22/08/2025  07h34
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Geral
12/08/2011 - 21h34
Uso das redes sociais na construção de networking
 
 

No mundo dos negócios, fazer contatos é imprescindível para projetar a carreira de qualquer profissional. Atualmente, os executivos contam com outras ferramentas, muito eficazes, para formar um bom networking: as redes sociais.

Segundo João Marcelo Furlan, sócio e fundador da Enora Leaders, empresa de formação de executivos e desenvolvimento de lideranças, as redes sociais são eficientes por conta de sua rapidez na transmissão de informações. “Por meio de sites como o MySpace, Facebook e Linkedln, é possível repassar dados com mais agilidade. Além disso, são ferramentas que viabilizam o relacionamento, aproximando os profissionais por comunidades específicas, por exemplo”, afirma.

Furlan aponta ainda outra vantagem em estabelecer um networking através da web. “Observando perfis, sites e blogs você encontra referências pessoais do seu contato. Pode-se obter recomendações sem a necessidade de analisar papéis ou fazer diversos telefonemas”. O diretor da Enora Leaders ressalta ainda que boas recomendações são fundamentais para se estabelecer um networking de qualidade.

“Mais um ponto positivo em se construir uma rede de contatos com o auxílio das mídias sociais é a possibilidade de se direcionar o contato, comunicando-se diretamente com quem ocupa a função com a qual se deseja falar”, comenta João Marcelo Furlan. Para ele, o início do contato é a etapa mais difícil quando se pretende firmar parceria com alguém. “O executivo deve mostrar logo no começo deste convívio virtual o que o torna melhor que os outros profissionais, qual o seu diferencial”, explica.

Contudo, deve-se estar sempre atento às informações publicadas, pois determinados conteúdos podem ‘manchar’ a imagem do candidato. “Postar mensagens como “a balada ontem foi pesada e eu mal consigo trabalhar”, “não aguento o meu chefe” ou fotos em que a pessoa aparente embriaguez denotam momentos de irresponsabilidade. Esses fatos isolados levam a crer que a pessoa é irresponsável em todos os aspectos de sua vida e acabam por tirar sua credibilidade”, alerta Furlan. “As mensagens e dados postados nos sites de relacionamento estão cada vez mais expostos, já que muitas vezes se consegue visualizá-los através de ferramentas de busca como o Google, por isso, se quiser privacidade, não use o mesmo nickname”, orienta.

Para tornar o perfil mais atraente e chamar a atenção de selecionadores, João Marcelo Furlan dá algumas dicas. “Em sites como o LinkedIn, que funcionam como um currículo, não podem faltar o histórico escolar, idiomas e experiência profissional. De modo geral, é importante listar atividades realizadas fora do meio acadêmico ou profissional, destacando a participação em organizações, que podem ser pontos em comum com quem analisa o perfil e assim gerar um elo”. O diretor da Enora indica ainda que o indivíduo opte por ‘curtir’ ou ‘seguir’ o perfil institucional de uma empresa ou marca – ao invés de adicionar páginas de empresa à lista de amigos, evitando que acesso da mesma aos seus dados pessoais como e-mail, telefone e fotografias. Também é recomendado desativar a funcionalidade que permite os amigos marcarem o usuário em fotos, o que pode mostrar o profissional em situação que ele não gostaria de exibir ao mundo corporativo – festas, churrascos, férias, por exemplo.

É fato que as redes sociais proporcionam uma exposição interessante tanto para a busca como para a manutenção de contatos. Mas nada substitui o contato pessoal. “Mantenha esses contatos ativos, converse por e-mail, telefone, MSN, ou mesmo através das redes sociais. Sugira encontros, palestras e seminários de interesse comum. Agende reuniões e almoços com os novos colegas e profissionais da sua área. Construa uma relação real”, aconselha Furlan. “É importante ser objetivo e aproveitar as oportunidades que surgem. Se cruzar inesperadamente com uma pessoa influente, troque cartões e informações, deixe claro o que pretende com o contato”, aconselha.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "GERAL"Índice das publicações sobre "GERAL"
31/12/2022 - 07h26 Aviso da revista eletrônica O Guaruçá
26/12/2022 - 07h43 Pais são obrigados a vacinar crianças?
25/12/2022 - 06h43 Então é Natal! E o que você fez?
16/12/2022 - 05h31 Poupatempo Digital oferece serviços da Jucesp
02/12/2022 - 06h43 Museu do Ipiranga prorroga gratuidade de ingressos
28/11/2022 - 06h19 Seguro é planejamento
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.