13/09/2025  19h44
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Surfe
08/12/2004 - 06h11
Etapas finais do WCT masculino e feminino no Havaí
João Carvalho
 
Carioca Bruno Santos disputa as triagens que devem começar nesta quarta-feira em Pipeline.

Um total de 40 surfistas vai disputar as triagens em busca das duas últimas vagas para participar do Rip Curl Pro Pipeline Masters, que fecha a temporada mundial até o dia 20 de dezembro em Banzai Pipeline. A maioria dos inscritos é do Havaí, mas alguns surfistas de outros países patrocinados pela Rip Curl, como o carioca Bruno Santos, também vão competir no The Rip Curl Code STL Trials, que deve começar nesta quarta-feira no templo sagrado do esporte. Também entre os dias 08 e 20 de dezembro será realizada a etapa final do WCT Feminino no Havaí, mas só que na Ilha de Maui, onde Tita Tavares (CE) e Jacqueline Silva (SC) estarão brigando para terminar entre as top-5 do ranking mundial no Billabong Girls em Honolua Bay.

A batalha principal será contra as australianas Layne Beachley e Chelsea Georgeson, que roubaram a terceira e quarta posições das brasileiras no ranking durante a penúltima etapa realizada em Haleiwa Beach, na Ilha de Oahu. Nessa prova, a peruana Sofia Mulanovich se tornou a primeira surfista da América do Sul a faturar o título máximo do surfe mundial. Jacqueline Silva foi barrada nas semifinais e caiu da terceira para a sexta colocação no ranking. Tita Tavares ficou em quarto lugar na grande final e ainda desceu do quarto para o quinto lugar. A ex-campeã mundial Layne Beachley venceu o Roxy Pro de Haleiwa e assumiu a terceira posição na classificação geral, atrás apenas da havaiana Rochelle Ballard e da nova número 1 do mundo, Sofia Mulanovich.

A catarinense Jacqueline Silva está escalada na bateria inaugural do Billabong Girls Maui com as australianas Laurina McGrath e Pauline Menczer, enquanto Tita Tavares disputa as duas últimas vagas diretas para a terceira rodada da competição na sexta bateria, contra a havaiana Keala Kennelly e a australiana Melanie Redman-Carr. Ninguém é eliminada nesta primeira fase e as que ficarem em último lugar nas baterias disputam uma repescagem para completar os confrontos da terceira fase.

Na categoria masculina, o título mundial também foi definido por antecipação no Nova Schin Festival WCT Brasil 2004 e Andy Irons agora parte atrás de um outro tricampeonato, o da Tríplice Coroa Havaiana. Ele venceu a etapa final do WQS encerrada no último sábado em Sunset Beach e subiu para a terceira posição na classificação geral desta competição, atrás apenas do também havaiano Sunny Garcia e do australiano Phillip MacDonald, que lidera esta disputa após os dois primeiros desafios do fechamento da temporada no Havaí.

Já os brasileiros brigam na outra ponta da tabela, com Neco Padaratz (SC), Guilherme Herdy (RJ) e Victor Ribas (RJ) tentando confirmar suas permanências na elite mundial entre os 27 que são mantidos pelo ranking da divisão principal. O Neco já tem sua vaga confirmada com o inédito bicampeonato mundial consecutivo do WQS sacramentado em Sunset Beach, mas se ingressar entre os 27 garante a entrada do pernambucano Bernardo Pigmeu na elite mundial e ainda pode classificar o baiano Armando Daltro entre os 15 que sobem pela divisão de acesso.

Mas a situação mais complicada é de Herdy e Ribas, que no momento estão perdendo suas vagas na elite mundial e suas últimas chances são agora em Banzai Pipeline. Neco é o 28º colocado no ranking atual do WCT, Vitinho é o 29º e o Guilherme divide a trigésima posição com o australiano Trent Munro e com o havaiano Bruce Irons, irmão mais jovem do tricampeão mundial, que também vai tentar confirmar sua permanência entre os top-27 do WCT no Rip Curl Pro Pipeline Masters.

As baterias das triagens devem ser iniciadas nesta quarta-feira, já que a previsão é de boas ondas em Banzai Pipeline. O carioca Bruno Santos está escalado junto com o espanhol Pablo Gutierrez e o norte-americano Rob Machado na oitava e última bateria da segunda fase do Rip Curl Code STL Trials. Serão 40 atletas disputando as duas últimas vagas para o evento principal, pois os outros dois wildcards já foram confirmados para os havaianos Jamie O’Brien e Pancho Sullivan, atletas da Equipe Rip Curl.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "SURFE"Índice das publicações sobre "SURFE"
02/06/2017 - 08h50 Surfista se prepara para competições nacionais
26/11/2015 - 12h09 Maresias recebe o VII Black BeltChallenge de Surf
12/11/2015 - 10h04 Pâmella Mel estreia no Circuito Brasileiro
08/02/2014 - 07h12 3ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
29/01/2014 - 10h02 Pâmella Mel, 8, uma surfista prodígio
12/01/2014 - 10h01 2ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.