21/08/2025  09h42
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Informática e Internet
11/03/2012 - 11h01
TI, logística e economia de recursos
Giovane Cesar
 

A Tecnologia da Informação rompeu barreiras e hoje é largamente utilizada para otimizar, facilitar e modernizar processos nas mais diversas áreas de atuação. Umas das áreas que tem sido beneficiada é a de logística. Com a TI, é possível reduzir os atrasos e falhas humanas nos processos logísticos.

O primeiro caso de otimização de logística vem da Segunda Guerra Mundial, quando os alemães planejavam o movimento de suas tropas para serem mais efetivos em combate. Casos mais usuais de aplicação de otimização são de definição de rotas e paradas, a ideia é escolher o melhor caminho a passar e qual ordem as paradas devem ser feitas. No dia a dia vemos a otimização da logística, muitas vezes sem perceber. O Google Maps utiliza a otimização para traçar suas rotas.

Uma outra aplicação bastante utilizada é o planejamento de escala, por exemplo, para decidir qual equipe de tripulação vai atender cada voo numa companhia aérea, minimizando horas extras e respeitando os limites legais. No caso de logística de trens, o sistema possibilita um melhor planejamento das linhas e minimiza os atrasos. O despacho é um dos casos mais importantes, pois pode representar uma diferença grande na entrega da carga, chegando a um dia para trechos maiores.

Mais recentemente, o setor bancário também passou a se beneficiar da otimização da logística, por meio de um melhor controle de valores. Uma solução em TI possibilita a comunicação segura de dados, armazenamento e otimização das decisões. Dessa forma, as agências bancárias podem ter o mínimo possível de estoque de numerário, sem que isso signifique gastos altos com logística para recolher e trazer o dinheiro diariamente. Menos comum, mas também importante, é o planejamento de frota e metas, estes podem também representar uma economia e eficiência operacional bastante significativa.

A otimização é um processo dividido em três partes: modelagem, implementação e implantação. A modelagem é a fase em que, geralmente, um matemático entende o processo a ser otimizado e desenvolve um conjunto de expressões e fórmulas que o representa. A implementação é a fase onde o modelo matemático algébrico é levado ao computador. Nessa fase são feitos vários experimentos que confrontam o modelo com a realidade em busca de falhas e também desenvolvem-se algoritmos a fim de diminuir o tempo necessário para apresentar uma solução. Finalmente, a implantação é feita. Nesse momento a implementação anterior é integrada ao sistema da empresa, conectando-o aos usuários e às bases de dados.

Hoje a logística tem um significado simples para as empresas: economia. O valor dessa economia irá depender da aplicação e de quão eficiente é a solução. Em alguns casos, isso pode significar milhões.


Nota do Editor: Giovane Cesar é gerente consultor sênior de otimização da eWave do Brasil e já realizou diversos trabalhos na área de logística em empresas como Itaú e ALL.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "INFORMÁTICA E INTERNET"Índice das publicações sobre "INFORMÁTICA E INTERNET"
26/01/2022 - 05h47 Agência Brasil explica o que são cookies
20/04/2021 - 06h28 Cyber segurança e os dados
11/02/2021 - 06h10 Dia da Internet Segura
03/08/2020 - 07h40 Brasil, o país do podcast
02/08/2020 - 06h25 Como evitar ataques cibernéticos em home office
27/06/2020 - 06h53 Como evitar ataques cibernéticos em home office
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.