24/08/2025  18h32
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Decoração
13/07/2011 - 13h17
Quando optar por armários pré-moldados?
 
 
Eles podem estar em diversos ambientes, são práticos, bonitos e otimizam o espaço.

Os armários, sem sombra de dúvida, são aliados da boa organização. Nada como olhar para um guarda-roupas ou closet pela manhã e conseguir visualizar tudo o que precisa na hora de se vestir antes de sair para o trabalho. Os modulares, pré-moldados ou sob medida, facilitam a vida também nas tarefas da cozinha, home office, banheiro, sala e também no home theater. “Nichos bem definidos facilitam, com certeza, a organização, tirando aquela sensação desagradável de bagunça e desordem.”, explica a arquiteta Vanessa Trad (www.vanessatrad.com.br).

Uma coisa é certa, os armários planejados são esteticamente elegantes, confortáveis, dão ao ambiente uma cara mais clean e ampliam os ambientes, pois, se encaixam de forma proporcional. “Ao planejar móveis sob medida tem que pensá-los em todo o contexto do ambiente, variando os elementos com projeção. Ou seja, se você tem um armário de madeira, o ideal não é colocar uma porta do mesmo material, há outras opções como espelhadas, leitosas ou com vidros chamados de refletores, que tem uma transparência e podem ser nas cores bege e preta. Também é necessário pensar o que será guardado e em qual quantidade.”, conta Trad.

Normalmente no quarto, um armário sob medida tem que ter, basicamente, sapateira, prateleiras, varão, espaço para roupa comprida, maleiros e gavetas. “Todos esses elementos são importantes, porém há hoje diversas opções diferenciadas, que podem ser utilizadas em armários de quartos grandes ou closet, como gavetas com divisórias para, por exemplo, gravata ou bijuteria. Tem gaveta com chave para guardar jóias ou objetos de valor, cofres embutidos com fundos falsos, entre outros.”, explica Vanessa.

Mas os móveis planejados também podem estar nos escritórios como armário, gaveteiro e porta-arquivo. “Para quem trabalha com muitas pastas e papéis, portas de vidros são bem interessantes, para facilitar a visualização do que tem dentro, sem precisar abrir.”, conta a arquiteta. No home theater, o projeto depende dos equipamentos, pois pode ter apenas um aparador com um painel para TV, ou para quem tem muito espaço, prateleiras para CD, DVD e gavetas para controles remotos. Além disso, há como projetar para detalhes mais modernos, como telão, videogame, entre outros. Já na cozinha, a concepção deve ser um trabalho minucioso, pois os móveis devem estar exatamente do tamanho dos eletrodomésticos para não ficar feio e desproporcional.

Mas, uma dúvida é sempre frequente na cabeça de quem quer aproveitar bem o espaço com um armário planejado: será melhor comprar um pré-moldado ou contratar o marceneiro? “Existe a diferença de preço e de mão de obra. Quando os móveis modulares são comprados em uma boa empresa de planejados, vai custar muito mais que no marceneiro, porém com tecnologias que alguns profissionais não conseguiriam desenvolver, com peças importadas. Além disso, a loja dá uma garantia de dez anos e assistência técnica. Porém, quando falamos de marceneiro existem vários níveis, os que cobram menos e fazem coisas mais simples, com ferragens mais fáceis, mas existem aqueles profissionais que usam equipamentos de primeira. Hoje há diversas empresas de pré-moldados, e, pesquisando, é possível encontrar um bom preço.”, aconselha Vanessa Trad.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "DECORAÇÃO"Índice das publicações sobre "DECORAÇÃO"
18/11/2018 - 07h20 Como decorar o ambiente com tema animal
10/01/2018 - 06h13 Formas geométricas espalhadas por todo lugar
12/08/2017 - 08h17 Você já pensou em usar biombos na decoração?
23/07/2017 - 05h53 Designer dá dicas de decoração para banheiros
03/11/2015 - 18h01 Lavabo: como driblar a falta de espaço?
25/10/2015 - 16h11 Decoração montessoriana é a grande tendência
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.