19/11/2025  20h42
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
NOTÍCIA
Ubatuba
22/01/2005 - 16h27
Notícias da Prefeitura de Ubatuba
ACS - PMEBU
 



• Prefeitura faz balanço dos estragos e prepara plano de recuperação

Prejuízos ainda não foram calculados, mas Secretaria de Obras já prepara relatório que será encaminhado ao governador Geraldo Alckmin

Durante toda a semana, a maioria dos funcionários da Prefeitura ligados a Secretaria de Obras estiveram envolvidos numa grande operação de limpeza e de consertos e reparos dos inúmeros estragos causados pelas fortes chuvas que atingiram o município na noite de domingo para segunda-feira. Segundo o secretário de Obras, João Paulo Rolim, ainda não é possível fazer uma estimativa de valores dos prejuízos. "Durante todos esses dias estivemos dedicados a trabalhar na recuperação dos pontos atingidos já que havia a previsão de novas chuvas, que poderiam provocar danos ainda maiores, caso não fosse feita essa prevenção", lembra o secretário.

Segundo ele, estão sendo preparados os relatórios que o prefeito Eduardo César (PL) deverá encaminhar ao governador Geraldo Alckmin, solicitando ajuda. O próprio governador, em entrevista na última quarta-feira pela rádio Costa Azul disse que estava acompanhando a situação de Ubatuba pela Defesa Civil do Estado e que iria verificar com o prefeito como poderia colaborar com a recuperação da cidade.

O trabalho do setor de Obras esteve concentrado na retirada de barreiras, atendimento às comunidades mais distantes, onde várias vicinais foram interrompidas e também na limpeza de valas, bueiros e bocas de lobos nos pontos mais prejudicados, entre eles, os bairros do Itaguá, Estufa II, Centro, Praia Grande e Toninhas. "Em função desse caráter emergencial tivemos que paralisar momentaneamente os serviços de capina e limpeza que vinha sendo feito ao longo da ciclovia e também nas marginais ao longo da BR-101", explicou o secretário. João Paulo lembrou ainda que houve pontos onde foi preciso quebrar a tubulação para dar vazão a água.

Causas dos alagamentos

Segundo o secretário, vários fatores contribuíram para os alagamentos e deslizamentos ocorridos em vários pontos da cidade. "Ubatuba é uma cidade muito plana, havia muita sujeira acumulada nas valas e bueiros e estávamos em plena maré cheia que impede a saída das águas das chuvas para o mar", explicou João Paulo. Além disso, segundo ele, existem muitas construções nas margens de rios e córregos que não respeitam a legislação o que impede a entrada de máquinas da prefeitura para fazer a limpeza da área. Um outro fator é a rodovia BR-101 que acaba sendo um grande bloqueio na vazão das águas para o mar. "Em alguns casos, como o dos moradores da proximidade da rua América, na praia das Toninhas, o projeto é relativamente simples e já estamos tomando as primeiras providências, entre elas, a autorização do DER para dar início as obras, afirmou o Secretário.

Recuperação de estradas

Algumas comunidades, como as localizadas no Estaleiro do Padre, na região do Ubatumirim e também na Almada sofreram isolamento temporário com a obstrução de estradas. Porém, segundo João Paulo, medidas paliativas foram adotadas imediatamente e ainda na segunda-feira o tráfego naquelas regiões foi restabelecido. "Assim que firmar o tempo voltaremos nesses pontos para recuperar o acesso de forma definitiva", contou.

Também na região sul, algumas vicinais sofreram interrupção por apresentarem grandes valas provocadas pela água. "Já providenciamos o processo de compras de materiais, como emulsão asfáltica, para fazermos os reparos. No caso de algumas delas, será necessário um recapeamento, porém, não há verbas no orçamento desse ano, mas estaremos estudando com o prefeito a possibilidade de colocarmos essas questões no orçamento de 2006 e também pedir auxílio ao Governo do Estado.

Barreiras

A Prefeitura também apoiou as ações de responsabilidade do Governo Federal, na desobstrução das várias barreiras que caíram ao longo da BR-101, na região norte do município. De acordo com João Paulo, os funcionários da Prefeitura trabalharam durante toda a madrugada de segunda-feira na desobstrução das barreiras que caíram entre o Camburi e a praia Vermelha do Norte. "Esses pontos ainda estão instáveis e, se ocorrerem novas interrupções, a Prefeitura tem condições de revertê-las. Porém eles devem ser vistoriados pelo DNIT - Departamento Nacional de Infra Estrutura e Transporte - para providências definitivas", lembrou o secretário.


