26/08/2025  05h11
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Ciência e Tecnologia
20/11/2010 - 10h21
Quando o seu drive vai parar de funcionar?
 
 
CBL Data Recovery Technologies Inc. 

Parece um drive, ou seria arte moderna? No final, não passa de um desastre. Esse é o típico resultado de um “faça você mesmo” malfeito. Como você pôde ver na foto, o data-layer na bandeja deste drive teve sua superfície completamente danificada, não deixando nada, a não ser uma “techno-graffiti” e um aviso: conheça seus limites.

Infelizmente, esta situação ocorre com frequência nas empresas. Clientes preocupados com os custos na contratação de serviços de um laboratório de recuperação de dados, acabam indo procurar ajuda na lojinha de informática da esquina. Mas as ferramentas e conhecimentos exigidos para recuperar fisicamente, como demonstrado nessa foto, estão muito além das habilidades dos “caras de T.I. do escritório” ou “dos filhos do vizinho”, ou mesmo a sua loja de conserto de PCs perto de casa.

O rapaz do suporte pode até resolver parte do problema, mas é possível que ele recupere os dados salvos há muito tempo e não os mais recentes ou importantes para o cliente.

Foi o que aconteceu com a cliente Lídia Carvalho, moradora do bairro de Campo Grande, no Rio de Janeiro. Ao trocar a fonte de alimentação do seu computador, o mesmo não ligava mais. Ela tinha urgência para reparar o problema, e levou o computador numa assistência técnica próxima de sua casa. "O técnico não quis nem fazer uma avaliação mais minuciosa, apenas disse que era necessário formatar o computador", relata Lídia. Ela concordou com o técnico, mas pediu que fizesse o backup de todos os arquivos.

O serviço foi realizado, incluindo a instalação do sistema operacional Windows, mas muitos arquivos importantes não foram salvos. "Perdi documentos e fotos de família, incluindo as do aniversário do meu avô, que faleceu há pouco tempo. O técnico não soube me explicar o que aconteceu e nem demonstrou interesse em ajudar”, afirma a cliente.

Drives com problemas “físicos” – barulhos fora do habitual ou ausência de ruídos, falhas perceptíveis – sinalizam cuidados especiais no processo de recuperação física dos dados. Para a execução de serviços como esse, é necessário investir em equipamentos com alta confiabilidade, ter uma Sala Limpa equipada para o manuseio de mídias e, não mais importante, manter uma equipe de técnicos capacitada e que esteja comprometida em solucionar o problema do cliente.

Se o seu drive está tentando dizer que o problema é físico, com barulhos estranhos (cliques, tique-taques etc.), não deixe um técnico não especializado cuidar da recuperação de seus arquivos insubstituíveis. Quando ele lhe der a má notícia, você irá precisar de uma segunda opinião. Às vezes, pode ser tarde demais.


Nota do Editor: a CBL Data Recovery Technologies Inc. (www.cbltech.com.br) é líder internacional na prestação de serviços de recuperação de dados.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "CIÊNCIA E TECNOLOGIA"Índice das publicações sobre "CIÊNCIA E TECNOLOGIA"
28/12/2022 - 06h38 14ª Feteps, no ar com mostra virtual de projetos
29/07/2022 - 06h14 O que significa a internet 5G para o Brasil?
15/06/2022 - 06h45 Chegou a hora do adeus aos `brokers do WhatsApp´?
20/05/2022 - 06h30 Praticidade da tecnologia sem fio
06/05/2022 - 05h54 Tecnologia preventiva contra o sono
19/04/2022 - 06h25 A AI Week reúne a comunidade mundial de IA
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.