20/08/2025  09h40
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Agricultura e Pecuária
02/09/2012 - 18h02
Onde atuar para aumentar a produtividade agrícola?
Claudio A. Spadotto
 

Sabemos da demanda por aumento da produção agrícola, sem incorporar novas áreas. Portanto, é necessário elevar a produtividade. Mas, onde atuar prioritariamente?

Numa primeira aproximação, se considerarmos a produção total agregada de grãos, temos que as maiores produtividades ocorrem em 8 microrregiões, sendo 3 no Mato Grosso e 1 em cada um dos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Bahia, Paraná e Rio Grande do Sul. Cada microrregião tem cerca de 10 municípios.

Por outro lado, temos que 29 microrregiões têm grandes áreas de produção de grãos, não necessariamente em grandes propriedades, e apresentam baixa produtividade. Se elevarmos a produtividade desse grupo para o nível médio, o que significa mais que triplicá-la, teremos um aumento de 3,5% na produção total de grãos.

Se, por sua vez, atuarmos prioritariamente nas 62 microrregiões que também têm grandes áreas de produção de grãos (também não necessariamente em grandes propriedades), mas com média produtividade, elevando-a para alta, o que significa aumentá-la em 40-50%, teremos um acréscimo de 10% na produção total de grãos do país.

Os dados aqui rapidamente apresentados são agregados, mas já nos dão um esboço da importância do conhecimento da distribuição espacial da agricultura, base da gestão territorial. Esses cálculos precisam e podem ser feitos e detalhados para cada produto agropecuário e, assim, teremos condições de estabelecer regiões prioritárias de atuação na busca do aumento da produtividade de cada uma delas.

A agricultura é difusa no espaço geográfico e devido à sua distribuição e sua dinâmica, tanto temporal como espacial, a gestão territorial se impõe como instrumento de planejamento, implantação e acompanhamento das políticas públicas e de setores privados do agronegócio. Na agricultura, assim como em outros setores, a gestão territorial requer a capacidade de produzir e interpretar dados, geoestatísticas e mapeamentos, apresentados em estudos, relatórios e sistemas informatizados para o gerenciamento, tendo o espaço geográfico como base e referência.


Nota do Editor: Claudio A. Spadotto, Gerente Geral da Embrapa Gestão Territorial e Diretor do Conselho Científico para Agricultura Sustentável (CCAS).

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "AGRICULTURA E PECUÁRIA"Índice das publicações sobre "AGRICULTURA E PECUÁRIA"
08/08/2019 - 07h48 Como cuidar de sua semente até o plantio?
27/04/2019 - 06h48 Benefícios e a realidade do manejo sustentável
16/02/2019 - 10h56 Abelhas: o agronegócio precisa de polinizadoras
01/01/2019 - 07h00 Uso da água, de novo e sempre
22/12/2018 - 05h44 Um ano turbulento que termina com esperanças
17/07/2018 - 05h32 Os dois desafios da mão de obra no campo
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.