13/09/2025  14h45
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Surfe
23/01/2005 - 05h12
Danilo Rodrigo é 10 no 1º Santos Surf Festival
Marcos André Araújo
 
Com um surf de impressionar, o local do Guarujá arrasa na final e vence a lenda viva Picuruta Salazar em seu quintal de casa.
 
Divulgação 
  Danilo Rodrigo, campeão na categoria Profissional.

O 1º Santos Surf Festival, que está festejando o Dia do Surfista em Santos, com uma semana de atividades, trouxe para o tradicional pico da cidade, o Quebra-Mar, a primeira etapa do circuito profissional brasileiro de longboard, que reuniu os melhores atletas do País e do mundo. Começando na sexta-feira, dia 21 e finalizando as competições no sábado, dia 22, o público pôde comprovar que a nova geração está vindo com tudo.

Com 19 anos de idade, Danilo Rodrigo, conhecido como Mulinha, desbancou grandes nomes para fazer a sua primeira final com Picuruta Salazar, um dos maiores ícones dos pranchões que carrega oito títulos do brasileiro, dos mais de 150 em sua carreira. "Já havia corrido outras baterias com o Picuruta, mas uma final com ele é a primeira vez", conta ele, que colocou Picuruta precisando de duas notas para ser o campeão.

Na grande final, Mulinha mostrou que era o seu dia. Logo na primeira onda, ele arrancou a nota máxima (10) dos juízes, depois de aplicar fortes batidas e também de ficar pendurado no bico do pranchão, o famoso hang ten. "Eu estava no meu dia, passei todas as baterias em primeiro. Estou muito feliz e grato a Deus, pois foi Ele que me deu essa vitória", comemorou ao sair da água. Como prêmio, ele levou R$ 3 mil, dos R$ 10 que foram distribuídos.

Antes de ser consagrado o número um do evento, ele teve que deixar para trás nomes que fizeram e fazem a história do surf. Nas quartas-de-final, o garoto inspirado mostrou que não estava para brincadeira e marcou 9,66 na primeira onda em cima do Amaro Matos, que respondeu em seguida com um 9 pontos. Mas Rodrigo fechou a conta com mais uma onda de 7.43.

Na fase seguinte, foi a vez de encarar o seu ídolo e agora chefe de equipe, Paulo Kid. Ambos patrocinados pela Surf Co., dirigida por Alfio Lagnado, Mulinha, novo integrante da Quicksilver, deixou Kid em combinação. "Ele estava inspirado e achou as ondas. Eu não as encontrei para reverter o resultado, mas bateria é assim mesmo. Apesar de ter feito uma boa apresentação, o Rodrigo surfou muito melhor e fico feliz por ele estar indo para a final", disse o chefe de equipe da Hang Loose, que terminou em terceiro.

Na mesma posição ficou Jeremias da Silva, o famoso Mica, um dos mais tradicionais surfistas de Saquarema, região dos Lagos, Rio de Janeiro. Ao ser barrado pelo Picuruta Salazar, Mica ficou satisfeito com o resultado. "Agradeço a Deus pela minha colocação e pelo trabalho que Ele vem fazendo em minha vida, porque Deus é muito bom. Agradeço também ao meu amigo Alexandre, o Carioca, que me ajuda nas inscrições, pois até agora estou sem patrocínio", desabafa.

Já Picuruta Salazar, que terminou em segundo, em seu quintal de casa, comemorou a vitória do seu pupilo. "A vitória dele é um bom sinal, pois novos talentos estão surgindo. Aos 44 anos de idade competir ao lado de um garoto de 19, mostra que a nova geração está começando a dominar. Fico feliz com a sua vitória, já que ele é um pupilo meu", disse.

A competição contou com 48 inscritos na categoria profissional. Além dela, mais três categorias caíram no mar. Na Feminina, Rita Helena levou a melhor, deixando a Márcia Portes em segundo. A aluna da Hot Girls Surf School, Joana Stipp, ficou em terceiro, em sua primeira participação em campeonatos e Marcela Duarte terminou em quarto.

Entre os juniores, Luiz Henrique foi o campeão. Alexandre Wolthers finalizou em segundo e o carioca Roger Barros, de apenas 15 anos, ficou em terceiro, seguido do Vinicius Nunes. Na Master, Almir Salazar deu o recado e venceu. Adolfo Jordão, do Rio de Janeiro, foi o vice, seguido do John Wolthers e do Bruzzi. No final do dia houve o sorteio de uma prancha da Rip Wave.

As programações continuam no 1º Santos Surf Festival, que vai até o dia 27 de janeiro. No domingo, dia 23, outras provas estarão acontecendo. Às 10h haverá competição entre os surfistas que fizeram a história do esporte, na categoria Legend. Depois será a vez dos surfistas da OAB, e também uma disputa entre os que trabalham na industrialização de produtos do surf.

Todos os dias, no Quebra-Mar, haverá um sorteio de uma prancha sempre às 18h, no Museu do Surf. E nos cines Roxy e Indaiá estarão passando filmes de surf, na seção das 13h45. Em cartaz está o premiado Fábio Fabuloso. Para assistir, basta retirar gratuitamente o ingresso nas lojas Hot Water, Surf Store, Hawaii Surf Point e Sthill.

O 1º Santos Surf Festival conta com o patrocínio cultural da Prefeitura Municipal de Santos, através da Secretaria de Comunicação, "Santos + qualidade de vida", e Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. A primeira etapa do circuito brasileiro profissional de longboard tem a apresentação da VI Fiberglass e Foam. Colaboradores: Sthill, Hot Water, Surf Store, Hawaii Surf Point, Rip Wave, Silver Surf, Zampol, Classic Longboard.

Resultados do 1º Santos Surf Festival

Categoria Profissional
1º Danilo Mulinha (Guarujá - SP)
2º Picuruta Salazar (Santos - SP)
3º Jeremias da Silva (Saquarema - RJ)
3º Paulo Kid (Guarujá - SP)
5º Carlos Bahia (São Sebastião - SP)
5º Augusto Saldanha (Niterói - RJ)
5º Amaro Matos (Guarujá - SP)
5º Roger Barros (Rio de Janeiro - RJ)

Categoria Júnior
1º Luis Henrique (Guarujá - SP)
2º Alexandre Wolthers (Santos - SP)
3º Roger Barros (Rio de Janeiro - RJ)
4º Vinicius Nunes (Rio de Janeiro - RJ)

Categoria Master
1º Almir Salazar (Santos - SP)
2º Adolfo Jordão (Angra do Reis - RJ)
3º John Wolthers (Santos - SP)
4º Bruzzi (Ubatuba - SP)

Categoria Feminina
1º Rita Helena
2º Márcia Portes
3º Joana Stipp
4º Marcela Duarte

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "SURFE"Índice das publicações sobre "SURFE"
02/06/2017 - 08h50 Surfista se prepara para competições nacionais
26/11/2015 - 12h09 Maresias recebe o VII Black BeltChallenge de Surf
12/11/2015 - 10h04 Pâmella Mel estreia no Circuito Brasileiro
08/02/2014 - 07h12 3ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
29/01/2014 - 10h02 Pâmella Mel, 8, uma surfista prodígio
12/01/2014 - 10h01 2ª etapa do Encontro Paulista de Escolas de Surf
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.