22/08/2025  07h35
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Informática e Internet
18/08/2011 - 12h02
O uso das redes sociais na busca pelo emprego
 
 

Já foi o tempo em que as redes sociais, principalmente o Facebook serviam apenas para fins pessoais. Com a revolução no mundo virtual que passamos nos últimos tempos, as empresas estão utilizando a internet para encontrar novos funcionários. Na hora da seleção, muitas empresas levam em consideração como os candidatos se comportam nas redes sociais das quais fazem parte para analisar se o perfil se encaixa com a vaga oferecida. Muitas delas através de plataformas para currículos, como o LinkedIn. Outras preferem anunciar vagas disponíveis nas redes sociais, como Facebook e Twitter, por ser uma maneira prática de buscar novos currículos.

A especialista em redes sociais, Alessandra Sleiman, da empresa Mesa de Marketing, listou cinco dicas de como as redes sociais devem ser utilizadas para aumentar a chance de serem selecionadas por empresas e selecionadores de RH:

1. É de extrema importância tomar cuidado na hora de postar fotos e fazer comentários, para não acabar passando informações negativas. Não se trata de um diário virtual, afinal todos seus seguidores estão vendo o que você posta. Utilize as ferramentas de privacidade do Facebook, por exemplo, bem configuradas, para que apenas seus amigos tenham acesso a suas fotos e informações pessoais a fim de evitar um pré julgamento de alguns profissionais de RH.

2. Cuidado com o conteúdo dos textos gerados para seu blog ou LinkedIn, por exemplo. As empresas analisam o perfil do candidato para que possam observar previamente se os valores e interesses profissionais se encaixam aos da empresa. Mantenha o perfil atualizado, principalmente os profissionais.

3. Exponha suas opiniões com coerência e entendimento sobre o assunto nos fóruns de discussões. Os selecionadores estão de olho se o futuro profissional se comporta de maneira profissional e ética.

4. Procure seguir em redes como o Twitter a empresa em que pretende trabalhar. Há empresas que preferem anunciar vagas disponíveis nas redes sociais, por ser uma maneira muito prática de buscar novos currículos e de encontrar candidatos que já estão se relacionando com a empresa, uma vez que eles já optaram por segui-lo e fazer parte da comunidade. Ao encontrar uma oportunidade de emprego nas redes sociais, limite-se a enviar o seu currículo e não utilize as redes sociais para tentar abordar ou se aproximar de maneira inconveniente do profissional de seleção.

5. Utilize as redes sociais com cautela e disciplina. O fato de conseguir acessar facilmente o perfil dos profissionais de RH, não significa que deva fazê-lo. Procure durante o processo seletivo saber qual a forma de comunicação estabelecida pela empresa. Use as mídias sociais de maneira ética e segura, para não ser prejudicado ao invés de beneficiado.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "INFORMÁTICA E INTERNET"Índice das publicações sobre "INFORMÁTICA E INTERNET"
26/01/2022 - 05h47 Agência Brasil explica o que são cookies
20/04/2021 - 06h28 Cyber segurança e os dados
11/02/2021 - 06h10 Dia da Internet Segura
03/08/2020 - 07h40 Brasil, o país do podcast
02/08/2020 - 06h25 Como evitar ataques cibernéticos em home office
27/06/2020 - 06h53 Como evitar ataques cibernéticos em home office
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.