14/05/2025  23h54
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Arte e Cultura
08/12/2004 - 18h15
Livro: Planejamento Urbano e Ativismos Sociais
Katia Saisi e Renata Franco
 
Dinâmica das cidades contemporâneas, problemas e soluções.
 
Divulgação 
  Capa do livro Planejamento Urbano e Ativismos Sociais.

Quando se fala no enfrentamento das dificuldades observadas nas cidades é comum que se pense no planejamento como a grande solução. A mensagem implícita é que, se houvesse planejamento, todos os problemas estariam resolvidos: do trânsito, do meio ambiente, até mesmo da multiplicação de favelas e loteamentos. Planejamento Urbano e Ativismos Sociais, de Glauco Bruce Rodrigues e Marcelo Lopes de Souza, analisa as formas como os problemas urbanos, especialmente aqueles das grandes cidades, têm sido enfrentados e como podem ser superados.

A obra revela que algumas visões correntes estariam equivocadas. Para os autores, planejamento e gestão urbanos não devem ser vistos como atividades redutíveis à ação do Estado, mas, ao contrário, devem ser também de responsabilidade direta da sociedade civil. Apontam ainda que os ativismos sociais, como protagonistas da produção do espaço urbano, precisam ser autores de estratégias e planejamentos alternativos, e não apenas críticos.

O estudo inicia pela distinção entre planejamento e gestão urbanos. O primeiro é uma atividade que remete sempre para o futuro, é uma forma de tentar prever a evolução de um fenômeno, e, a partir daí, procurar se precaver contra problemas. Já a gestão é a administração de determinadas situações dentro de uma conjuntura, com os recursos disponíveis no presente, tendo em vista as necessidades imediatas. Também é analisada a dinâmica da sociedade civil, sob a forma dos ativismos sociais que são a maneira das pessoas se organizarem e se colocarem como participantes ativos na sociedade.

O livro revela que estão surgindo novas formas de mobilização e organização popular. Essas experiências, por serem recentes, ainda não se consolidaram efetivamente no debate político sobre a cidade, mas têm um grande potencial e podem se transformar em importantes agentes na construção de novas propostas de organizar o espaço urbano. Os autores destacam duas dessas experiências: o Movimento de Trabalhadores Sem-Teto e o hip hop. Por fim, observam que os problemas das cidades são a manifestação local de problemas regionais, nacionais e até mesmo internacionais. Por isso, é necessário pensar e agir em muitas escalas, simultaneamente.

Sobre os autores - Marcelo Lopes de Souza é coordenador do Núcleo de Pesquisas sobre Desenvolvimento Sócio-Espacial na UFRJ. Fez doutorado em Geografia pela Universidade de Tübingen (Alemanha). Glauco Bruce Rodrigues é professor na Universidade Estácio de Sá (RJ).

Título: Planejamento Urbano e Ativismos Sociais
Autores: Glauco Bruce Rodrigues e Marcelo Lopes de Souza
Número de páginas: 133
Formato: 12 x 21 cm
Preço: R$ 15,00

Os livros da Fundação Editora Unesp podem ser adquiridos pelo site: www.editoraunesp.com.br.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "ARTE E CULTURA"Índice das publicações sobre "ARTE E CULTURA"
26/11/2022 - 07h05 Erasmo Carlos e as várias formas de amar
08/08/2022 - 05h46 Sesc Argumenta recebe inscrições até o dia 21
08/06/2022 - 06h11 Flip deste ano será realizada entre 23/11 e 27/11
09/04/2022 - 06h45 Dia da Biblioteca (9)
27/11/2021 - 05h17 Duo Siqueira Lima na  Cripta da Catedral da Sé
19/11/2021 - 05h41 Cripta da Catedral da Sé recebe SPSC neste sábado
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.