27/08/2025  03h50
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Economia e Negócios
05/03/2010 - 10h12
O que fazer primeiro: poupar ou pagar?
 
 

Muita gente se pergunta como começar a poupar, levando em conta os poucos recursos disponíveis e o orçamento apertado. Na visão da consultora de Saúde Financeira e Qualidade de Vida Suyen Miranda, a chave para começar é guardar dinheiro logo que se recebe o pagamento, e depois quitar as contas e dívidas existentes. "O mais comum é que as pessoas deixam para pagar a si mesmas, como poupança, somente depois que tudo foi pago, ou seja, ficou a sobra; a verdade é que raramente o dinheiro sobra já que sempre criamos novas formas de usar o dinheiro comprando coisas ou serviços que, se não houvesse esta sobra, não seriam adquiridos", explica Suyen.

Segundo ela, dinheiro é uma energia associada a valores que são atribuídos num contexto social e antropológico. "O dinheiro em notas e moedas que circula numa sociedade não está mais lastreado em ouro, como era no passado, mas na informação, na produção e na geração de recursos. E muitas vezes mais associado ao intangível conceito de quanto eu considero o valor de algum serviço ou objeto. Portanto, ele não tem como sobrar, porque se houve um excedente ele será absorvido em alguma demanda que pode não existir neste momento, mas facilmente será criada. Já viu que, quando você tem dinheiro nas mãos ele parece que "evapora facilmente"?", pergunta.

No entanto, a consultora explica que poupar primeiro não significa deixar de cumprir os compromissos financeiros pré estabelecidos, como o pagamento de contas de consumo, cartão, dívidas e outros aspectos de despesas fundamentais para a vida em sociedade. "As contas, dívidas e compromissos tem de ser pagos; entretanto, para que exista prosperidade é preciso poupar, guardar algum valor logo que o dinheiro tornar-se disponível em suas mãos, e depois ser usado para as contas e necessidades de seu cotidiano", explica a consultora.

E quando falta dinheiro para completar o mês, o que pode ser feito neste caso? Suyen explica que deve-se tentar fazer uma verba adicional sem que seja necessário tirar o dinheiro da poupança, pois fazendo isso nunca se terá o recurso para investir e ser financeiramente equilibrado. "Quem foi que produziu o dinheiro que você recebeu, senão você mesmo? Nada mais justo do que ser pago primeiro, na forma de uma poupança que seja de 5% do valor total, pelo menos para começar. Se faltar dinheiro para as contas veja o que você pode fazer para gerar mais renda e assim quitar o débito existente. Vale desde um trabalho extra a vender objetos obsoletos - para você, mas não para os outros - de modo que isso gere uma renda adicional. Quem se contenta em completar a renda abusando da poupança nunca sairá do desequilíbrio financeiro. A poupança é seu prêmio, por seu trabalho e conquistas. Deve ser usada sim, para algo relevante e que traga grande satisfação, desde a realização de um sonho até mesmo como um excelente investimento. Controle-se antes de sair usando a poupança para completar a despesa, reduza custos, negocie prazos e faça dinheiro adicional para que sua prosperidade seja efetivada. Lembre-se que no momento atual as pessoas estão em condições melhores em termos financeiros e há muita gente ofertando oportunidades de trabalho que talvez você ainda não tenha percebido para aumentar sua renda", finaliza a consultora.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "ECONOMIA E NEGÓCIOS"Índice das publicações sobre "ECONOMIA E NEGÓCIOS"
30/12/2022 - 05h36 Para crescer é preciso investir
27/12/2022 - 07h35 Crise e escuridão
20/12/2022 - 06h18 A inovação que o Brasil precisa
11/12/2022 - 05h50 Como funciona o treinamento de franqueados?
06/12/2022 - 05h49 Aplicações financeiras
05/12/2022 - 05h54 Cresce procura por veículos elétricos no Brasil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.