21/08/2025  20h03
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Economia e Negócios
26/11/2011 - 12h04
Frustrações e vendas
Paulo Araújo
 

Adoro vender. Adoro prospectar, mandar propostas. Adoro quando alguém me pede um orçamento. Adoro o relacionamento com o cliente. Vender é um grande barato! Não tem rotina. Eu me sinto vivo. Sinto correr o sangue nas veias.

Mas vendas também é frustrante. Isso mesmo! Nós levamos muito mais "não, obrigado" do que um "sim, valeu!". Andamos de um lado para o outro, levamos chá de cadeira, às vezes imploramos para marcar uma visitinha, carregamos pastas e catálogos. É duro quando não acontece aquilo que esperávamos. O mundo real é assim, em vendas é assim. Você tem grandes chances de se sentir frustrado. Mas e daí? E daí que você precisa praticar algumas "regrinhas" para alcançar mais sucesso e menos frustrações.

1. Aprenda a lidar com o NÃO, OBRIGADO! Ouvir "não" é normal. E o NÃO pode ser um grande incentivador, pois quanto mais um NÃO eu recebo mais perto estou de um... SIM! Uma tática que uso até hoje é prospectar todos os dias e às vezes ligo com o propósito de levar um NÃO. Daí, como já sei que vou levar um NÃO mesmo eu faço todos os tipos de perguntas. Por que não contratar um treinamento agora! Por que o senhor pensa que sua equipe não precisa disso nesse momento? Perguntas e mais perguntas. E vou aprendendo com as respostas. Moral da história: use o NÃO como um aprendizado e um incentivador para chegar mais perto de um SIM.

2. Dedicação e persistência. Vender é um ato de dedicação e persistência. Você precisa provar que é um grande negócio. Que é um sujeito confiável. Haverá obstáculos e agradeça a Deus por eles, pois é assim que você vai amadurecer e crescer nessa profissão. Winston Churchill, um dos maiores estadistas britânicos fez o discurso mais rápido e curto da história para motivar os ingleses na Segunda Guerra Mundial e na luta contra o nazismo. Eis o discurso: "Não desistam! Nunca, nunca, nunca!"

3. Autocontrole e autodisciplina. Não no sentido radical da coisa, mas sim em estabelecer uma rotina de trabalho e de planejamento (como vendedor detesta planejar, meu Deus!). Não sair dando tiro pra todo lado. Obedecer aquilo que você tratou, usar efetivamente o conhecimento que têm e principalmente autocomprometimento. Autocontrole e autodisciplina no sentido de ter empenho, ou melhor, muito empenho para atingir suas metas e realizar os seus sonhos.

Pois é meu amigo vendedor, vendas não é uma arte. Não é questão de ser simpático, sorridente ou carismático. Vendas é uma ciência que tem pouco de exata e muito de humana.

E eu, na qualidade de vendedor só posso garantir-lhe com toda a certeza do mundo que vender não é fácil, mas é apaixonante!


Nota do Editor: Paulo Araújo (www.pauloaraujo.com.br) é escritor e conferencista. Administrador de Empresas, pós-graduado em Marketing e em Gestão pela Qualidade e Produtividade.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "ECONOMIA E NEGÓCIOS"Índice das publicações sobre "ECONOMIA E NEGÓCIOS"
30/12/2022 - 05h36 Para crescer é preciso investir
27/12/2022 - 07h35 Crise e escuridão
20/12/2022 - 06h18 A inovação que o Brasil precisa
11/12/2022 - 05h50 Como funciona o treinamento de franqueados?
06/12/2022 - 05h49 Aplicações financeiras
05/12/2022 - 05h54 Cresce procura por veículos elétricos no Brasil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.