21/08/2025  12h09
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Economia e Negócios
05/02/2012 - 11h00
Educar as crianças financeiramente, como fazer?
 
 
Preconceitos e mitos sobre o dinheiro deixam de existir se o aprendizado sobre o tema começar cedo

A volta às aulas, com toda a motivação pelo novo, pode ser o momento ideal para iniciar a educação financeira das crianças, diz a consultora em finanças pessoais e saúde financeira Suyen Miranda. Pesquisando o comportamento já há uma década, ela explica que, no que se trata da relação do indivíduo com o dinheiro, quanto mais cedo se começa melhor é o resultado; “crianças que já na primeira infância tinham contato com o dinheiro desenvolvem o senso matemático com mais facilidade, compreendem o conceito de valor e se sentem mais seguras e independentes em suas escolhas”, afirma.

E por quê há tanta dificuldade tanto de pais como de professores para abordar o tema dinheiro? “Isso é resultado de o tema dinheiro, assim como a morte e o sexo, ainda gerar um certo desconforto na sociedade. Por desconhecimento e despreparo, falar com as crianças sobre o tema dinheiro acaba sendo negligenciado”, conclui.

A consultora apresenta abaixo dicas práticas para vencer estas barreiras com o tema:

. Na volta às aulas, mesmo com as crianças pequenas (a partir dos quatro anos), experimente fazer com que elas participem da compra do material escolar procurando o preço mais em conta nas prateleiras das lojas. Mostre a diferença de valores sempre usando comparativos (com a diferença de dois reais podemos comprar uma régua, com mais dois reais é o valor de um sorvete, como exemplos).

. Mostre as moedas e as notas de Real para que elas se familiarizem com o dinheiro. Nossas notas tem belos exemplares da fauna brasileira e um design interessante para elas associarem o valor a algo belo. Não deixe o dinheiro solto na mão de crianças sem a supervisão de um adulto, para que não queiram pôr na boca “para sentir o gosto”, como já vi várias vezes... Explique conceitos de soma e subtração usando as moedas e notas - uma nota de um Real equivale a dez moedas de dez centavos, ou duas de cinqüenta centavos, assim por diante. Trabalhe com números fáceis para a criança assimilar tanto a matemática quanto o valor.

. Cuidado ao associar o trabalho e o dinheiro como coisas “ruins” e “sujas”. Infelizmente, mesmo entre pessoas com excelente bagagem cultural ainda há disseminado o conceito do dinheiro (notas e moedas) ser algo sujo e o trabalho algo doloroso. Os objetos do cotidiano tem germes neles assim como moedas e notas, e nem por isso dizemos que são “sujos”. Quanto ao trabalho, costuma ser resultado de nossas escolhas conscientes ou inconscientes, portanto não é uma punição ou sacrifício - se for, comece a analisar como melhorar sua relação com ele - e para muita gente é fonte de realização pessoal. O salário recebido é resultante desta escolha, deixe isso claro para a criança, pois no futuro ela fará escolhas que irão impactar na vida profissional e financeira.

. Estimule o pensamento empreendedor na criança apontando casos de sucesso tanto na família quanto na sociedade. Pessoas que começaram com poucos recursos e que hoje tem sucesso profissional são exemplos excelentes que motivam a criança a um dia fazer o mesmo. Mostrar que toda empresa começa pequena e vai gradualmente ganhando profissionalismo também auxilia muito, pois fica claro para a criança que é possível conquistar o sucesso com disciplina, determinação e persistência, qualidades que serão importantíssimas para ela tanto na vida financeira como social e profissional.

Suyen finaliza dizendo que mais do que palavras, a atitude é o que realmente ensina. “O aprendizado é muito mais eficaz pelo caminho do exemplo, muito além do que dizemos, por isso, pais e professores devem estar atentos e conscientes de suas atitudes, corrigindo as falhas em particular e comemorando os sucessos em público. Nisso estimulamos o crescimento e aprendizagem por mérito, algo fundamental para o bem estar dela e de toda a sociedade - que é o que ela irá construir no futuro!”

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "ECONOMIA E NEGÓCIOS"Índice das publicações sobre "ECONOMIA E NEGÓCIOS"
30/12/2022 - 05h36 Para crescer é preciso investir
27/12/2022 - 07h35 Crise e escuridão
20/12/2022 - 06h18 A inovação que o Brasil precisa
11/12/2022 - 05h50 Como funciona o treinamento de franqueados?
06/12/2022 - 05h49 Aplicações financeiras
05/12/2022 - 05h54 Cresce procura por veículos elétricos no Brasil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.