20/03/2026  10h44
· Guia 2026     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Política
29/11/2004 - 06h23
Fundo incentivaria construções para baixa renda
Juliana Andrade - ABr
 

Possibilitar o acesso da camada mais carente da população brasileira à moradia digna é um dos principais pontos da Política Nacional de Habitação (PNH), que faz parte da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU). Cerca de 83% do déficit habitacional brasileiro se concentra nas famílias com renda mensal de até três salários-mínimos. Grande parte dessa população vive em áreas de risco ou assentamentos precários, como favelas. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em todo país, existem cerca de 3,9 mil favelas.

As estratégias definidas pelo governo federal para enfrentar problemas nas áreas de moradia, saneamento, transporte, trânsito e planejamento territorial estão sendo apresentadas nesta semana durante seminário promovido pelo Ministério das Cidades.

Na área de habitação, o objetivo do governo é acabar com o déficit habitacional, estimado em cerca de 7,2 milhões de domicílios. Um dos princípios da Política Nacional de Habitação (PNH) é que a moradia digna é vetor de inclusão social, com a garantia de acesso à infra-estrutura e saneamento.

Segundo o secretário nacional de Habitação, Jorge Hereda, para atender o público de baixa renda, a idéia é usar recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social. O Fundo será criado por meio de projeto que já foi aprovado no Senado e está em tramitação na Câmara. "Com a criação do Fundo, será possível dar um salto no que se refere à construção de habitações para a população de baixa renda", destacou Hereda.

O Fundo vai centralizar recursos provenientes do Orçamento Geral da União, destinados ao subsídio, para a realização de programas voltados para a população de menor renda. Segundo o ministro das Cidades, Olívio Dutra, em termos de qualificação de moradias, o governo federal já atendeu 882 mil famílias, desde o início de 2003, e a expectativa é beneficiar outras 620 mil famílias, em 2005. "Em 90% dos casos, a preferência foi dada a famílias com renda entre um e cinco salários mínimos", destacou Dutra.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "POLÍTICA"Índice das publicações sobre "POLÍTICA"
24/12/2022 - 06h31 Congresso rejeita vetos presidenciais à LDO 2023
19/12/2022 - 06h27 Governo Lula terá 37 ministérios, diz Rui Costa
30/11/2022 - 05h16 PEC da Transição é formalizada no Senado
31/08/2022 - 05h49 Eleições 2022: saiba o que faz um senador
23/12/2021 - 05h58 Orçamento de 2022 é aprovado pelo Congresso
02/12/2021 - 06h06 Presidente Bolsonaro assina filiação ao PL
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2026, UbaWeb. Direitos Reservados.