13/09/2025  21h51
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Surfe
15/11/2004 - 10h02
Ricardinho Toledo é o novo campeão paulista
Fábio Maradei
 
Bicampeão brasileiro profissional assegurou novo título na etapa final do Okdok paulista 2004, no quebra-mar, em Santos.
 
Ivan Storti 
  O ubatubense Ricardo Toledo comemorando o título estadual da categoria open, durante a 4ª etapa do Okdok Paulista, em Santos.

Depois de ficar um ano totalmente parado, sem surfar, o ubatubense Ricardo Toledo deu a volta por cima. Não só voltou a competir em grande estilo, como acaba de faturar o título paulista de surf open. No domingo (dia 14) ele comemorou a nova conquista na 4ª e decisiva etapa do Okdok Paulista 2004, que está sendo disputada no Quebra-Mar, em Santos. A competição termina nesta segunda-feira (dia 15), com as finais sendo disputadas a partir das 12 horas e previsão de boas ondas.

Mesmo perdendo nas quartas-de-final, Ricardinho assegurou o caneco. Logo que soube da notícia, o competidor de 36 anos e que já faz parte da história do surf nacional, por ser bicampeão brasileiro profissional, ligou para a sua mulher, Mari, para compartilhar a alegria. "Estou numa alegria tamanha. É engraçado, porque nunca tive carreira amadora e agora aos 36 anos tive a chance de ser campeão open", disse Ricardinho, que tinha abandonado as competições oficiais em 2000 e conquistado o seu último título em 1995, justamente o bicampeonato brasileiro profissional.

No ano passado, ele ficou totalmente "de molho" em função de uma hérnia de disco, ocasionada numa prova de triathlon. "Pensei em operar, mas Deus foi me curando. Esse ano nem pensava em títulos, vitórias. Entrei mesmo para competir na master. Eu estava parado um ano e voltando aos poucos e queria me divertir com o pessoal mais das antigas. Daí surgiu a oportunidade de competir na open e encarei", comentou o novo campeão, que enfrentou na open surfistas até mais de 20 anos mais jovem do que ele.

"Estou muito feliz e correndo atrás de um patrocínio para levar a sério as disputas em 2005. Não penso em voltar a competir como profissional, mas vou dar seqüência no Okdok e tentar mais títulos", revelou. Vale destacar que ele é o único competidor que disputou três categorias no Okdok. Nesta segunda-feira, ele ainda compete com chances de faturar o título master. Para isso terá de vencer a etapa. O caminho vem sendo bem feito e no domingo ele garantiu a melhor nota do evento, uma onda 9 pontos e ainda foi beneficiado com a eliminação do líder do ranking, o santista Almir Salazar, nas quartas-de-final.

"Como falei, a master era o meu objetivo e agora fiquei mais animado ainda. Está tudo nas mãos de Deus. Que seja feita a vontade Dele. A possibilidade está aí e vamos ver o que vai dar", acrescentou Ricardinho, que já tem "herdeiros" seguindo sua trajetória. O mais velho, Matheus, de 13 anos, tem no currículo quatro títulos paulistas, dois petit e dois estreantes. Filipe, de 9 anos foi campeão estadual petit este ano. "O David está com cinco anos e começando a competir. A Sofia tem quatro e surfa comigo no longboard. Não é assídua, mas gosta", contou o novo campeão open.

Ainda na open, outro destaque foi o santista Alessandro Mariano. Ele garantiu a melhor nota da categoria, 8,75 pontos e aparece como cotado à vitória na etapa. "Vim mais para me divertir, porque a etapa está sendo aqui em Santos. Estou me sentindo bem, achei as ondas e espero continuar bem", frisou. No feminino, a também santista Gisele Garcia, mostrou conhecer bem as ondas locais e busca a sua 1ª vitória no Paulista. "Esse ano fui campeã santista e seria muito bom fechar o ano com uma vitória importante em casa", disse.

CRONOGRAMA - A competição segue nesta segunda-feira, às 9 horas, com a categoria longboard, onde o guarujaense Adriano Melo, o Alemão é o favorito e disputa o título contra Carlos Bahia, de São Sebastião. As finais das quatro categorias serão realizadas a partir das 12 horas, com a premiação prevista para às 13h30.

O Okdok Paulista de Surf 2004 tem o patrocínio de Brisbane - Têxtil Santa Inês e Sticle Malhas. Co-patrocínio: Sthill, Hot Water, Tent Beach, Quiver, KYW, Styllos, SP Surf e Rip Wave. A etapa tem a colaboração da Prefeitura de Santos e Quebra-Mar Surf Clube. Organização da Federação Paulista de Surf.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "SURFE"Índice das publicações sobre "SURFE"
02/06/2017 - 08h50 Surfista se prepara para competições nacionais
26/11/2015 - 12h09 Maresias recebe o VII Black BeltChallenge de Surf
12/11/2015 - 10h04 Pâmella Mel estreia no Circuito Brasileiro
08/02/2014 - 07h12 3ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
29/01/2014 - 10h02 Pâmella Mel, 8, uma surfista prodígio
12/01/2014 - 10h01 2ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.