21/08/2025  19h56
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Economia e Negócios
05/11/2011 - 07h21
Antes de montar uma loja virtual...
Marcio Eugênio
 

Diariamente recebo diversos contatos de pessoas interessadas em investir em uma loja virtual e não sabem exatamente por onde começar ou de empreendedores que já iniciaram o negócio e não estão vendendo tanto quanto gostariam. Na maioria dos casos em uma simples conversa noto que os problemas e as dificuldades que elas enfrentam são, basicamente, os mesmos: falta de planejamento. Sem dúvida, montar uma loja virtual e começar a vender pela internet é muito mais simples, barato e fácil do que gerenciar uma loja física, mas mesmo assim, é importante observar alguns pontos básicos, porém importantes.

Vou relacionar nesse artigo perguntas que recebo dos meus clientes e algumas que faço para ajudá-los a criar ou melhorar os seus negócios. São questionamentos simples e que se respondidos com cuidado serão extremamente úteis para quem está começando ou começou recentemente uma loja virtual.

1) Vou vender como pessoa jurídica ou como pessoa física?

Para toda transação comercial de compra e venda no Brasil é obrigatória a emissão de uma nota fiscal e para fazer isso é necessário um CNPJ. Nesse ponto muitas pessoas desistem, pois o processo de abertura de uma empresa é demorado, caro e complicado. Entretanto, algumas pessoas não se dão conta de que se elas já possuem um CNPJ podem utilizar a mesma empresa para fazer as vendas pela internet. Entretanto, para os que não têm empresa e não querem abrir uma, há a possibilidade de fazer uma parceria com algum fornecedor.

As parcerias com fornecedores são uma ótima alternativa para quem quer começar uma loja virtual e não quer se preocupar ou não tem capital para fazer a abertura formal de uma empresa. O dono da loja faz todo o processo de divulgação, atendimento e venda e assim que a venda for realizada o lojista comunica o fornecedor que faz o faturamento e o envio da mercadoria diretamente para o cliente.

Esses são dois exemplos básicos que não se aplicam a todas as pessoas e/ou empresas e, por isso, é importante consultar um contador para ter mais informações sobre o seu setor de atuação.

2) O que vou vender? Quem vai me fornecer?

Constantemente recebo contato de pessoas que querem ter uma loja virtual, mas não sabem o que vão vender, ou sabem o que querem vender, mas não sabem que irá fornecer.

Para quem não sabe exatamente o que vender sempre recomendo pensar em algum produto ou linha de produtos que a pessoa conheça, entenda e goste. Saiba como funciona, quando é utilizado, para que fim pode ser ofertado. Mas caso não seja um entendedor sobre o produto, pelo menos goste do segmento de atuação e tenha interesse em aprender sobre, pois esse é um dos caminhos mais curto para se ter sucesso, trabalhar com aquilo que se gosta.

Já temos algumas ideias do que pretendemos comercializar, agora é o momento de fazer uma pesquisa para ver onde esse tipo de produto é vendido e por quanto é comercializado. Para quem está começando a forma mais fácil é investir algum tempo na internet, no Google ou em sites de comparação de preços como Buscapé ou o Bondfaro, e fazer uma pesquisa de preços e concorrentes.

Feito os dois passos anteriores, você já tem as informações básicas para encontrar fornecedores para o produto que está querendo vender. Mas além do preço é importante você questionar se há uma quantidade mínima para pedidos ou valor mínimo? Qual é o prazo de entrega? Qual a condição de pagamento? Qual o prazo de entrega?

3) Para onde vou vender? Como vou entregar os meus produtos? Como será minha logística?

Tão importante quanto ter um produto bom com um preço competitivo é garantir que o produto chegue ao cliente em perfeito estado, dentro do prazo e por um preço competitivo. Muitas pessoas montam lojas virtuais para vender produtos na sua cidade e quando recebem um pedido de outro estado ou de fora de país não consegue atender esses clientes. Defina o seu mercado alvo e se prepare para isso. Você vai vender só para a sua cidade? Só para o seu estado? Para todo o país? Para o exterior?

