21/08/2025  12h41
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Ubatuba
24/02/2012 - 06h36
Do luxo ao lixo
Emilio Campi
 
Arquivo Jornal Maranduba News 

Felizmente luxo é uma palavra agradável de pronunciar, todos se lembram de carrões, mansões, caviar, grandes barcos de passeio e até o etc. de luxo deve ser diferente, mais requintado, seu ponto ortográfico deve ser com champagne. Mas existe o luxo que foi criado através do lixo, melhor, o lixo que deixou muita gente no luxo e quanto mais lixo mais cifrões, principalmente para aqueles, que dizem por aí, usam relógios de pulso que podem chegar a mais de R$ 15 mil reais.

Ubatuba é um caso “quase” parecido. Nos tempos áureos turistas vinham constantemente de avião apenas para saborear os frutos do mar de que Ubatuba dispunha. Falar de Ubatuba era como pronunciar “Cancun” ou outro paraíso na terra. Os campeonatos de surf, os estrangeiros, o artesanato, tudo era valorizado e visto. Mas por conta do luxo, principalmente nos últimos anos, muita gente deixou de olhar para seu povo, entregando a eles o lixo para ficar com o luxo. Carros novos, casas novas, dinheiro no banco seria uma coisa normal não fosse pela forma que “adquiriram”. O lixo, aliás, é um dos carros chefes para o luxo. Claro! Ainda bem que isso não acontece por aqui!

Na televisão vimos problemas com o tal transbordo e penalidades. Na estrada vemos sempre caminhões transportando os malcheirosos objetos cobertos com uma lona preta, no canto da caçamba um líquido escorre e corre pela pista deixando um rastro como se dizendo: “Olha a caca que to fazendo, siga-me que você verá pra onde vou e saberá porque to indo.”

O lixo que se deu ao luxo de virar muita grana são materiais e objetos físicos, mas o lixo que falamos é no que se transformou algumas pessoas, aquelas que usam de artimanhas e mentiras para encobrir a irresponsabilidade, o descaso, a incompetência. Ubatuba só não está em cima de um caminhão por conta dos poucos sobreviventes que aqui amarraram seu coração. Ubatuba para estas pessoas de coração é o luxo que “aquelas” pessoas não podem pagar. É a vida que Deus lhes deu. Tem muita gente constrangida quando ouve e vê a verdade, começam a se debater, irritar e buscar formas escusas de fazer as coisas acontecerem, mesmo que machuquem alguns, pois o luxo é seu único objetivo.

Ubatuba é um dom de Deus, a natureza é o luxo que todos queriam ter. Sua história é o recheio que faltava neste maravilhoso lugar. Por que é que as coisas não mudam então? Será que ainda tem gente que pensa que quanto pior, melhor para o luxo... deles é claro. Se existe união parece ser só do açúcar, mas dá para mudar: de postura, de caráter, de lado (o bom, é claro), de opinião e trabalhar para um único objetivo: Ubatuba.

Quem quer mudar pensa no luxo que Ubatuba merece e quem não quer olha apenas o próprio umbigo, esse deveria estar no lixo.

São tempos de mudanças, há males que vêm pra bem!


Nota do Editor: Emilio Campi é editor do Jornal Maranduba News (www.jornalmaranduba.com.br). A matéria é o editorial da edição do dia 24/02/2012.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.