26/08/2025  10h07
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Geral
18/09/2010 - 08h04
Inverno termina com muitos contrastes
 
 
Primavera de 2010 começa no dia 23 de Setembro; frio será cada vez mais raro, segundo a Climatempo

O inverno de 2010 foi de muitos contrastes, fez frio em junho, calor em julho e agosto começou frio e terminou muito quente, segundo a Climatempo. Agora em setembro uma frente fria passou justamente no feriado de sete de setembro para começar a mudar o padrão do tempo. Choveu entre os dias 06 e 07 de setembro em áreas do Paraná, de São Paulo e de Minas Gerais que estavam com mais de 50 dias sem pancadas de chuva. Mas o padrão de tempo seco não está totalmente quebrado, relata Patrícia Madeira, meteorologista da Climatempo.

Na maior parte do Centro-Oeste do Brasil, no norte de Minas Gerais, no interior da Bahia e no Tocantins ainda não choveu. E não há previsão de pancadas de chuva até o fim do inverno, que vai até às 00h09 do dia 23 de setembro quando começa a nova estação “Primavera”, avisa Patricia. Até lá apenas o Rio Grande do Sul, o leste de Santa Catarina, do Paraná e de São Paulo e o Rio de Janeiro devem ter aumento de umidade com a passagem de uma frente fria. Nas outras áreas do Sul e do Sudeste, no Centro-Oeste e na maior parte do Norte e do Nordeste chove pouco até o fim de setembro.

A expectativa agora é quanto ao clima na Primavera. Estamos sob o domínio da La Niña, o resfriamento anormal das águas do Pacífico Equatorial, que normalmente aumenta a chuva no Nordeste do Brasil, e diminui a umidade no Sul. Mas este ano as coisas podem ser um pouco diferentes, informa a meteorologista.

A Primavera é a estação de transição entre o Inverno, que tem características de tempo frio e seco, e o Verão, que normalmente é quente e úmido no centro-sul do Brasil, ou seja, a Primavera é uma mistura das duas estações, explica Madeira.

Até dezembro vamos intercalar períodos secos com períodos úmidos. O frio vai ficando cada vez mais raro, e não são esperadas mais geadas que possam trazer prejuízos, especialmente para a agricultura.

Em outubro e em novembro o calor costuma ser marcante, especialmente nos dias em que a nebulosidade é esparsa. Com a proximidade do verão os dias vão ficando cada vez mais longos, o que proporciona cada vez mais horas de sol (insolação). O verão começa no dia 21 de dezembro, com o dia mais longo e a noite mais curta do ano.

Ao longo da primavera as chuvas deixam de ocorrer exclusivamente com a passagem de frentes frias e a partir de outubro voltam a ocorrer pancadas de chuva que são resultado do tempo abafado. Embora ainda na Primavera, é comum dar-se o nome de “chuva de verão” a estas pancadas. Elas são rápidas, ocorrem sempre à tarde ou à noite, e são bem volumosas. Nas grandes cidades elas causam muitos transtornos, mas são necessárias para a elevação do nível das represas (que caem muito durante a estiagem de Inverno) e para a melhoria da qualidade do ar, finaliza Patrícia Madeira.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "GERAL"Índice das publicações sobre "GERAL"
31/12/2022 - 07h26 Aviso da revista eletrônica O Guaruçá
26/12/2022 - 07h43 Pais são obrigados a vacinar crianças?
25/12/2022 - 06h43 Então é Natal! E o que você fez?
16/12/2022 - 05h31 Poupatempo Digital oferece serviços da Jucesp
02/12/2022 - 06h43 Museu do Ipiranga prorroga gratuidade de ingressos
28/11/2022 - 06h19 Seguro é planejamento
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.