20/08/2025  15h16
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Educação
06/08/2012 - 12h04
Como lidar com a recuperação escolar?
 
 

Muitas vezes, pais e alunos enfrentam a recuperação escolar como uma situação de preocupação e um sinal de fracasso do estudante. No entanto, o período pode ser considerado uma oportunidade de recuperar o conteúdo perdido, reforçar o aprendizado e reverter os resultados negativos. “Podemos relacionar as notas vermelhas à falta de atenção, excesso de faltas em sala de aula, lições de casa não feitas - que fazem com que o aluno não reforce o aprendizado fora da sala de aula -, falta de planejamento nos estudos ou à própria dificuldade que o aluno possa ter em determinada matéria”, fala o mestre e psicólogo Fernando Elias José, especialista na preparação emocional de estudantes.

O estudante que está em recuperação, obviamente não conseguiu absorver o conteúdo necessário ou teve dificuldades em colocá-lo em prática. Portanto, é importante que os pais procurem auxiliar este jovem, tentando entender as suas necessidades pessoais. “Recomendo sempre que este problema seja inicialmente trabalhado em casa. Os pais devem entender a situação e perguntar diretamente aos seus filhos como podem ajudar nesse momento. Nada melhor do que acertar “com os pés no chão” como as coisas irão acontecer ao longo do ano, a fim de obter os resultados esperados e não gerar frustrações futuras”, explica o psicólogo.
Mas para que o período de recuperação seja enfrentado com sucesso, junto ao apoio pedagógico e a participação ativa dos pais, o aluno também precisa mostrar-se interessado em aprender e a tirar suas dúvidas. “Ao perceber que não está conseguindo acompanhar a matéria, o aluno deve estabelecer uma rotina de estudos, evitando que o conteúdo acumule e procurando reverter os resultados negativos”, aconselha Fernando Elias.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "EDUCAÇÃO"Índice das publicações sobre "EDUCAÇÃO"
30/12/2022 - 05h38 Férias escolares
12/12/2022 - 05h34 Quadrinhos, charges, poemas
09/12/2022 - 05h30 Cinco erros ao ensinar finanças aos filhos
07/12/2022 - 06h06 Alfabetização com letra de forma
23/11/2022 - 05h38 Museu reúne arte, ciência e tecnologia em Brasília
18/11/2022 - 05h57 Conheça as etapas de preparação para o Enem
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.