12/07/2025  22h36
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Ilhabela
08/05/2011 - 08h01
Libras - Linguagem Brasileira de Sinais
Maria Angélica de Moura Miranda
 

Historicamente, os surdos sofreram pela falta de uma comunicação efetiva dentro da sociedade de maioria ouvinte e usuária de língua de modalidade oral-auditiva. Por muito tempo, a comunicação com os próprios familiares dos surdos foi muito difícil, como também o atendimento dispensado a eles em repartições públicas, atendimentos médicos etc.

Foram 122 anos de proibição da língua de sinais nas escolas de surdos sob o argumento de que não se tratava de uma língua de fato, mas apenas gestos – uma forma de comunicação inferior. No entanto, mesmo com a proibição, os alunos surdos continuaram usando-a escondidos nos corredores e banheiros das escolas, longe dos olhos dos professores. Somente nas associações de surdos, onde eles desenvolveram a sua identidade e personalidade, usavam-na livremente.

Hoje, temos o reconhecimento da Língua de Sinais e, consequentemente, a educação tende a fazer uso dela para instrução, garantindo o direito de acessibilidade.

A conquista do reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras) deveu-se à Lei de Acessibilidade nº 10.098 de 2000, que estabeleceu a garantia de acesso para as pessoas. Nessa ocasião, começou o movimento dos surdos exigindo que a Lei de Libras fosse oficializada no Brasil.

A Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis), instituição sem fins lucrativos que luta pelos direitos dos surdos, havia solicitado a oficialização da Libras desde 1987, que finalmente aconteceu em 2002, com a Lei nº 10.436.

Com a oficialização da Libras, aumentou o número de cursos de língua de sinais nos quais os professores surdos ministram aulas de Libras para professores ouvintes aprenderem essa forma de comunicação e contribuírem com a educação inclusiva de alunos surdos, garantindo também a eles o direito de terem intérpretes de Libras.

A Libras não é um recurso como o Braille, e sim uma língua que possui a sua própria estrutura gramatical. Os sinais são formados por meio de combinação de formas e movimento das mãos e de pontos de referência no corpo ou no espaço para produção de enunciados que serão visualizados por outra pessoa.

Em Ilhabela algumas igrejas abriram salas ensinando Libras, e a Prefeitura de Ilhabela criou recentemente a Sala de Inclusão onde a Professora Clara Puertas acompanha os alunos deficientes auditivos na sua sala de aula utilizando a Linguagem Brasileira de Sinais.

No dia 6 de maio, na Escola Municipal José Antonio Verzegnassi, a Prof. Clara apresentou um coral com crianças, interpretando em linguagem de sinais a música “Se todos fossem no mundo iguais a você” de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, cantada pela Gal Costa.

Possivelmente foi o primeiro coral de Libras a se apresentar em Ilhabela, as crianças de roupa preta e luvas brancas, emocionaram todos os presentes.

Pesquisa: Livro Ilustrado de Linguagem Brasileira de Sinais. Autora: Marcia Honora/Mary Frizanco/Flaviana Saruta (surda).


Nota do Editor: Maria Angélica de Moura Miranda é jornalista, foi Diretora do Jornal "O CANAL" de 1986 à 1996, quando também fazia reportagens para jornais do Vale do Paraíba. Escritora e pesquisadora de literatura do Litoral Norte, realiza desde 1993 o "Encontro Regional de Autores".
PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "ILHABELA"Índice das publicações sobre "ILHABELA"
17/12/2022 - 05h49 Câmara Municipal de Ilhabela elege novo presidente
28/10/2022 - 06h08 Arena Freestyle Show 2022, sábado, em Ilhabela
10/10/2022 - 06h17 Sessão Solene na Câmara Municipal de Ilhabela
08/10/2022 - 05h56 Câmara encaminha requerimentos e indicações
29/09/2022 - 05h43 Apresentação das Metas Fiscais
25/09/2022 - 06h01 Dois novos Projetos de Lei são apresentados
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.