25/08/2025  09h35
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Religião
14/05/2011 - 07h09
João Paulo II, mensageiro da paz
Rodrigo Luiz dos Santos
 

Agora sim os fiéis podem incluir o nome de João Paulo II na ladainha dos beatos reconhecidos pela Igreja Católica. A beatificação do primeiro papa polonês, Karol Wojtyla, no último dia 1º de maio, no Vaticano, foi presidida por Sua Santidade o Papa Bento XVI. No Brasil, o evento foi transmitido, ao vivo, pelo Sistema Canção Nova de Comunicação.

Milhões de pessoas, do mundo inteiro, acompanharam a cerimônia, uma prova da imensa importância de sua obra, de sua pessoa e de seu pontificado. Depois da missa, a urna com seus restos mortais ficou exposta em frente ao altar central da Basílica de São Pedro para que todos tivessem oportunidade de visitá-lo.

Em 2005, a multidão presente na Praça São Pedro, no funeral de João Paulo II, informalmente o aclamou com o grito de “santo subito”, ou seja, “Santo já”. Apesar de o Vaticano ter regras rígidas para dar início ao processo de canonização, Josef Ratzinger, o nosso Bento XVI, concedeu uma autorização especial e permitiu a abertura imediata da causa de Karol Wojtyla em 2006, reconhecendo-o como Servo de Deus.

O Sistema Canção Nova de Comunicação estava no funeral com uma equipe de missionários. Entre os profissionais, estava o fundador da Canção Nova, monsenhor Jonas Abib. “Foi a maior cobertura realizada por nós. Estávamos todos em sintonia e o nosso público pôde acompanhar tudo”, lembra o monsenhor. Monsenhor Jonas recorda que esteve próximo à urna de João Paulo II. “Todas as pessoas tinham que passar rapidinho para rezar diante do corpo dele. Eu me coloquei à distância, mas como podia ver bem a urna, ajoelhei ali mesmo e fiquei bastante tempo rezando. Foi uma graça para mim”, relata.

O processo de beatificação está sendo conduzido pelo sacerdote Slawomir Oder. Entre os relatos enviados a padre Oder, um foi o escolhido. Trata-se da religiosa francesa, Marie Simon-Pierre. A freira foi curada do mal de Parkinson graças à intercessão do Santo Padre. O milagre foi reconhecido em 2010 por uma comissão liderada pelo médico particular de Bento XVI, Patrizio Polisca.

João Paulo II destacou-se ao longo de seu pontificado pela “produção” de santos. Ao todo, foram proclamados 1.338 beatos e canonizados 482 santos. Aliás, a exortação “o Brasil precisa de santos... muitos santos”, feita pelo Papa, foi um dos discursos que mais repercutiram no país. O convite de João Paulo II ecoou na maior nação católica do mundo. E deu fruto.

Dezesseis anos depois, o Papa Bento XVI veio ao Brasil e declarou Antônio de Sant’Ana Galvão como primeiro santo nascido em nosso país. Destaque ainda para a baiana Irmã Dulce, conhecida como “Anjo Bom da Bahia”. A beatificação da religiosa será no dia 22 de maio, em Salvador (BA). O carisma de João Paulo II conquistou multidões por onde passou. Sinal externo dessa crença é a avaliação feita por analistas políticos que consideram João Paulo II como um dos maiores responsáveis pelo fim do comunismo no Leste Europeu e a queda do Muro de Berlim.

João Paulo II influenciou de forma marcante a Canção Nova. Ele dá nome à fundação mantenedora do Sistema Canção Nova de Comunicação, criada no início da década de 1980. “É uma confirmação da proteção para nós, que somos Fundação João Paulo II”, diz o fundador da Canção Nova. Ainda de acordo com monsenhor Jonas, o fato de Karol Wojtyla ser “o papa dos jovens” confirma a missão da Canção Nova e de seus membros. “A Canção Nova é permeada pela juventude. Sendo assim, podemos multiplicar esse serviço a muitíssimas pessoas”, reconheceu monsenhor Jonas.

A partir da beatificação, seu processo caminhará para a canonização. Para que ele seja declarado santo, é necessário um novo milagre. “Agora, convido os fiéis a rezarem e a levarem a conhecimento do postulador todos os casos que podem ser atribuídos à intercessão de João Paulo II”, pediu o padre Slawomir Oder. Lá do Céu, o Papa João Paulo II continuará a abençoar um número incontável de gente que o ama. Sua lembrança sempre vai despertar saudades nos corações. “A bênção João de Deus, nosso povo te abraça...”


Nota do Editor: Rodrigo Luiz dos Santos é missionário e assessor de Imprensa da Canção Nova.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "RELIGIÃO"Índice das publicações sobre "RELIGIÃO"
16/02/2020 - 05h57 Construir um santuário para Jesus
11/01/2020 - 07h54 A Revolução que leva à Elevação!
20/06/2019 - 08h01 Jesus é o alimento que sacia verdadeiramente
10/05/2019 - 06h06 Mães que transformam sofrimento em oração
25/04/2019 - 06h10 A Festa da Misericórdia
18/04/2019 - 07h20 Feliz Páscoa, principalmente às pessoas que sofrem
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.