Tanto para quem vai vender para o Brasil ou para o exterior os Correios possuem ótimos serviços que atendem grande parte das necessidades de quem vende pela internet. Porém cada serviço oferecido por eles possui algumas limitações quanto a regiões, tamanhos e pesos. Por isso é importante se informar sobre esses limites e saber se os seus produtos se encaixam a eles. Caso contrário, você precisará buscar alternativas com transportadoras ou empresas de logística conforme a sua necessidade.

4) Como meus clientes vão pagar?

O cartão de crédito é a forma preferida de pagamento de mais de 65% das pessoas que compram através da internet, por isso, é muito importante oferecer aos seus clientes essa forma de pagamento.

Para que o lojista possa oferecer formas de pagamento como cartão de credito ou boleto diretamente no seu site é necessário que ele tenha contrato diretamente com uma operadora de cartão de crédito (Cielo ou Redecard, por exemplo) e/ou um banco e isso, muitas vezes, é complicado, demorado e, em alguns casos, envolve algum tipo de custo fixo para mantê-los. Para quem utiliza cartões de crédito também é necessário pensar em alguma forma, mesmo que simples, na análise de risco para essas vendas, que evitem possíveis fraudes.

Uma alternativa mais simples, segura e rápida é utilizar apenas depósito bancário e oferecer outras formas de pagamento através de sistemas de pagamento como Pagamento Digital, Paypal, Pagseguro ou Moip. Com esses sistemas você só precisa se cadastrar uma vez e automaticamente poderá oferecer para os seus clientes diversas formas de pagamento, com parcelamento em 12 ou mais vezes. Além disso, estes sistemas garantem mais segurança tanto para o cliente quanto para o lojista, ao assumirem o risco da venda. O valor pago à operadora só é revertido para o lojista quando da liberação da mercadoria, garantindo assim o seu recebimento. A desvantagem desses sistemas é que os custos variáveis são muito altos, mas para quem está começando e ainda tem um volume de vendas pequeno ou tem urgência de colocar o seu projeto de loja virtual no ar, eles são sem dúvida a melhor escolha.

5) Que loja virtual escolher?

Um erro muito comum que alguns lojistas cometem é de escolher a plataforma de loja virtual antes de ter ciência de como funcionará o seu negocio de venda online. Alguns escolhem porque algum conhecido recomendou a loja X como sendo a melhor ou porque leu em algum lugar que a loja Y é a melhor. Lembre-se a plataforma de loja virtual é só uma ferramenta e para que ela seja “a melhor loja virtual” ela precisará atender as necessidades do seu negócio virtual por um preço que você possa pagar. Em uma simples busca no Google é possível encontrar centenas de lojas virtuais, de todos os tipos e preços. Por isso, é importante que você responda com cuidado cada um dos itens acima e só então busque a tecnologia de loja virtual que atenda realmente as suas necessidades.

Lembre-se de pesquisar antes sobre a empresa ou profissional que irá fornecer a sua ferramenta de venda virtual e procure ter certeza de que este profissional ou empresa do ramo estará disponível para te dar suporte e manter o seu negócio funcionando plenamente, para que você consiga se preocupar apenas com o que realmente é importante, o sucesso do seu empreendimento virtual: VENDER.


Nota do Editor: Marcio Eugênio é sócio fundador da D Loja Virtual.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "ECONOMIA E NEGÓCIOS"Índice das publicações sobre "ECONOMIA E NEGÓCIOS"
30/12/2022 - 05h36 Para crescer é preciso investir
27/12/2022 - 07h35 Crise e escuridão
20/12/2022 - 06h18 A inovação que o Brasil precisa
11/12/2022 - 05h50 Como funciona o treinamento de franqueados?
06/12/2022 - 05h49 Aplicações financeiras
05/12/2022 - 05h54 Cresce procura por veículos elétricos no Brasil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.