22/08/2025  07h39
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Ubatuba
14/08/2011 - 08h00
Plantio de palmeira juçara na Mata Atlântica
 
 
O plantio fez parte da programação do Programa de Voluntariado “Amigos do Verde”, realizado pela Fundação Florestal, por meio dos parques estaduais da Ilha Anchieta e da Serra do Mar - Núcleo Picinguaba
Divulgação 

Durante o mês de julho e início de agosto, foi realizado no Parque Estadual da Ilha Anchieta e Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo Picinguaba, o Programa de Voluntariado “Amigos do Verde”. Entre as atividades, os estudantes participaram do plantio de sementes da palmeira juçara, promovido pelo Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica (Ipema), como parte do Projeto Juçara que incentiva a extração do fruto da palmeira para produção de uma polpa semelhante ao açaí.

A metodologia de plantio foi o sistema de lanço - em que as sementes são lançadas aos punhados - em ambientes sombreados e com água por perto. O plantio contou com a participação de cerca de 20 pessoas, entre estudantes, monitores ambientais, guarda-parques e equipe do Ipema. Ao todo, foram dispersos 335 quilos de sementes em 33,58 hectares de Mata Atlântica em áreas como a Trilha do Corcovado, Trilha do Cubatã, Ilha Anchieta, Fazenda Cambucá e Vila Picinguaba.

Segundo a monitora ambiental, Jane Fernandes, responsável pela coordenação do Programa de Voluntariado, o plantio de sementes de juçara vem ao encontro do trabalho que já vem sendo realizado com as comunidades no entorno do Parque. “Além de repovoar a região com esta palmeira que atrai dezenas de espécies de animais, principalmente aves, o objetivo do plantio é motivar as comunidades residentes no entorno do Pesm - Núcleo Picinguaba a extrair o fruto da juçara para a produção de polpa, em vez de retirar o palmito, que resulta na morte da palmeira.”

Amigos do Verde

O Programa de Voluntariado “Amigos do Verde” do Parque Estadual da Serra do Mar proporciona oportunidades de estágio voluntário a estudantes universitários de todo o Brasil, nas mais diversas áreas. Os estagiários voluntários realizam atividades nos diversos programas que a Fundação Florestal, por meio de suas unidades de conservação, oferecem: Pesquisa, Uso Público, Interação Sócio-ambiental e Programa de Gestão. Ao final, os estudantes recebem certificado de conclusão do Programa Voluntariados “Amigos do Verde”.

Durante esta edição do programa, participaram estudantes das universidades: Esalq (Piracicaba); Universidade de Brasília, Unicamp (Campinas), Módulo de Caraguatatuba, Senac e Universidade Federal de Curitiba. Foram 21 estagiários, que se dividiram em dois grupos e viveram experiências no Parque Estadual da Ilha Anchieta (PEIA) e Parque Estadual da Serra do Mar - Núcleo Picinguaba.

A próxima edição do “Amigos do Verde” está prevista para os meses de dezembro e janeiro. Os interessados devem estar regularmente matriculados em uma universidade, ser maiores de 18 anos e ter afinidade com atividades de educação ambiental. Alunos que já participaram de outros estágios e os que falam outros idiomas têm preferência. O edital completo estará disponível no site da Fundação Florestal (www.fflorestal.sp.gov.br), a partir do início de outubro.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.