22/08/2025  07h16
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Região
09/08/2011 - 06h23
Dom Altieri acompanha jovens para a JMJ 2011
 
 
Diocese de Caraguatatuba (Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba) estará na Jornada Mundial da Juventude, em Madri
 
Divulgação 
  Jornada Mundial da Juventude 2011.

Dom Antonio Carlos Altieri, bispo diocesano, esteve neste final de semana em Araras/SP, acompanhando a Romaria Estadual da Pastoral da Juventude que contou com a participação de aproximadamente 4.500 jovens. Dom Vilson Dias de Oliveira, bispo diocesano de Limeira, esteve presente na abertura da celebração. Dom Altieri motivou a juventude quanto a Jornada Mundial e a expectativa da próxima Jornada ser no Brasil. Caso este anúncio seja confirmado pelo Papa Bento XVI, começam os preparativos para a recepção da CRUZ, símbolo da JMJ, no Brasil prevista para 18 de setembro, em São Paulo. A CRUZ deve percorrer todas as Arquidioceses do Brasil até a chegada, em 2013, no Rio de Janeiro, onde deve ser realizada a próxima Jornada. A Arquidiocese de Aparecida deve ser a última a receber a CRUZ, antes da sede, Rio de Janeiro. Dom Antonio Carlos Altieri faz parte da Comissão organizadora deste roteiro. Por conta disso, permanecerá em Madri até o dia 26 de agosto e logo em seguida, vai para Petrolina/PE para iniciar os preparativos naquela região do país.

Dom Altieri acompanhara os 16 jovens, dois padres (Pe. Alessandro H Coelho e Pe. Ronando Calisto) e o Diácono Claudio Rodrigues que seguem ainda esta semana para Madri/Espanha onde acontece de 16 a 21 de agosto a Jornada Mundial de Juventude 2011. Cerca de 13 mil jovens do todo o Brasil participam deste grande festa de encontro com o Papa Bento XVI. Durante todo este ano os jovens realizaram eventos e contaram com o apoio da família, com recursos próprios e ajuda da comunidade para a viagem. Muitos desses jovens ficarão em casas de família e devem participar das diversas programações religiosas e culturais que estão disponíveis.

Fique por dentro

“O Papa está bem informado e acompanha os trabalhos de preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de Madri”, afirmou o Cardeal Antonio María Rouco Varela, Arcebispo da capital espanhola.

Pela primeira vez em uma JMJ, o Santo Padre atenderá alguns jovens em confissão, nos jardins do Buen Retiro de Madri.

Segundo Cardeal Rylko, neste ano, mais de 400 mil jovens já se inscreveram para participar desse evento, número nunca alcançado em outras edições, visto que muitos destes normalmente fazem a inscrição no último momento.

Já se inscreveram, além disso, 14 mil sacerdotes, que os [jovens] acompanharão, 744 bispos, dos quais 263 dirigirão as catequeses aos participantes, em 250 lugares, em 30 idiomas.

Nesta edição serão entregues 700 mil cópias, em 6 idiomas, do YouCat, um catecismo em forma de perguntas e respostas, elaborado especialmente para o público juvenil.

Da mesma forma, 24 mil voluntários, provenientes de vários países, estarão comprometidos com diversos serviços. Muitos participantes desse evento passarão vários dias em 68 dioceses espanholas, mostrando como toda a Igreja na Espanha interage diretamente com a experiência da JMJ.

A estrutura para as refeições na capital espanhola está preparada para utilizar tickets aceitos em mais de 6 mil restaurantes.

Entre os eventos culturais, o Museo del Prado oferecerá visitas gratuitas à sua famosa pinacoteca, com quadros de Rubens, El Greco, Velázquez, Zurbarán e Caravaggio.

Também o cinema terá um papel especial nesse evento. Na quarta-feira, 17 de agosto, na Calle Fuencarral, será instalado o JMJ Punto Cine, um espaço que convida os peregrinos e o público em geral para ver nos filmes as histórias de cristãos de sólida fé, com projeção de filmes, encontros e debates com diretores cinematográficos, atores e profissionais do mundo do cinema.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "REGIÃO"Índice das publicações sobre "REGIÃO"
19/12/2022 - 06h29 Exposição de arte indígena contemporânea em Paraty
11/12/2022 - 05h52 Bloqueio para passagem de cabos na Tamoios
04/12/2022 - 05h27 Tamoios terá bloqueios momentâneos na segunda
26/11/2022 - 07h03 Programação infantil movimenta a Flip em Paraty
24/11/2022 - 06h06 Hoje tem bloqueio momentâneo na Tamoios
13/11/2022 - 05h46 Paraty terá programação gratuita na Pré-FLIP22
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.