26/08/2025  02h36
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Geral
28/12/2010 - 06h35
Consumo excessivo de energia elétrica no verão
 
 

O verão é a estação em que se registram os maiores índices de consumo de energia elétrica durante todo o ano.

Isso porque equipamentos como ar-condicionado, ventilador, geladeira e freezer são utilizados de forma praticamente contínua devido ao calor, o que termina não só pesando no bolso dos consumidores, mas também prejudicando o meio ambiente.

As dicas abaixo são úteis para reduzir estes prejuízos. Os cuidados devem ser observados tanto na hora de escolher quanto na hora de adquirir os equipamentos elétricos.

No Portal Eficiência Energética da RGE (www.rge-rs.com.br/eficienciarge) é possível encontrar mais informações sobre consumo consciente de energia elétrica. O site oferece ainda informações sobre o Programa de Eficiência Energética (PEE) da RGE (requisitos, como solicitar a inclusão no Programa, projetos já realizados, objetivos e vantagens), sobre consumo de energia (como fazer a leitura da sua conta de luz, simulador de consumo e onde pagar a sua fatura), e dicas úteis de como utilizar e economizar a energia elétrica de forma consciente.

Dicas de redução de consumo de energia no verão:

- Reduza o consumo de energia principalmente nos horários de pico, entre às 18h e às 21h. Isso porque estão funcionando ao mesmo tempo, além das fábricas, a iluminação pública, a iluminação residencial, vários eletrodomésticos e a maioria dos chuveiros.

- Durante a vigência do Horário de Verão, aproveite a iluminação natural, deixando janelas, cortinas e persianas abertas;

- Dê preferência às lâmpadas fluorescentes, pois duram mais e gastam menos. Apague sempre a luz nos ambientes desocupados;

- Na hora de adquirir equipamentos verifique se possuem o selo do Procel, uma espécie de certificação que indica ao consumidor os produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética.

- Equipamentos como TVs, DVDs, CD players e micoondas devem ser desconectados da tomada quando não estão em uso. Além de economizar energia, a medida é importante para evitar danos caso ocorram apagões. Lembre também que aparelhos desligados apenas pelo controle remoto ficam em stand by, consumindo energia. Desligue na tecla power (liga/desliga) do próprio aparelho.


Refrigeradores e freezers

- Estes equipamentos não devem ficar expostos à luz do sol ou próximos ao calor do fogão ou da máquina de lavar pratos. A borracha de vedação da porta destes equipamentos deve estar sempre em bom estado, evitando a fuga de ar frio. Abra a porta da geladeira apenas quando tiver decidido sobre qual alimento você esta buscando evitando assim que a porta fique muito tempo aberta e o ar gelado saia.

- O degelo também é importante. Não deixe o gelo atingir a espessura de 0,5 cm, pois isso aumenta o consumo de energia. Mantenha os aparelhos distantes da parede, possibilitando circulação de ar e nunca utilize a traseira do refrigerador para secar panos e roupas. Isso eleva o consumo de energia.

Condicionador de ar

- Com o aparelho ligado, mantenha portas e janelas bem fechadas. Instale um termostato programável, pois ele permite que você escolha quando é necessário que seu cômodo seja resfriado. O ventilador consome 20% menos energia do que o condicionador de ar e é uma ótima opção para os dias não muito quentes.

Chuveiro elétrico

- Outro vilão do consumo de energia é o chuveiro elétrico. Ele responde por 25% a 35% do consumo total da residência Além de evitar banhos demorados, ajuste o equipamento na posição VERÃO, que consome 30% menos energia do que na posição INVERNO. Não reaproveite resistências queimadas e limpe periodicamente os orifícios de saída de água do chuveiro.

Máquina de lavar roupa e secadora

- Economize água e energia elétrica lavando, de uma só vez, a quantidade máxima de roupas indicada pelo fabricante. Consequentemente, seque tudo também de uma só vez. Utilize a dosagem correta de sabão especificada pelo fabricante, para não repetir a operação "enxaguar”. Também limpe com freqüência o filtro da máquina de lavar.

Ferro elétrico

- Acumule a maior quantidade possível de roupas, passando todas de uma só vez. Comece pelos tecidos que exigem temperaturas mais baixas e, sempre que interromper o serviço, desligue o aparelho.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "GERAL"Índice das publicações sobre "GERAL"
31/12/2022 - 07h26 Aviso da revista eletrônica O Guaruçá
26/12/2022 - 07h43 Pais são obrigados a vacinar crianças?
25/12/2022 - 06h43 Então é Natal! E o que você fez?
16/12/2022 - 05h31 Poupatempo Digital oferece serviços da Jucesp
02/12/2022 - 06h43 Museu do Ipiranga prorroga gratuidade de ingressos
28/11/2022 - 06h19 Seguro é planejamento
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.