26/08/2025  02h28
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Informática e Internet
06/12/2010 - 06h38
Cuidado! Seu webmail pode infectar uma rede
 
 

O avanço do e-mail como meio de comunicação faz com que as pessoas utilizem diferentes endereços eletrônicos, tanto para uso pessoal como profissional, e muitas vezes no mesmo computador. A impossibilidade de acesso via servidor de e-mails (Outlook, Mozila, entre outros) em todos os lugares torna o webmail a maneira mais usual de se conferir mensagens em diferentes terminais. No entanto, à medida em que o uso desse modelo de acesso a caixas-postais se consolida, cresce o número de ´pragas virtuais` que chegam por meio da correspondência.

Segundo Marisa Viana, da TrustSign, hoje os principais riscos envolvendo usuários domésticos são os e-mails contendo phishing scam. Muitas pessoas recebem mensagens desconhecidas e abrem programas ou arquivos infectados com agentes maliciosos que vão desde vírus e Malwares a programas espiões que monitoram todas as atividades do usuário, incluindo a captura de senhas bancárias e conversas online, não só colocando dados pessoais, mas a própria pessoa em risco, ao tornar seus hábitos acessíveis a criminosos do ciberespaço.

“Hoje o spyware que está mais difundido na internet é o chamado Zeus. Este aplicativo uma vez instalado passa a monitorar os acessos a sistemas de Internet Banking, e envia para o atacante os dados de acesso para que estes possam efetuar fraudes bancárias”, alerta Marisa. Ela explica que, em geral, as redes domésticas são mais vulneráveis, já que a maioria das empresas, mesmo as de menor porte, investem em ferramentas que dificultam a ação de hackers.

Para quem usa o webmail, os problemas mais frequentes são relacionados à falta de segurança no acesso. Muitos recursos de segurança que poderiam ser utilizados acabam sendo deixados de lado como por exemplo o uso de certificados digitais HTTPS no acesso, o que faria com que todas as informações enviadas sejam criptografadas no trajeto.

Marisa Viana também orienta sobre o risco de que ataques ao provedor possam prejudicar os assinantes uma vez que um atacante poderia modificar o conteúdo legítimo do provedor induzindo seus assinantes a baixarem material malicioso, ou direcionando para páginas que não são legítimas. Isso causaria grandes problemas para seus usuários uma vez que para eles o acesso continua visivelmente sem problemas.

A executiva dá algumas dicas para auxiliar internautas a manter suas redes mais protegidas:

Em primeiro lugar, deve-se tomar muito cuidado com as mensagens recebidas por e-mail. Evitar abrir anexos de remetentes não confiáveis e tomar mais cuidado ainda com remetentes confiáveis, pois muitos malwares utilizam a lista de contato do PC infectado para se auto-disseminar, gerando uma cadeia de confiança que irá facilitar ainda mais os ataques.

É muito importante também manter sempre o sistema de antivírus atualizado pois em muitos casos grande parte desse tipo de ferramenta já pode ser identificada.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "INFORMÁTICA E INTERNET"Índice das publicações sobre "INFORMÁTICA E INTERNET"
26/01/2022 - 05h47 Agência Brasil explica o que são cookies
20/04/2021 - 06h28 Cyber segurança e os dados
11/02/2021 - 06h10 Dia da Internet Segura
03/08/2020 - 07h40 Brasil, o país do podcast
02/08/2020 - 06h25 Como evitar ataques cibernéticos em home office
27/06/2020 - 06h53 Como evitar ataques cibernéticos em home office
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.