center" (centro de dados), disponibilizando para os funcionários os "terminais burros", que não possuíam nenhuma capacidade de processamento, mas que se comunicavam com o data center. Os terminais burros eram apenas uma interface - ele captava os comandos, enviava os dados para serem processados em outro local, e depois exibia os resultados.

Gordon Moore, um dos fundadores da Intel, previu que os processadores tornariam-se menores, mais rápidos e mais baratos a um passo muito acelerado - uma teoria que hoje ficou conhecida como Lei de Moore, e que ainda hoje guia os passos do mercado. Esta evolução criou o computador desktop, pequeno, simples e poderoso, que poderia ser colocado diretamente na mesa do usuário. O processamento foi descentralizado, com o data center ficando com as tarefas realmente pesadas, enquanto o PC realizava as tarefas cotidianas de processamento.

Chega então a Internet, com a Computação em Nuvem sendo sua evolução natural. Agora que temos tecnologia para transmitir dados em grande quantidade para qualquer ponto do planeta, o que as empresas estão fazendo é "terceirizando" suas necessidades computacionais para os grandes data centers, que são capazes de realizar as operações com mais velocidade. Computação em nuvem é a computação considerada como um serviço, e não como um produto. Você não compra hardware ou software, mas você o aluga, e paga apenas pelo que utilizar. Como está tudo na "nuvem" - em computadores remotos ao redor do mundo, conectados via Internet - seus dados e serviços estão disponíveis a qualquer hora, em qualquer lugar.

As vantagens para as empresas que utilizam os serviços são muitas - praticidade, baixo custo de manutenção e escalabilidade são as principais. Os desafios também são numerosos: ainda falta criar uma plataforma de referência de TI que permita que todos os componentes tecnológicos operem na nuvem. Criar tecnologias para data centers mais poderosos e ecológicos também é importante para garantir o crescimento do setor. Segurança, gerenciamento e tecnologias promissoras de Internet, como o WiMax, completam o conjunto de ferramentas que levarão os negócios em nuvem para o próximo passo.

A computação em nuvem já é uma realidade e veio para ficar. Considerando o passo acelerado na inovação no mundo de TI, este é um mercado que só tem como crescer, e as empresas que souberem investir de forma inteligente poderão colher os frutos desta inovação, que avança a passos largos e certos.


Nota do Editor: Marcos Fugulin é gerente de negócios e marketing América Latina da Intel.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "INFORMÁTICA E INTERNET"Índice das publicações sobre "INFORMÁTICA E INTERNET"
26/01/2022 - 05h47 Agência Brasil explica o que são cookies
20/04/2021 - 06h28 Cyber segurança e os dados
11/02/2021 - 06h10 Dia da Internet Segura
03/08/2020 - 07h40 Brasil, o país do podcast
02/08/2020 - 06h25 Como evitar ataques cibernéticos em home office
27/06/2020 - 06h53 Como evitar ataques cibernéticos em home office
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.