26/08/2025  15h30
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Economia e Negócios
18/07/2010 - 13h12
Empreendedorismo na web desde a infância
 
 

Marcos Passos vive da Internet desde criança, quando ganhou seu primeiro computador, em 2003. Hoje, dirige uma rede social destinada a editar livros digitais sob demanda - a Bookess – e exibe um currículo pouco comum para um rapaz de apenas 20 anos. No ar desde 2008, a Bookess (www.bookess.com), criada pelo próprio Marcos e por seu sócio Marcelo Cazado, oferece 2 mil títulos para downloads gratuitos, conta com 6 mil usuários e tem cerca de 10 mil acessos mensais.

Fluminense radicado em Florianópolis - sede da Bookess -, Marcos começou a usar a Internet aos 13 anos e, desde então, descobriu que a rede não era só um passatempo, mas um ambiente propício para negócios e inovações. Assim, ainda na pré-adolescência, passou a fazer sites e um deles, o Nemesis School - sobre animes e mangás (desenhos e quadrinhos japoneses) – chegou a ser um dos 50 mais acessados do País, com cerca de 50 mil visitas diárias. Para pagar os custos, o jovem resolveu buscar publicidade e assim tornar seu empreendimento rentável. Resultado: logo passou a receber cheques mensais de US$ 2 mil do Google em envelopes com a tarja Confidencial.

Aos 16 anos, Marcos já era considerado um profissional e comandava uma equipe de 35 profissionais. “Descobri que o site não tinha mais para onde ir e busquei novos desafios”, afirma Marcos, que resolveu abrir a Bookess quando ainda estava no segundo ano do curso de Ciência da Computação e era estagiário. Nessa época, decidiu “demitir” seu coordenador de estágio, que não cumpria os prazos, e iniciou uma pesquisa sobre empresas e modelos de planos de negócios. “Eu tinha uma boa idéia, mas não bastava”, observa. “Era preciso mostrar que ele poderia dar dinheiro”.

Foi em busca de novos negócios que Marcos trocou a cidade de Campos dos Goytacazes, no interior do Rio, por Florianópolis, onde fica a incubadora Midi Tecnológico, que hoje abriga a Bookess, com financiamento do grupo Floripa Angels. Ali toca seu empreendimento em sociedade com o economista carioca Marcelo Cazado, de 32 anos, um experiente executivo com mestrado na Sussex University (Inglaterra) e passagens por empresas como a Promon e Coca-Cola. Juntos eles criaram a Bookess e juntos planejam seu crescimento no mercado de livros e leitores digitais, um setor que, segundo a consultoria Global Industry Analysts, pode gerar US$ 9,5 bilhões em 2010.

Desde que se tornou um homem de negócios da Internet, Marcos procura levar uma vida como qualquer jovem de sua idade. Ouve música - especialmente MPB e “rock leve” -, já jogou vôlei e futebol, lê romances, mas passa a maior parte do tempo diante do computador. Quando não está trabalhando ou se mantendo atualizado sobre tecnologia, mantém contato com os amigos “não técnicos” pelo Orkut. Tem twitter e blog, mas hoje falta tempo para atualizá-los.

O projeto de Marcos e seu sócio é consolidar a Bookess que, já em março deste ano, ocupava o 6º lugar do ranking de sua categoria no twitter. Para ele, o resultado obtido até agora é fruto da divulgação das inovações relacionadas ao mercado editorial, com a publicação de bons livros e apresentação dos lançamentos literários de diversas editoras.

Sobre a Bookess

Bookess é uma rede social que edita livros sob demanda. Em seu site, o internauta pode criar seu próprio livro ou distribuí-lo em todo o mundo, sem restrições e gratuitamente. A empresa foi criada com o objetivo de proporcionar uma boa leitura em qualquer lugar – em casa, no escritório, no hotel ou em um fim de semana na praia, enfim, onde houver uma conexão com a Internet. “Você também pode ler os livros do site em seu e-reader. Basta para isso baixar os livros para seu dispositivo móvel”, explica Marcelo Cazado.

Para Marcelo, o sistema de leitura que simula a realidade pode tornar prazeroso o ato de ler um livro virtual, pois as páginas são passadas como se fosse um livro de verdade. Caso o leitor fique cansado, é só marcar a página e continuar a hora que quiser e onde estiver.

A Bookess depende de seus usuários para o funcionamento. São eles que criam, editam, contribuem e comentam os livros presentes aqui. Tudo de uma forma simples, rápida e gratuita. Além da possibilidade de criação de livros, o Bookess também proporciona um círculo de amizades entre pessoas com o mesmo objetivo. Trata-se da Comunidade Bookess, onde os usuários se relacionam, conversam, trocam idéias e fazem novas amizades!

A estrutura para criação de livros permite a publicação de livros convencionais, gibis, mangás, livros didáticos, entre outros. A Bookess também possui uma ferramenta para divulgação em websites, blogs e afins. Trata-se do Embeddable Book que disponibiliza uma prévia do seu livro e faz a conexão entre o usuário do seu site e seu livro.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "ECONOMIA E NEGÓCIOS"Índice das publicações sobre "ECONOMIA E NEGÓCIOS"
30/12/2022 - 05h36 Para crescer é preciso investir
27/12/2022 - 07h35 Crise e escuridão
20/12/2022 - 06h18 A inovação que o Brasil precisa
11/12/2022 - 05h50 Como funciona o treinamento de franqueados?
06/12/2022 - 05h49 Aplicações financeiras
05/12/2022 - 05h54 Cresce procura por veículos elétricos no Brasil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.