25/08/2025  18h30
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Informática e Internet
22/03/2011 - 11h00
Relâmpagos na computação em nuvem
Adriano Marson
 

Há algum tempo venho aderindo no conceito de computação em nuvem. Mando as fotos pro Picasa, vídeos pro Youtube, documentos pro Google Docs e por aí vai. Isso facilita a disponibilidade da informação, pois de qualquer lugar e através de qualquer dispositivo posso acessá-las.

O conceito de cloud computing é uma tendência. Os datacenters crescem exponencialmente junto com a demanda por este serviço e as soluções em nuvem que vão sendo criadas.

Mas estamos no Brasil. Nossa infra-estrutura, apesar de em constante evolução ainda deixa a desejar. E a computação em nuvem tem uma única premissa: tudo está a seu alcance, desde que você tenha acesso a Internet.

Num céu azul de nuvens brancas, nossa infra-estrutura infelizmente é a previsão de chuva, já atrapalha a evolução do conceito, uma vez que empresas e usuários têm que tomar uma decisão: enviar para a nuvem ou deixar tudo armazenado "em casa"?

A evolução de dispositivos móveis, como Iphone, Ipad etc. facilita o crescimento da computação em nuvem, já que quem compra um dispositivo móvel, óbvio, quer mobilidade.

Um exemplo que ilustra esta questão é evolução dos jornais e revistas em formato digital.

O jornal Folha de São Paulo, passou a oferecer o jornal através da edição digital. Você tem acesso ao jornal, que foi praticamente 100% digitalizado, através da internet. A disponibilidade é imediata, mas se você não estiver online, não vai poder ver nem sequer a página principal.

Já a revista Veja, passou a disponibilizar suas edições para o Ipad. Além do conteúdo da edição impressa, há uma série de extras como imagens e vídeos. Pra acessar seu conteúdo, é necessário fazer o download da edição completa que tem em média 400 Mb. Numa conexão banda larga básica, leva praticamente 1 hora pra baixar uma edição.

Parece irreversível a migração das informações para a nuvem. A velocidade com que isso ocorrerá dependerá da evolução do acesso a internet, da segurança dos datacenters e provedores de serviço.

Quanto a infra-estrutura, o Brasil tem a oportunidade (e a obrigação) de melhorá-la para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Resta saber se esta oportunidade será aproveitada.


Nota do Editor: Adriano Marson é Arquiteto de Soluções da TOTVS Interior Paulista (www.totvs.com/interiorpaulista), Analista de Sistemas graduado pela Universidade São Francisco com Extensão em Gerenciamento de Projetos pela Unicamp.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "INFORMÁTICA E INTERNET"Índice das publicações sobre "INFORMÁTICA E INTERNET"
26/01/2022 - 05h47 Agência Brasil explica o que são cookies
20/04/2021 - 06h28 Cyber segurança e os dados
11/02/2021 - 06h10 Dia da Internet Segura
03/08/2020 - 07h40 Brasil, o país do podcast
02/08/2020 - 06h25 Como evitar ataques cibernéticos em home office
27/06/2020 - 06h53 Como evitar ataques cibernéticos em home office
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.