24/08/2025  18h22
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Educação
18/07/2011 - 13h00
Férias sem exageros
 
 
Para não perder o ritmo, vestibulandos tentam aliar doses menores de estudo ao descanso

A partir desta semana, a maioria dos alunos de escolas públicas e particulares, já adaptada à rotina de acordar cedo, ir ao colégio e fazer os deveres de casa, deixa os livros um pouco de lado. Com o início das férias escolares, muitos se preparam para desfrutar a companhia de familiares e amigos em viagens e outras atividades prazerosas. Esta situação, contudo, é um pouco diferente para os alunos da terceira série do Ensino Médio, que fazem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em outubro e prestam vestibular em várias instituições de ensino superior entre o final deste e início do próximo ano.

Para eles, este período pode representar uma chance de revisar matérias ministradas durante o primeiro semestre de aulas, refazer avaliações e outros exercícios. O tempo livre também pode ser destinado a leituras complementares de livros, jornais e revistas. Independente da estratégia escolhida, a maioria dos estudantes pretende manter a cabeça funcionando ao longo dos próximos 15 dias. Um exemplo disso é Ana Flávia Barbosa Coelho, de 17 anos, que sonha em ser médica.

No fim do ano, ela encara a disputa por uma vaga no curso de Medicina. Ano passado, esta foi a carreira concorrida da UFMG, com mais de 17.000 candidatos em busca de uma das 320 cadeiras disponíveis. A aluna, que se define como determinada e estudiosa, planeja estudar nas férias de um jeito diferente. “Vou me reunir a outras duas amigas três vezes por semana para revisar todas as matérias que já vimos até agora no colégio. Como elas são boas em exatas, podem resolver minhas dúvidas de Física, Matemática e Química, enquanto eu pretendo ajudá-las com as perguntas de Biologia”, explica.

Aprovada em primeiro lugar entre os treineiros do curso de Direito da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) no último vestibular, Maísa José de Carvalho Pereira, de 16 anos, afirma que durante as férias a prioridade será o descanso. Afinal, desde fevereiro ela enfrenta uma rotina que inclui aulas em horário integral. Entretanto, ela não vai deixar de buscar conhecimento em outras fontes. “Tenho que sossegar, afinal a maratona será mais intensa no segundo semestre. Caso seja aprovada na primeira etapa da UFMG, vou ficar até janeiro estudando direto. Agora, pretendo ler outros livros, jornais e revistas, o que deve melhorar a minha argumentação e o meu desempenho na redação”, afirma.

Outra vestibulanda, Hellena Thaís Pinto Costa, também de 16 anos, que escolheu a área de Biológicas, não vai viajar em julho. Ela optou por ficar em Belo Horizonte e dedicar parte do tempo livre às suas disciplinas específicas, Biologia e Química, além da Matemática, matéria que tem menos afinidade. “Vou aproveitar a primeira semana de férias para pegar firme nos estudos. Na segunda, vou ficar mais tranqüila para voltar com a energia renovada”, relata.

Marco Antônio Barbosa, supervisor pedagógico do Colégio Magnum Cidade Nova (www.colegiomagnum.com.br), habituado a acompanhar a rotina dos futuros universitários, acredita que o descanso seja essencial para um bom rendimento no segundo semestre. “Relaxar é fundamental. Para quem apresenta dificuldades em algum conteúdo, ou não deseja perder o ritmo por completo, aconselho uma revisão daquelas matérias cujo domínio é menor. Por enquanto, o foco ainda não são as provas específicas, mas sim tentar minimizar as fragilidades. Uma semana de calmaria total, para retomar aos poucos a rotina na segunda, pode ser uma boa opção”.

Tempo para pensar na carreira

Enquanto muitos já definiram há tempos a profissão, vários outros vão aproveitar o mês de julho para pesquisar mais sobre o mercado de trabalho e as profissões. No dia 12 de agosto, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) abre as inscrições para o seu vestibular, que se estendem até 09 de setembro. Portanto, esta pode ser a última oportunidade para buscar informações, conversar com profissionais que já trabalham, ou, em casos de dúvida extrema, consultar um especialista em carreiras.

Segundo a psicóloga e orientadora profissional Carla Couto, de casa o estudante pode acessar sites confiáveis. Como estará em um período sem aulas e provas, ele terá mais tempo para analisar as informações. “Os alunos devem ir eliminando aos poucos as graduações que lhe parecem menos interessantes. Depois, devem entrar em contato com profissionais dos cursos que ficaram, para saber como é a rotina deles e, quem sabe, até acompanhar um dia de trabalho”, aconselha.

Ela ainda aponta alguns links onde é possível encontrar informações completas, confiáveis e gratuitas. Um deles é o Guia do Estudante 2011, da Editora Abril, www.guiadoestudante.abril.com.br. Carla também recomenda a página da Mostra de Profissões da UFMG, realizada virtualmente pela primeira vez este ano - www.ufmg.br/mostradasprofissoes. Para a especialista, o site Universia, www.universia.com.br também pode ser uma fonte interessante.

Aproveitar o período mais tranqüilo para planejar o futuro é um dos objetivos de férias de Maísa, ainda em dúvida entre Farmácia e Nutrição. Na mesma situação está o colega Henrique Alves Rezende Dutra, de 17 anos, que ainda não sabe qual Engenharia prefere: Mecânica ou Química. “Como tenho vários engenheiros na família, que atuam em diferentes áreas, pretendo me aproximar deles para fazer uma escolha bem acertada”, ressalta.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "EDUCAÇÃO"Índice das publicações sobre "EDUCAÇÃO"
30/12/2022 - 05h38 Férias escolares
12/12/2022 - 05h34 Quadrinhos, charges, poemas
09/12/2022 - 05h30 Cinco erros ao ensinar finanças aos filhos
07/12/2022 - 06h06 Alfabetização com letra de forma
23/11/2022 - 05h38 Museu reúne arte, ciência e tecnologia em Brasília
18/11/2022 - 05h57 Conheça as etapas de preparação para o Enem
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.