13/09/2025  21h51
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Surfe
11/11/2004 - 11h23
Okdok Paulista de Surf nos dias 13 e 14
Fábio Maradei
 
Adriano Alemão é o favorito ao título do longboard no Okdok Paulista de Surf.
 
Ricardo Nogueira 
  A ubatubense Luana Coutinho feliz com a conquista do título do Okdok Paulista.

No ano passado ele foi vice-campeão brasileiro profissional. Há menos de um mês, chegou muito perto do título paulista profissional, ficando novamente com o vice nos minutos finais. Agora, no Okdok Paulista de Surf Amador, o guarujaense Adriano Melo, o Alemão, está muito próximo de comemorar o título. Líder isolado do campeonato, que terá a 4ª e última etapa sábado e domingo (dias 13 e 14) em Santos ou em Guarujá, só não leva o caneco se um dos dois adversários diretos - Carlos Bahia, de São Sebastião, e Amaro Matos, também de Guarujá, - vencerem a competição.

Isso se ele não chegar à final. No circuito, ele soma uma vitória na etapa de abertura na praia de Maresias, em São Sebastião, um 2º lugar, na praia do Tombo, e um 5º na Praia Grande. "Dessa vez acho que dá. Mas vou pensando em vencer a etapa, para não ter surpresas", afirma o surfista de 19 anos, que compete há quatro nos pranchões e é apontado como uma das maiores revelações da categoria.

No ranking, Alemão soma 2.556 pontos, contra 2.285 de Carlos Bahia. Amaro é o 3º colocado, com 2.151 pontos. O vencedor da etapa anterior, Jaime Viúdes, atleta de Itanhaém radicado em Guarujá, aparece na 4ª posição, com 2.062, mas sem possibilidades de chegar ao título.

Mesmo com o título já definido, disputa feminina é destaque na etapa final do Okdok Paulista de Surf

O título foi definido por antecipação, depois de uma atuação de destaque da revelação Luana Coutinho, de Ubatuba. Mas isso não significa que a disputa feminina não será forte, novamente, na 4ª e última etapa do Okdok Paulista de Surf.

Sendo a maioria das atletas novatas em competições oficiais, a categoria feminina vem mostrando que o trabalho de base dá resultados. O maior exemplo é Luana Coutinho, de apenas 15 anos de idade, que conquistou o título estadual por antecipação, na 3ª etapa, em Praia Grande.

Ela foi a única que chegou às três finais, vencendo duas e sendo a vice em outra. A 2ª colocada no campeonato é a também ubatubense Jahia Bettero, vencedora da etapa de abertura, em São Sebastião, e de todas as tops, a que tem mais experiência. Em 3º lugar aparece Rose Santana, de São Vicente, seguida de Leila Eustáquio, mais um talento da nova geração de Ubatuba.

Nessa etapa, a briga estará concentrada para o vice-campeonato. Jahia e Rose aparecem como grandes cotadas, mas matematicamente 10 competidoras (até a 11ª colocada no ranking) têm chances. "Vou batalhar para tentar a vitória. No Tombo, cheguei perto, fiquei em 2º lugar e espero fechar a temporada vencendo", afirma Rose. "A expectativa é de vitória e vou batalhar para isso", destaca Jahia.

Além da briga pelo vice, as atletas querem fechar o ano com resultado positivo. É o caso da santista Amanda Suita, surfista que está iniciando nos campeonatos nesta temporada e também impressiona pela beleza. "Estou treinando muito e esperando melhorar. É muito bom competir no Paulista, porque o nível é alto e temos a chance de sempre aprender", afirma a competidora.

Quem também segue querendo o pódio é a pequena Jéssica Marques, de São Vicente. Com apenas 12 anos de idade, ela é a grande promessa da categoria. Este ano foi campeã do Circuito Petrobras de Surf Feminino em sua categoria, com 100% de aproveitamento. Outro feito é a participação no Hang Loose Surf Attack, sendo a única menina na disputa. "Adoro surf, quero ser surfista profissional, disputar o Circuito Mundial", afirma a atleta, orientada pelo técnico Luciney Mallas.

Outra atleta mirim que também vem ganhando espaço é a guarujaense Georgia Paschoal, de 13 anos. "Procuro treinar todos os dias e quero chegar numa final", avisa a competidora. Mais velha, mas podendo ser considerada uma novata, Silvia Nabuco, de 37 anos, e surfando há três, também está na briga e pode até garantir o vice-campeonato.

Também merecem atenção Simone Nunes, de Peruíbe; Kátia Moura e Fabiana Barbosa, de Praia Grande; Vilma Santos, de Mongaguá; Fernanda Bonello e Patrícia Oliveira, de São Sebastião; Gisele Garcia, de Santos; Samira Amaral, ubatubense radicada em Santos; e Fabiana Sandes, Kalu Freitas, Adine Pereira e Karen Traquinas, todas de Guarujá.

"O que estamos vendo é uma renovação na disputa feminina. Temos vários talentos surgindo, a categoria crescendo. O Brasil é hoje muito forte entre as mulheres no surf mundial. Temos a Jacqueline Silva, a Tita Tavares e agora surgindo com força total a Silvana Lima. Outro destaque é a ubatubense Suelen Naraísa, revelada aqui no Paulista Amador.", ressalta Marcos Bukão, diretor técnico do Okdok Paulista.

"Aliás, várias tops do Brasileiro Profissional passaram pelo Paulista, como a Andréa Lopes, a Brigitte Mayer, a Juliana Guimarães. Essa nova geração tem tudo para evoluir muito e chegar com força no profissionalismo. No Paulista Okdok elas estão aprendendo, ganhando experiência", acrescenta Bukão.

O Okdok Paulista conta com mais três categorias, todas com os títulos em aberto - a open, a longboard (pranchões) e a master (acima dos 35 anos). O ubatubense Ricardo Toledo é um dos destaques, competindo nas três disputas e com chances de ser campeão open e master. Na 1ª disputa, as chances são maiores. Já entre os competidores veteranos, ele tem de vencer a etapa. O grande rival será o santista Almir Salazar, que venceu uma e foi vice nas outras duas provas neste ano.

O local das disputas será divulgado na sexta-feira pela Federação Paulista de Surf, em função das condições do mar. A expectativa é que mais de 150 atletas participem do evento.

O Okdok Paulista de Surf 2004 tem o patrocínio de Brisbane - Têxtil Santa Inês e Sticle Malhas. Co-patrocínio: Sthill, Hot Water, Tent Beach, Quiver, KYW, Styllos, SP Surf e Rip Wave. A etapa teve a colaboração das prefeituras de Santos, Guarujá, Praia Grande e São Sebastião e associações de surf locais. Organização da Federação Paulista de Surf.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "SURFE"Índice das publicações sobre "SURFE"
02/06/2017 - 08h50 Surfista se prepara para competições nacionais
26/11/2015 - 12h09 Maresias recebe o VII Black BeltChallenge de Surf
12/11/2015 - 10h04 Pâmella Mel estreia no Circuito Brasileiro
08/02/2014 - 07h12 3ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
29/01/2014 - 10h02 Pâmella Mel, 8, uma surfista prodígio
12/01/2014 - 10h01 2ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.