21/08/2025  19h56
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Ciência e Tecnologia
07/11/2011 - 12h06
O futuro dos tablets
Reginaldo Gonçalves
 

O governo da Índia está lançando o Aakash, tablet considerado o mais barato do mundo. Montado por uma empresa britânica, ao custo de 50 dólares para o Tesouro de Nova Délhi, será vendido com subsídios aos estudantes indianos, por 35 dólares. No mercado, custará 64 dólares. O equipamento deverá contemplar, inicialmente, 100 mil estudantes, mas, com a produção em massa, poderá ser ainda mais barato e beneficiar as classes de menor renda. A ideia é promover a inclusão digital das populações com menos acesso à informação.

No Brasil, existe a discussão da desoneração tributária para que empresas produtoras de tablets aqui se instalem e façam um produto customizado. Já existe movimentação no mercado internacional para redução dos preços do produto e distribuição nos diversos países.

Em estudo no Brasil, a venda de um equipamento básico de R$ 799 poderia chegar a R$ 550 aos consumidores, com a redução média do impacto tributário, ainda muito distante do equipamento produzido na Índia. O que será discutido daqui por diante serão os diferenciais de cada produto, pois o consumidor não busca somente o preço, mas também quer qualidade.

A intenção no Brasil é popularizar o tablet para que haja uma inclusão digital mais rápida no País, permitindo aos estudantes o acesso mais amplo à informação e assim uma socialização do aprendizado e do conhecimento. Somente esperamos que essa situação realmente beneficie os jovens de renda mais baixa, conferindo-lhes mais oportunidades de estudar, agregar conhecimento e desenvolver carreiras de sucesso.


Nota do Editor: Reginaldo Gonçalves é coordenador do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Santa Marcelina.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "CIÊNCIA E TECNOLOGIA"Índice das publicações sobre "CIÊNCIA E TECNOLOGIA"
28/12/2022 - 06h38 14ª Feteps, no ar com mostra virtual de projetos
29/07/2022 - 06h14 O que significa a internet 5G para o Brasil?
15/06/2022 - 06h45 Chegou a hora do adeus aos `brokers do WhatsApp´?
20/05/2022 - 06h30 Praticidade da tecnologia sem fio
06/05/2022 - 05h54 Tecnologia preventiva contra o sono
19/04/2022 - 06h25 A AI Week reúne a comunidade mundial de IA
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.