26/08/2025  05h02
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Economia e Negócios
11/11/2010 - 13h05
Que tipo de empresa contrata um Data Center?
Ezequias Sena
 

Empresas convivem continuamente com a pressão por corte de gastos. Um dos caminhos viáveis é concentrar a força de trabalho em seu core business, optando pela terceirização de vários serviços satélites. Isso inclui a área de TI – incluindo o Data Center, ou banco de dados.

Para que a opção pelo outsourcing tenha um bom embasamento é necessário considerar o contexto necessário para se gerenciar um Data Center. Primeiramente, há toda uma infra-estrutura necessária para dar suporte aos servidores: parte elétrica, sistema de refrigeração, equipamentos (hardware) etc.

Não bastasse toda a parte estrutural operando 24 horas por dia, há que se contar com profissionais qualificados tanto na área de tecnologia como na administrativa, a fim de atender às demandas por resultados.

Segurança é outro fator-chave. É importante dispor de recursos contra assaltos, incêndios e enchentes, mas principalmente assegurar que as informações dos clientes jamais sejam violadas por hackers ou qualquer outra pessoa mal-intencionada.

Alta performance é outro item de série, o que significa dizer que não se pode economizar com sistemas de backup, manutenção, upgrades e atualização de licenças. Com isso em mente é possível deduzir: ou se investe de forma amadurecida, ou se opta pelo risco da autogestão.

Não são poucas as empresas que negligenciam o armazenamento de dados. Algumas só se dão conta da necessidade de terceirizar o Data Center após uma catástrofe que pode levar anos até a completa recuperação das perdas materiais e de credibilidade no mercado.

Via de regra, o outsourcing do Data Center propõe corte de custos a médio prazo, além de permitir que a equipe mantenha foco nos negócios, colaboradores e clientes. Vale ter em mente que investimentos em TI são absolutamente necessários e não se pagam no curto prazo. Por isso é tão importante contar com uma empresa capaz de desenhar um projeto racional, eficiente e que resulte em benefícios reais para a empresa.


Nota do Editor: Ezequias Sena é presidente da Online Brasil (www.onlinebrasil.com.br).

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "ECONOMIA E NEGÓCIOS"Índice das publicações sobre "ECONOMIA E NEGÓCIOS"
30/12/2022 - 05h36 Para crescer é preciso investir
27/12/2022 - 07h35 Crise e escuridão
20/12/2022 - 06h18 A inovação que o Brasil precisa
11/12/2022 - 05h50 Como funciona o treinamento de franqueados?
06/12/2022 - 05h49 Aplicações financeiras
05/12/2022 - 05h54 Cresce procura por veículos elétricos no Brasil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.