13/09/2025  19h46
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Surfe
07/12/2004 - 08h13
Os dois mais novos campeões ubatubenses
Fábio Maradei
 
Ricardo Toledo e Jahia Bettero são os campeões estaduais de surf universitário de 2004. Eles conquistaram os títulos na open e feminina no Volcom Paulista na praia de Camburi, em São Sebastião (SP).
 
Ivan Storti 
  A dupla de campeões de Ubatuba no Volcom Paulista de Surf Universitário na praia de Camburi, em São Sebastião (SP), Jahia Bettero e Ricardo Toledo.

Os ubatubenses Ricardo Toledo e Jahia Bettero, ambos da Faculdades Integradas Módulo, e o paulistano Michel Cardoso, da Mackenzie, garantiram os títulos de campeões estaduais no Volcom Campeonato Paulista de Surf Universitário 2004, disputado sábado e domingo (dias 4 e 5) na praia de Camburi, em São Sebastião. Os três comemoraram as conquistas em meio a muita festa, característica principal do evento, que realizado sob muito sol, calor e ondas de meio metro.

Surfista mais velho do evento, aos 36 anos, e ex-bicampeão brasileiro de surf profissional, Ricardinho Toledo foi o melhor da open, em sua temporada de estréia na categoria. Jahia, depois de ser vice-campeã ano passado, garantiu o seu 1º título na carreira, numa final emocionante. Já Michel, mesmo competindo com uma prancha com o bico quebrado, entrou para a história ao ser o primeiro bicampeão paulista universitário, feito conquistado na categoria paulistana (exclusiva para atletas que moram e estudam na capital e no Grande ABC).

Das três categorias, a open chamou a atenção pela participação de surfistas que já atuaram em campeonatos profissionais, inclusive o Circuito Mundial WQS. Em sua primeira participação como universitário, Ricardinho, aluno de Educação Física, protagonizou um show de surf. Depois de quase ficar de fora dos classificados para semifinal, ele foi o melhor nas fases finais. Na grande decisão, ele abriu grande vantagem sobre os rivais, com duas ondas boas, notas 6 e 8 e não foi mais alcançado.

Só foi ameaçado no último minuto por outro ex-profissional, Alexandre Sasaki, da Faculdade de Bertioga, mas que precisava de 9,01 pontos e ficou com 7,25. Os dois já tinham apresentado grandes performances na semifinal. "Não sei como explicar essa sensação maravilhosa de voltar a conquistar títulos. A única explicação é que depois de tanta coisa errada que fiz na vida e quando era profissional, coloquei na minha vida a mão de Deus e Ele está me guiando", afirmou Ricardinho, que depois de parar de competir e, inclusive, de surfar totalmente ano passado, voltou às disputas este ano e também foi campeão paulista open e vice estadual master.

"Minhas pretensões este ano eram de voltar aos poucos. Estou mais do que feliz e tenho de agradecer muito aos meus patrocinadores, o Luciano Leão e ao Alexandre Moliterno que tem feito pranchas ótimas, a High Point, a Faculdade Módulo e ao Rei do Marmitex, que tem alimentado a família Toledo. E, é claro, a Deus, que tem me dado à oportunidade de voltar a surfar, competir e vencer", destacou Ricardinho.

Para 2005, ele não pretende mudar o seu foco, continuando no Volcom Universitário, no Okdok Paulista. "Talvez eu dispute também o Brasileiro Master. Acho que está muito bom. Para quem não tinha perspectiva de voltar, três objetivos, com chances de títulos está bom. Vou me preparar mais, perder uns quilos e entrar no ritmo de competição, sem parar de trabalhar na Escolinha de Surf de Ubatuba", afirmou Ricardinho, que foi o melhor do País entre os profissionais em 1991 e 95. "Também vou continuar estudando. Sou meio bagunceiro, mas um bom aluno. Passei direto para o segundo ano", brincou.

O vice-campeão open também ficou satisfeito com a sua estréia. Aluno de Turismo, ele estava afastado das competições desde 1998. "Valeu demais. Estava parado, sem competir, sem treinar e competi com a mesma prancha que usava 10 anos atrás. Ganhei motivação e quero voltar preparado em 2005", ressaltou Sasaki, neto de japoneses (sansei) e que competiu com uma prancha fazendo alusão aos dois países, com metade pintada com a bandeira do Brasil e a outra parte com a do Japão.

Dois alunos que acabam de passar para o último ano de Educação Física na Unimonte, Vinicius Bico, de São Vicente, e Rafael Carvalho, também de Bertioga, completaram o pódio. Vinicius, que foi campeão paulista em 2002, foi o 3º colocado e no sábado faturou a Volcom Air Show, uma disputa especial onde só valiam os aéreos, a manobra mais radical do surf moderno. Já Rafael, que foi o melhor na fase inicial, terminou em 4º lugar.

Já na paulistana, Michel, estudante de Administração em Comércio Exterior, faturou a vitória nos últimos cinco minutos de bateria, enquanto a disputa estava entre João Carlos Chaves (Turismo / UniSantana), atual campeão paulistano, e Guilherme Decanini (Marketing / Anhembi-Morumbi). Sempre animado, Michel driblou as adversidades para vencer. Na sexta-feira, dormiu no carro, por não ter onde se hospedar. Já no sábado, conseguiu uma vaga no sofá da sala de João Carlos Chaves, e ainda teve de competir com a prancha quebrada no bico.

"Na hora, ela era a melhor prancha do Mundo. O importante é que venci. Estou muito feliz", afirmou Michel, de 22 anos, que trabalha numa sex shop. "A gente tem de se virar", comentou o atleta. Vale lembrar que por muito pouco ele não ficou fora da decisão.