• CPD da Prefeitura inicia mudanças no atendimento ao contribuinte

Mudanças visam facilitar o acesso do cidadão e dar transparência às informações da Prefeitura

O Centro de Processamento de Dados da Prefeitura está ampliando suas atividades para melhor atender ao contribuinte. Entre as novidades, estão novos serviços, como a disponibilização na Internet, de informações que visam facilitar a consulta e possibilitar a emissão de boletos para pagamentos dos impostos municipais.

A prefeitura se prepara para disponibilizar também a prestação de contas da sua atuação à comunidade na Internet. Todas as informações sobre arrecadação e aplicação do dinheiro público poderão ser acompanhadas pela população, a partir de março. O site trará informações detalhadas sobre as compras, divulgando itens adquiridos, empresas contratadas e valores. O coordenador do CPD, Alessandro Terra Palhares explica que essas medidas democratizam a informação e geram transparência. "Nossa idéia é levar a prefeitura para a casa do cidadão".

Outra novidade para 2005 é o uso mais intensivo do telefone. Inicialmente será instalado um moderno sistema de Call Center, que disponibilizará uma série de serviços. Uma das principais funções deste Call Center será a "Ouvidoria" da Prefeitura, um serviço especializado em conversar com o cidadão, ouvindo críticas e sugestões, orientando a população, colocando em prática mais uma etapa da proposta de política participativa do governo municipal.

Mas hoje, o cidadão que precisa de uma 2ª via do IPTU ou do ITBI, bem como pesquisas de processos e débitos mobiliários e imobiliários ele já pode encontrar esse serviço através da Internet. O contribuinte pode acessar essas informações pelo site www.ubatuba.sp.gov.br.

Pedido de desculpas ao contribuinte

O CPD, em nome da Prefeitura de Ubatuba, pede desculpas ao contribuinte que compareceu ao Paço Municipal durante essa semana para resolver assuntos diversos e se deparou com quedas no sistema que atrasaram o processo. As interrupções no sistema de informática foram decorrentes de problemas elétricos, que já estão sendo adaptados para suportar as mudanças que vêm acontecendo desde a sua construção. Segundo o analista de sistemas do CPD, Adriano Félix, muitos equipamentos e seções foram incorporados ao Paço Municipal ao longo dos anos e as instalações elétricas não acompanharam essa evolução e por isso, estão sobrecarregadas. "Nós estamos enfrentando esse problema desde 2003. Agora, é necessário que se façam adaptações para que possamos adequar os novos serviços à estrutura da Prefeitura Municipal".


• Agradecimento à população de Ubatuba

O Fundo Social de Solidariedade agradece a toda a população de Ubatuba que se fez presente em mais um momento de dificuldade enfrentado por alguns moradores de nossa cidade. Tão logo chegaram as notícias dos primeiros desabrigados, dezenas de pessoas se mobilizaram para prestar auxilio aos necessitados. Nossos agradecimentos especiais às empresas e entidades: Supermercado Rosado, Paróquia Imaculada Conceição, Ubatuba Palace Hotel, AEL Distribuidora de Água, Igreja Evangélica Ágape, Supermercado Paulista, Restaurante Orégano, Hipermercado da Carne, Restaurante 100 Miséria, Padaria El Shaday, Frangolândia, Ubadesklimp, Padaria Skinapão,Center Carnes, Supermercado Semar, Casa de Carnes Nilo, Supermarcado Maná e aos cidadãos que se dispuseram a colaborar nesse momento difícil. Agradecimentos também à Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Policia Militar, Policia Ambiental, Voluntários da Pastoral, Voluntários da Igreja Ágape e aos funcionários das Secretarias de Obras, Promoção Social, Esportes, Saúde e demais secretarias que estiveram direta ou indiretamente envolvidas nessa situação de emergência. Essa é a verdadeira face do povo de Ubatuba, um povo unido e participativo, que atende ao chamado sempre que necessário.


• "Ação Ambiental" leva a Lira Padre Anchieta para a praia

A Lira Padre Anchieta abrirá oficialmente o projeto "Ação Ambiental" - Verão 2005, domingo, 23, na praia Grande, misturando música instrumental com mensagens sobre a preservação do meio ambiente. Além da atração musical, acontecerão oficinas de arte-educação, registro de denúncias e sugestões ambientais, mutirões de limpeza, pesquisas de opinião, informativos turísticos, entre outras atividades.

O projeto conta com duas equipes de agentes ambientais: uma fixa, que fica na praia Grande, em tendas armadas em frete ao prédio da Comtur e outra equipe móvel, praticando ações ambientais nas principais praias de Ubatuba. Nesse fim-de-semana, a unidade móvel do "Ação Ambiental" estará visitando as praias da Maranduba e Itamambuca e levando mensagens de preservação aos turistas que freqüentam as nossas praias.

Esse projeto é realizado pela ASSU (Associação Sócio-Ambiental Somos Ubatuba), SEMA (Secretaria Municipal do Meio Ambiente) e Instituto Seixa (Advogados pela Natureza).

