27/08/2025  03h14
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Informática e Internet
06/03/2010 - 10h00
Como educar os "nativos digitais"?
 
 
As crianças que nascem plugadas na internet

Você sabia? Seu filho pode ser um “nativo digital” - Como os pais devem proceder?

Crianças e jovens “banhados de bits” com o advento da internet, a partir do ano 2000, fazem nascer uma nova geração social-tecnológica.

De acordo com dados do IBGE, já existem aproximadamente 85 milhões de “nativos digitais” no Brasil formados por crianças e jovens que já nasceram plugados em computadores e conectados na internet.

Em breve, eles serão a grande parte da população brasileira. Com isso, pais e responsáveis precisam ter iniciativa e criatividade para lidar com este tema, pois acena por aí uma nova ordem social para esta geração on-line que às vezes nem sabe pronunciar palavras corretamente, no entanto, sabe melhor do que ninguém, conduzir um mouse.

A internet é considerada neutra e tem como base o mundo real, visto que retrata os problemas, mazelas e insuficiências do mundo; bem como oportunidades e benefícios, sendo assim, existem cuidados a serem abraçados por todos, principalmente pais e filhos. Já que neste mundo on-line há ensinamentos bons e ruins.

Segundo Don Tapscott – autor de Wikinomics e Grown Up Digital – há pelo menos 8 inovadoras normas que regem o comportamento desse ‘novo ser social’ – e a sociedade precisa estar atenta pois viver conectado e de maneira digital, já é natural para as crianças a partir dos 4 anos de idade.

“A grande questão vai além dos cuidados, restrições e o acompanhar da criança enquanto navega na internet. Esta é só a ponta do iceberg. Pois a maior e mais profunda demanda reside na adequada preparação desses jovens para a sociedade do amanhã. O futuro reserva um ambiente muito mais complexo e competitivo do que estamos acostumados. E é nossa responsabilidade exercer uma liderança que leve os ’nativos digitais’ com condições de viverem de maneira promissora nesse novo mundo” adverte o consultor e especialista Volney Faustini.

O que os pais devem fazer então?

Deixar os filhos soltos no universo internetês ou fazer a lição de casa?

A proposta de Volney Faustini, que se destacou com sua experiência ao participar da última Campus Party 2010 no meio dos 6.000 ’campuseiros’, todos ’nativos digitais’ e em sua grande maioria jovens, é passar aos pais e a sociedade em geral, uma visão abrangente do que é a nova vida digital – algo que está se desenhando para o futuro das crianças. Além de cuidados com os filhos cada vez mais acessíveis a esta navegação virtual, há muito mais a se prestar atenção. E para tanto, Volney apresenta em forma de “bate-papo” voltado a pais e educadores, temas essenciais como: dialogar, mergulhar, acompanhar, compartilhar, colaborar, respeitar e amar, que estão presentes no livro de própria autoria: “Filhos Seguros, Pais Tranqüilos” – Entendendo o potencial da internet e garantindo a integridade dos nativos digitais.

“Os jovens são muito rápidos, abraçam as inovações, reconhecem o valor da colaboração, e demandam por integridade no relacionamento humano. Por causa desse novo estilo de ser, observa-se pais e mães diante do dilema de aceitar o que é de fato natural e normal em suas crianças. E o mesmo acontece na escola com professores e educadores, e chega até o local de trabalho, com chefes, gerentes e empresários”, argumenta Faustini.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "INFORMÁTICA E INTERNET"Índice das publicações sobre "INFORMÁTICA E INTERNET"
26/01/2022 - 05h47 Agência Brasil explica o que são cookies
20/04/2021 - 06h28 Cyber segurança e os dados
11/02/2021 - 06h10 Dia da Internet Segura
03/08/2020 - 07h40 Brasil, o país do podcast
02/08/2020 - 06h25 Como evitar ataques cibernéticos em home office
27/06/2020 - 06h53 Como evitar ataques cibernéticos em home office
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.