21/08/2025  09h46
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Geral
30/03/2012 - 06h00
Ilumine sua casa com a facilidade do retrofit
Cláudia Capello Antonelli
 

Termo bastante conhecido dos profissionais de arquitetura e decoração, retrofit é uma palavra em inglês que não possui tradução ao pé da letra para o nosso idioma e nem é familiar para a maioria das pessoas. Seu significado, contudo, segue o conceito de atualização e modernidade, sendo de grande importância para a iluminação residencial.

Um produto com a característica retrofit é capaz de ser instalado em estruturas feitas para tecnologias anteriores sem a necessidade de reformas. Sendo assim, é possível renovar um projeto sem investir recursos financeiros para a adequação radical do ambiente. Imagine, por exemplo, trocar todas as lâmpadas incandescentes da sua casa por novas, baseadas em LED, sem alterar nenhum dos soquetes. Outro cenário é a substituição imediata de fluorescentes tubulares ultrapassadas por modelos mais recentes, altamente eficientes do ponto de vista energético. Vale ressaltar que, quando desenvolvemos soluções flexíveis do ponto de vista do retrofit, ganhamos tempo na hora da manutenção.

No caso das lâmpadas, por exemplo, essa forma de pensar está cada vez mais evidente inclusive no processo de criação de produtos. Isso porque o mais importante é oferecer aos consumidores a possibilidade de estarem sempre em dia com o que há de mais novo no mercado da forma mais econômica e rápida possível. Para conseguirmos alcançar esse objetivo, voltamos nossa atenção para pontos que vão além da finalidade do dispositivo, com destaque maior para o casamento entre design e funcionalidade técnica. Afinal de contas, é preciso elaborar saídas novas a partir de um ponto de saída antigo.

Retrofit-se!

Além da estética, é possível poupar quantidades consideráveis de dinheiro pela simples troca de um produto. Na sua casa, especificamente, o consumo de energia elétrica para iluminação artificial pode ser diminuído em mais de 80%. Sendo assim, faça um check-list de todas as tecnologias existentes hoje em sua residência e, depois, uma pesquisa de preço para levantar quais seriam os investimentos necessários para uma renovação completa.

Leve em conta a eficiência dos novos produtos para entender qual será o intervalo de tempo necessário para que se dê o payback (retorno financeiro dos aportes realizados). Essa não é uma prática muito comum, mas altamente importante para situações em que o bem adquirido tem o papel de gerar gastos conforme se dá o seu uso. Por último, vale lembrar a importância de estarmos sempre antenados às últimas novidades, já vivemos um período de saltos tecnológicos que deixam o futuro cada vez mais próximo de nossas mãos.


Nota do Editor: Cláudia Capello Antonelli é formada em Arquitetura e Urbanismo com especialização em Marketing e é gerente de Produto da OSRAM (www.osram.com.br).

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "GERAL"Índice das publicações sobre "GERAL"
31/12/2022 - 07h26 Aviso da revista eletrônica O Guaruçá
26/12/2022 - 07h43 Pais são obrigados a vacinar crianças?
25/12/2022 - 06h43 Então é Natal! E o que você fez?
16/12/2022 - 05h31 Poupatempo Digital oferece serviços da Jucesp
02/12/2022 - 06h43 Museu do Ipiranga prorroga gratuidade de ingressos
28/11/2022 - 06h19 Seguro é planejamento
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.