26/08/2025  04h54
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Informática e Internet
04/11/2010 - 13h00
Antivírus - É a cultura que precisa mudar
 
 
Vai chegar o momento em que ter um antivírus de qualidade será tão natural quanto usar o cinto se segurança

Por que comprar uma licença antivírus se existem tantos softwares gratuitos na Internet? Por que investir em solução de segurança de dados em uma empresa, se já há despesas consideráveis?

A dúvida é comum, mas antes de qualquer tentativa de resposta é importante refletir sobre nossa vivência na era tecnológica. A imersão nesse cotidiano é tamanha, que às vezes nos esquecemos o quanto todas essas transformações são recentes em nossa vida.

Devido aos avanços em ritmo exponencial da área da tecnologia é muito compreensível que haja uma tendência a acreditar que o tempo passa mais rápido. Por isso causa tanta estranheza lembrar-se, por exemplo, que a Internet surgiu nas décadas de 60 e 70, mas somente foi popularizada nos anos 90!

E a criação de novas culturas leva tempo. Hoje qualquer criança sabe que todos devem usar o cinto de segurança no carro, mas há bem pouco tempo atrás isso não era algo assim tão óbvio. A informação precisa ser transformada em conhecimento. À medida que computadores tornam-se quase extensões de nós mesmos, questões referentes a eles são levantadas. Afinal, novas soluções são embutidas de novos problemas.

Tão rápido quanto os avanços, também está a criação de novas ameaças. Instalar um software sem custos é fazer as pazes com a consciência, mas os efeitos podem não ser os esperados.

Baixar um antivírus grátis para sua máquina pode até ser prático, mas ao se adquirir esse produto livre qual a garantia o usuário pode ter? Na verdade ele não tem, pois não está respaldado. Às vezes tais soluções oferecem até mesmo atualizações online, o que aumenta mais a confiabilidade do internauta, mas não é aí que mora a principal a questão. O importante é que haja a certeza da qualidade e eficiência do software, além do amparo de um bom suporte técnico e a assistência da empresa que está por trás. Pior que a insegurança, só mesmo a falsa sensação de segurança. Parece óbvio proteger informações confidenciais, arquivos sigilosos de uma empresa ou de grande valor pessoal, como fotos de uma viagem ou textos acadêmicos, entretanto não é.

É nesse ponto que entra novamente o conceito de cultura. As pessoas precisam não apenas entender, como também incorporar a ideia do quanto um antivírus de qualidade para sua máquina pessoal ou a rede de computadores de sua empresa é imprescindível nos dias de hoje, tal qual protegemos a nós mesmos quando dirigimos. A comparação pode soar exagerada, contudo não é isso que nos mostram os noticiários.

Um crime digital pode ser tão danoso quanto um acidente. Apropriação de dados confidenciais de uma pessoa, como senhas bancárias e número de cartão de crédito e quando entramos no mérito de invasões ao acervo digital de uma empresa, que é um patrimônio? Quando a sociedade despertar para esse fato haverá a absorção de mais um item indispensável em nossa lista diária de cuidados.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "INFORMÁTICA E INTERNET"Índice das publicações sobre "INFORMÁTICA E INTERNET"
26/01/2022 - 05h47 Agência Brasil explica o que são cookies
20/04/2021 - 06h28 Cyber segurança e os dados
11/02/2021 - 06h10 Dia da Internet Segura
03/08/2020 - 07h40 Brasil, o país do podcast
02/08/2020 - 06h25 Como evitar ataques cibernéticos em home office
27/06/2020 - 06h53 Como evitar ataques cibernéticos em home office
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.