Parcerias institucionais
SAPA (Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento), Setur (Secretaria de Turismo), CETESB/CBH-LN, Lira Padre Anchieta, UNITAU (Universidade de Taubaté), FUNDAC (Fundação da Criança e do Adolescente de Ubatuba), FUNDART, COMTUR (Companhia de Turismo)

Patrocinadores
Restaurante Rei do Camarão, Nova Ubatuba Empreendimentos e Participações S/C Ltda.

Colaboração
Aquário de Ubatuba, Empório Itaguá, Comercial Itaguá, Papelaria do Estudante, Restaurante Gauchão

Apoio
Pousada Serramar, Quiosque Kaiambá, Acquatec Informática, Ousadia Surf Shop, Rádio Gaivota FM 104,9 MhZ, Rádio Costa Azul AM 1140 Khz, Fundação S.O.S Mata Atlântica e Saíra Ambiental


• Entidades Assistenciais de Ubatuba recebem visita da Presidente do Fundo Social

Primeira-Dama do município verifica condições de atendimento

A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Ubatuba, Denise Montemor César, visitou, na primeira quinzena de janeiro, algumas entidades assistenciais da cidade como objetivo de conhecer mais de perto as necessidades básicas de cada uma delas. Denise afirmou que as visitas deverão acontecer regularmente: "Nesse primeiro contato pudemos notar que bons trabalhos acontecem em nossa cidade. Fomos muito bem recebidas, inclusive com surpresa por algumas entidades que não esperavam uma visita nossa logo no início da administração. Para trabalharmos bem, precisamos saber a real situação das entidades, aí sim, poderemos atender conforme as necessidades específicas de cada entidade".

Nesse primeiro momento foram visitados o Lar Vicentino, Fundac / Lar do Menor, Associação dos Aposentados e Associação dos Deficientes (Aduba). Outras visitas já estão sendo agendadas para os próximos dias. "Essas entidades trazem resultados importantes a sociedade e temos que valorizá-las", acrescentou Denise.


• Região Sul ganhará novo cemitério e velório municipal

O prefeito Eduardo César pretende atender antiga reivindicação da comunidade local

O Chefe do Serviço Municipal Funerário, Lucio Flávio da Silva, esteve na última quarta-feira 19, visitando a região sul do município a pedido do prefeito Eduardo César. O objetivo da visita foi levantar subsídios para implantar o velório municipal, bem como indicar uma área para construção de um novo cemitério municipal para atender a comunidade local.

Mario Clarassotti, administrador da Regional Sul, acompanhou Lúcio durante mais de três horas na busca por uma área para instalação do novo cemitério e do velório municipal, para atender aos moradores ainda neste semestre.

"O cemitério da Maranduba já está há bastante tempo estagnado. Além do difícil acesso para realizar novos sepultamentos, o local não dispõe de espaço suficiente para abrigar, com segurança novas urnas. É necessário que seja destinada uma nova área de no mínimo 50m x 50m, para que seja construído um novo cemitério, com inovações e melhor segurança sanitária para a comunidade. É preciso criar columbários (gavetas) com três módulos verticais, para que as urnas deixem de ser acondicionadas no chão", disse Lúcio. Segundo o chefe do SMF, dentro de quinze dias solicitará uma equipe para realização de limpeza e conservação do cemitério local, que não recebe essa atenção há pelo menos seis meses.

Velório

Há pouco mais de 3 anos, a comunidade da região reivindicou do município a construção de um velório municipal para atender aos moradores que não dispõem de um local para velar seus entes queridos. Logo no início da primeira semana da nova administração, Mario Clarassoti recebeu a visita de moradores, que lembraram esse antigo anseio. "Em função desses apelos, informei ao prefeito a importância desse atendimento para uma população que vive há 33 quilômetros do centro da cidade que, além da perda de seus entes queridos, têm que passar por situações constrangedoras no momento mais difícil de suas vidas. A centralização desse serviço trará mais conforto para essas famílias," disse o administrador.

Outros bairros

Ubatuba dispõe de mais quatro cemitérios municipais: no centro da cidade, Ipiranguinha, Ubatumirim e Camburi. No Ipiranguinha e centro da cidade, a seção funerária já iniciou os trabalhos de conservação e algumas reformas estão sendo programadas. Na região Norte (Ubatumirim e Camburi), Lúcio pretende iniciar projetos de reforma e até de construção de outra unidade. "O cemitério do Ubatumirim fica na parte baixa do bairro e próximo à praia. É um local que também já está defasado e necessita de uma outra área para instalação. Estudaremos na próxima semana uma forma de solucionar esse problema, após a visita que faremos na Região Norte", concluiu Lúcio.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.