20/08/2025  21h59
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Informática e Internet
22/06/2012 - 10h04
Dicas de como se proteger nas redes sociais
 
 

Tuitar, curtir, seguir, compartilhar, fazer check-in, adicionar foto e tantas outras ações viraram rotina na vida da maioria das pessoas que acessam a internet. Em casa, no trabalho ou em qualquer lugar que estejam, pelo celular ou tablet, os usuários de redes sociais se expõem cada vez mais na web.

Especialista em Direito Digital, o advogado Rafael Fernandes Maciel alerta que esse excesso de exposição pode causar problemas. A velocidade com que as informações circulam na web, a falta de controle no percurso dos dados e o registro de eventuais deslizes são alguns desses contratempos.

“Um comentário mal interpretado, feito presencialmente, tende a ficar restrito a um pequeno número de pessoas e pode ser esclarecido ou negado a um terceiro que não participou da conversa inicial. Mas, no meio virtual, essa possibilidade é praticamente eliminada. O que se escreve fica registrado, a pessoa acaba gerando provas contra si”, afirma Rafael Maciel.

Além das mensagens, nas redes sociais também podem ser espalhadas fotos, vídeos e documentos de maneira muito fácil, causando transtornos na vida pessoal e profissional.

“As pessoas não foram educadas para o meio digital. Nossos pais não nos explicaram sobre esses perigos, justamente porque esse meio para eles também era estranho. É preciso entender que a proteção deve ser além de recursos tecnológicos. Ela passa necessariamente por uma boa orientação dos usuários”, esclarece o especialista, que mantém um blog (www.direitonaeradasredes.com) para debater o assunto.

Veja outros alertas do advogado Rafael Maciel para usuários de redes sociais e internet em geral:

- Cuidado com o enorme número de “amigos” nas redes sociais;

- Defina os graus de amizade e privacidade das informações;

- Evite a divulgação de vídeos comprometedores na web, mesmo que inicialmente sejam para facilitar a visualização de uma determinada pessoa, pois um erro na configuração de privacidade pode ser fatal;

- Use senhas variadas para diversos serviços;

- Crie pastas criptografadas no computador pessoal ou serviços de nuvem, evitando o acesso eventual por um técnico de informática.

- No caso de armazenamento na nuvem, seja por redes sociais ou mesmo por serviços de arquivo simples, tenha domínio da tecnologia empregada e conheça os termos de uso do prestador de serviço, para não ser surpreendido com alguma “armadilha” e ver exposta sua privacidade e seus dados pessoais.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "INFORMÁTICA E INTERNET"Índice das publicações sobre "INFORMÁTICA E INTERNET"
26/01/2022 - 05h47 Agência Brasil explica o que são cookies
20/04/2021 - 06h28 Cyber segurança e os dados
11/02/2021 - 06h10 Dia da Internet Segura
03/08/2020 - 07h40 Brasil, o país do podcast
02/08/2020 - 06h25 Como evitar ataques cibernéticos em home office
27/06/2020 - 06h53 Como evitar ataques cibernéticos em home office
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.