13/09/2025  17h12
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Surfe
04/01/2005 - 12h15
Adriano de Souza vence disputa espetacular
João Carvalho
 
Três brasileiros avançam para as quartas-de-final em Sydney, Austrália.
 
Karen Wilson 
  Adriano De Souza no Billabong World Junior Champs, Australia.

O guarujaense Adriano "Mineirinho" de Souza, 17 anos, venceu o confronto mais espetacular do Billabong World Junior Championships em Sydney, na Austrália. O atual campeão mundial da categoria sub-20 da Association of Surfing Professionals (ASP) quebrou todos os recordes do campeonato para derrotar o australiano Josh Kerr na primeira segunda-feira do ano em North Narrabeen. Ele completou um fantástico aéreo 360 reverse para receber nota 9,9 e totalizar 18,73 pontos de 20 possíveis, contra incríveis 18,20 pontos do seu adversário. O cearense Pablo Paulino já havia ampliado a maior pontuação do evento para 17,50 pontos no primeiro confronto do dia e o paulista Diego Santos e o catarinense Jean da Silva garantiram 100% de aproveitamento para o Brasil na terceira fase, com todos os quatro avançando para as oitavas-de-final, que também foram iniciadas na segunda-feira. Aí, Diego acabou derrotado no confronto brasileiro por Jean da Silva, que seguiu para as quartas-de-final junto com Pablo Paulino e Adriano de Souza. As disputas podem ser acompanhadas on-line pelo www.aspworldtour.com.

Enquanto os brasileiros festejaram a ótima participação, os australianos saíram frustrados de North Narrabeen, pois dos oito que iniciaram na competição, apenas um, Adam Melling, continua na disputa do Billabong World Junior Championships 2004. A primeira baixa ocorreu logo no primeiro confronto do dia, com o cearense Pablo Paulino despachando Ben Dunn com notas 8,17 e 9,33 recebidas nas duas melhores das sete ondas que pegou durante a bateria. Os 17,50 pontos do brasileiro ultrapassaram os 17,00 do ex-recordista Shaun Payne, da África do Sul.

Pablo depois abriu as oitavas-de-final contra o espanhol Hodei Collazo, que tinha eliminado mais um australiano na terceira fase, Travis Lynch. O cearense não achou as boas ondas da primeira bateria, mas com uma nota 6,5 e uma 7,0 superou o espanhol por 13,50 x 12,00 pontos. Ainda pela terceira fase, o paulista Diego Santos liderou toda a disputa para derrotar o norte-americano Darryl Goodrum por 16,40 x 11,93 pontos. E na seqüência, o catarinense Jean da Silva só pegou duas ondas boas, mas suas notas 7,33 e 5,83 foram suficientes para superar o sul-africano David Richards por 13,16 x 5,83 pontos. Os dois tiveram que se enfrentar nas oitavas-de-final e Jean da Silva garantiu a vitória em suas duas últimas ondas, que lhe renderam notas 6,0 e 7,83 para fechar o placar em 13,83 x 12,66 contra Diego Santos, que terminou em nono lugar na prova.

"Nós estamos com um time bem forte neste ano. Acho que nós somos diferentes porque temos uma paixão muito forte, isto está no nosso sangue! Nós agora viajamos mais para fora do Brasil e surfamos mais em ondas melhores pelo mundo para ganhar mais experiência", contou Jean da Silva. "Eu, o Adriano e todos nossos júniores estão viajando mais e mais, além do que temos dois ótimos circuitos nacionais muito fortes. Nossos surfistas do WCT, como Victor Ribas e Peterson Rosa, e nossos campeões Flávio Padaratz e Fábio Gouveia sempre competem nestes circuitos e isso ajuda a aumentar nosso nível de competição".

Mas, o maior show do Brasil na Austrália ainda estava por vir. O paulista Adriano de Souza foi batido em sua estréia no Billabong World Junior Championships pelo trialista australiano Josh Kerr no sábado e depois de se recuperar na repescagem os dois voltaram a se encontrar na terceira rodada. E a revanche começou com Mineirinho arrancando notas 8,83 e 7,67 logo no início da bateria. Depois de quatro ondas do brasileiro, o australiano começou forte com uma nota 9,57, mas o defensor do título mundial continuou preciso na escolha das ondas e tirou um 7,53 que acabou sendo descartado da soma das duas melhores ondas que são computadas. Minutos depois, entra outra ótima série e Mineirinho extrapola os limites na onda da frente, completando fortes rasgadas, batidas e um incrível aéreo reverse 360 que lhe rendeu três notas 10, uma 9,7 e uma 9,5 dos cinco juízes, resultando uma média 9,90, a maior de todo o evento. Somada com a 8,83 recebida em sua primeira onda, Adriano de Souza ampliou para 18,73 pontos o recorde de maior pontuação e ainda dispensou um 8,23 em sua última onda na bateria mais fantástica do ano. Josh Kerr também pegou outra onda excelente e recebeu nota 8,63 para marcar 18,20 pontos, a segunda maior do evento.

"Estou muito emocionado agora. Estou tão adrenalizado que não consigo nem expressar tudo o que estou sentindo", foram as únicas palavras que os repórteres conseguiram do surfista que já é apontado como a maior revelação do surfe brasileiro em todos os tempos. Mineirinho depois enfrentou o francês Simon Marchand nas oitavas-de-final e desta vez só conseguiu pegar três ondas na bateria, mas ainda assim ganhou o último confronto do dia graças a nota 8,33 recebida em sua segunda onda. O placar foi novamente apertado - 14,16 x 13,67 pontos - e ele agora pega o alemão Marlon Lipke nas quartas-de-final.

Depois de se tornar o campeão mundial mais jovem da história da ASP, Adriano "Mineirinho" de Souza corre atrás de outro feito inédito, o de primeiro bicampeão mundial consecutivo da categoria Pro Junior, para surfistas com até 20 anos de idade. E como tem apenas 17 anos, ele ainda vai ter mais três chances para bater o australiano Joel Parkinson, único que já foi campeão Pro Junior duas vezes desde a estréia desta competição.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "SURFE"Índice das publicações sobre "SURFE"
02/06/2017 - 08h50 Surfista se prepara para competições nacionais
26/11/2015 - 12h09 Maresias recebe o VII Black BeltChallenge de Surf
12/11/2015 - 10h04 Pâmella Mel estreia no Circuito Brasileiro
08/02/2014 - 07h12 3ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
29/01/2014 - 10h02 Pâmella Mel, 8, uma surfista prodígio
12/01/2014 - 10h01 2ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.