02/05/2025  20h21
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Variedades
09/12/2011 - 20h27
MDF ou MDP: eis a questão
José Aurélio Oliveira Costa
 

As chapas de madeiras industrializadas MDF e MDP são líderes de vendas, em um mercado que antes pertencia somente às madeiras maciças. Mas todas as vezes que idealizamos projetos para as nossas casas ou ambientes de trabalho, ou quando admiramos belos móveis, fazemos a mesma pergunta: como diferenciar uma da outra?

Idênticas quanto ao processo de fabricação, as chapas MDF e MDP são feitas a partir das mesmas espécies de madeira, o pinus e o eucalipto. As diferenças estão relacionadas à forma de fabricação, o que influencia diretamente na aplicação em móveis. E então surge mais uma pergunta: quando e onde usar?

O MDF, ou Painel de Fibras de Madeira de Média Densidade, é um aglutinado de fibras de madeira, coladas umas às outras, com resinas sintéticas e outros aditivos. Possui uma superfície lisa e homogênea, o que permite cortes em qualquer sentido e um acabamento mais delicado, com aplicação de todos os tipos de revestimentos, desde pintura até papéis impressos. Assim, o MDF é bastante empregado em peças frontais de móveis, além de laterais e fundos de gavetas.

Mais versátil, o MDP, cuja sigla significa Painel de Partículas de Madeira de Média Densidade, é formado por macro e micro partículas de madeiras que se entrelaçam e são misturadas à resinas especiais de última geração. Esta mistura forma uma trama, o que garante similaridade à madeira maciça, no que se refere à flexibilidade e ao envergamento. Assim, por conta da sua composição, o MDP é muito empregado em estruturas e prateleiras.

Pelas diferentes estruturas, num mesmo móvel, é possível utilizar os dois materiais. Em um armário, por exemplo, a estrutura pode ser feita em MDP e o acabamento externo, como as portas, pode ser produzido em MDF. A mescla dos dois tipos de chapas confere a força necessária em algumas partes do móvel e a delicadeza do acabamento nas áreas externas.

Porém, como todo e qualquer tipo de madeira, tanto o MDF como o MDP são vulneráveis à umidade. No entanto, há uma série de revestimentos que ajudam a reter a água e a preservar o material, como os laminados de baixa pressão.

É importante ressaltar que tanto um quanto o outro são produtos altamente ecológicos, pois são provenientes de áreas de reflorestamento e manejadas de forma ambientalmente correta, economicamente viável e socialmente justa.

A verdade é que o MDF e o MDP são equivalentes quanto à qualidade, porém possuem aplicações com finalidades diferentes. A dúvida, agora, deve persistir somente quanto à escolha do móvel e não mais quanto à utilização das chapas de madeira.


Nota do Editor: José Aurélio Oliveira Costa é presidente da Ocka, especialista em arquitetura e decoração de interiores.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "VARIEDADES"Índice das publicações sobre "VARIEDADES"
16/11/2022 - 06h13 Caviar é um dos alimentos mais caros do mundo
19/02/2021 - 06h54 Saiba o que a sua letra mostra sobre você
30/12/2020 - 06h27 Banho para a virada do ano
23/08/2020 - 06h49 5 objetos que você não deve ter dentro de casa
22/08/2020 - 07h14 No dia Folclore - mitos em torno do vinho
06/07/2020 - 07h34 Quais são as moedas mais valiosas do Real?
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.