14/09/2025  23h48
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Geral
01/02/2005 - 04h55
Termina o 5º Fórum Social Mundial
Gabriela Guerreiro e Bruno Bocchini - ABr
 

O 5º Fórum Social Mundial (FSM) terminou oficialmente ontem (31/01) com a apresentação de 352 sugestões feitas por organizações e participantes que, cada uma à sua maneira, expuseram suas idéias em um mural de propostas que reúne as conclusões surgidas ao longo dos seis dias de debates em Porto Alegre. A cerimônia de encerramento do Fórum, realizada às margens do rio Guaíba, manteve a pluralidade de povos, raças e línguas presentes na capital gaúcha desde a última quarta-feira.

O mural foi dividido em onze partes, de acordo com os temas apresentados em cada um dos espaços temáticos do Fórum. As sugestões são as mais diversas: desde a criação de grupos de trabalho para discutir o direito das mulheres, como a proposta para o exercício diário e individual da luta pelo fim das desigualdades.

A funcionária da Petrobrás Suzana Sattamini foi uma das últimas a colocar sua proposta. Ela sugeriu a implementação pela empresa de ação que promova educação ambiental participativa, baseada no método de Paulo Freyre. "O José Saramago tirou a palavra utopia do dicionário durante uma palestra no Fórum. Disse que o momento é agora, quando temos que realizar, a despeito de qualquer outra atitude, como cidadãos ou se pertencemos a uma empresa ou não. Espero que muitos saiam daqui com ações a realizar", disse Suzana.

Além do mural de propostas, foram realizados cinco shows artísticos na cerimônia de encerramento representando os cinco continentes. Cada grupo resumiu em apresentações de música e dança as principais lutas mundiais, como a paz no Iraque, a libertação da Palestina, e o combate ao vírus HIV na África. A bandeira das bandeiras, criada no 3º Fórum, foi apresentada formalmente aos participantes. A cada ano, a grande bandeira integrada por outras de movimentos sociais presentes no FSM ganha novos adeptos, e já chega a mais de 20 metros.

Ontem à noite, o "Mapa Humano da África" abriu as cerimônias de encerramento do Fórum Social Mundial. Uma performance conjunta de diversos grupos afro-brasileiros e indígenas construiu um mapa humano da África como uma representação da solidariedade entre os povos - que marcou a transferência do Fórum do Brasil para a África em 2007. Participantes dos grupos M’afrika, de Uganda, Bumba Meu Boi, os Tambores pela Paz, Congada-Moçambique, Afro-Tche, jogos do Teatro de Farra, o coral do Centro de Cultura Negra de Porto Alegre e rodas comunitárias de capoeira compuseram o mapa.

No ano que vem, o Fórum será realizado simultaneamente em várias localidades do mundo. Por enquanto, a Venezuela e o Marrocos já apresentaram a disposição em sediar o evento. Em 2007, a sede do fórum já está confirmada para um país africano.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "GERAL"Índice das publicações sobre "GERAL"
31/12/2022 - 07h26 Aviso da revista eletrônica O Guaruçá
26/12/2022 - 07h43 Pais são obrigados a vacinar crianças?
25/12/2022 - 06h43 Então é Natal! E o que você fez?
16/12/2022 - 05h31 Poupatempo Digital oferece serviços da Jucesp
02/12/2022 - 06h43 Museu do Ipiranga prorroga gratuidade de ingressos
28/11/2022 - 06h19 Seguro é planejamento
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.