Na semi, ele garantiu a classificação contra Pedro Regatieri (Direito / Unip), por apenas um décimo. "Foi um sufoco", lembrou Michel, que no domingo teve o importante apoio do pai, Pedro, que também é surfista. "Ele me deu a maior força", acrescentou. João Carlos Chaves foi o vice-campeão, deixando em 3º lugar Guilherme Decanini e em 4º Danillo Rebelo (Propaganda e Marketing / Unip), grande revelação da etapa e melhor na fase inicial.

PRAIA DE SORTE PARA A FAMÍLIA BETTERO - Na final feminina, que empolgou o público presente, Jahia Bettero, também aluna de Educação Física na Módulo, garantiu a vitória no último minuto. Orientada por Ricardo Toledo, ela mudou de "pico" e achou a onda para virar o resultado, garantindo 6,75 pontos.

"Foi o Ricardinho que me mostrou o lugar certo. Não estava acertando e a onda veio. Essa praia dá sorte para a minha família. Quero mais campeonatos aqui", vibrou Jahia, lembrando que no domingo anterior, também em Camburi, o seu irmão, Hizunomê Bettero, uma das grandes revelações do surf profissional brasileiro, venceu a etapa final do Billabong Pro Júnior.

Na disputa pela vitória, Patrícia Oliveira, a Ticinha (Turismo / Universidade Brás Cubas), que tinha sido a melhor na fase de classificação, saiu na frente, liderando quase toda a bateria. Faltando um minuto e 30 segundos para terminar, Jahia virou o resultado. "Foi uma disputa boa. Cheguei perto, mas ano que vem volto. Queria muito vencer aqui, na minha cidade", comentou a vice-campeã, que mora na praia de Maresias. Fabiana Barbosa, de Praia Grande, aluna de Ciências Biológicas na Unesp, ficou em 3º lugar, com Carolina Resende, outro talento local e aluna de Educação Física na Universidade Mogi das Cruzes, na 4ª colocação.

"Tivemos um campeonato forte, com astral e, claro com espírito jovem e muita alegria, marcas registradas no Universitário. Em 2005, o Volcom Paulista de Surf Universitário voltará com força total, com três etapas nos principais "picos" do litoral paulista", ressaltou um dos organizadores do evento, Thiago Ferrão.

Os vencedores ganharam kits da Volcom, Reef e Nixon. O campeonato teve o patrocínio da Volcom. Co-patrocínio da Nixon, Reef e Star Point. Realização do Ibrasurf, com apoio da Associação Paulista de Surf Universitário, Federação Paulista de Surf, Disk Surf, Prefeitura e Associação de Surf de São Sebastião e Associação de Surf da Praia de Camburi (Ascam).

RESULTADOS FINAIS

CATEGORIA OPEN
1 - Ricardo Toledo (Ubatuba) - Educação Física / Faculdades Módulo
3 - Alexandre Sasaki (Bertioga) - Turismo / Faculdades Bertioga
3 - Vinícius "Bico" Batista (São Vicente) - Educação Física / Unimonte
4 - Rafael Carvalho (Bertioga) - Educação Física / Unimonte
5 - Daniks Fischer (São Vicente) - Jornalismo / Unimonte
6 - Lucas Felipe (Bertioga) - Turismo / Faculdades Bertioga
7 - Missilvano Alves (Bertioga) - Educação Física / Unimes
8 - Rodrigo Andrade (Itanhaém) - Educação Física / Unimes

CATEGORIA PAULISTANA
1 - Michel Cardoso (São Paulo) - Administração em Comércio Exterior / Mackenzie
2 - João Carlos Chaves (São Paulo) - Turismo / Unisantana
3 - Guilherme Decanini (São Paulo) - Marketing / Anhembi Morumbi
4 - Danillo Rebelo (São Paulo) - Propaganda e Marketing / Unip
5 - Pedro Regatieri (São Paulo) - Direito / Unip
6 - Netuno Santana (São Paulo) - Administração e Marketing / Anhembi-Morumbi
7 - Daniel Gonçalves (São Paulo) - Educação Física / Universidade Ibirapuera
8 - Carlos Tizon (São Paulo) - Engenharia Civil / FEI

CATEGORIA FEMININA
1 - Jahia Bettero (Ubatuba) - Educação Física / Faculdades Módulo
2 - Patrícia "Ticinha" Oliveira (São Sebastião) - Turismo / Universidade Brás Cubas
3 - Fabiana Barbosa (Praia Grande) - Ciências Biológicas / Unesp
4 - Carolina Resende (São Sebastião) - Educação Física / UMC
5 - Tatiana Dias (São Paulo) - Propagada e Marketing / Unip
6 - Samira Amaral (Ubatuba/ Santos) - Propaganda e Marketing / Unimonte
7 - Mariana Moreli (São Paulo) - Hotelaria / FAAP
8 - Luara Munholi (São José dos Campos) - Engenharia Ambiental / Univap

VOLCOM AIR SHOW - Vinícius "Bico" Batista - Educação Física / Unimonte

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "SURFE"Índice das publicações sobre "SURFE"
02/06/2017 - 08h50 Surfista se prepara para competições nacionais
26/11/2015 - 12h09 Maresias recebe o VII Black BeltChallenge de Surf
12/11/2015 - 10h04 Pâmella Mel estreia no Circuito Brasileiro
08/02/2014 - 07h12 3ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
29/01/2014 - 10h02 Pâmella Mel, 8, uma surfista prodígio
12/01/2014 - 10h01 2ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.